No quarto dia do nosso roteiro de 8 dias pela Cidade do México participamos da tão esperada por nós, Parada do Dia de los Muertos.
Acordamos cedinho e fomos explorar o bairro de San Ángel, cheio de casarões coloniais, feiras de artesanato bares e restaurantes.
Tomamos café da manhã no tradicional restaurante San Ángel Inn, enquanto aguardávamos abrir o El Bazaar Sábado, o mais famoso mercado de artesanato e antiguidades da Cidade do México, com comidinhas e apresentações de Mariachis.
Terminada a visita ao El Bazaar, fomos ao salão onde havíamos reservado previamente hora para fazer nossas maquiagens de Catrin, que levou um pouco mais de 1 hora para ficarem prontas. Valeu demais, né?
No México, os mortos são celebrados em uma grande festa. Inspirados na cena de abertura do filme de James Bond, 007 Contra Spectre, a Cidade do México instituiu, em 2016, em seu calendário oficial, o Desfile do Dia de los Muertos.
Durante 5 horas, com mais de 1 milhão de pessoas, participamos dessa comemoração tão especial.
A concentração foi no Monumento do Anjo da Independência, percorrendo a avenida Paseo de la Reforma até o Zócalo, onde teve uma grande festa pós desfile.
As fotos da grandiosidade do evento dirão mais que quaisquer relatos. Foi como estar num enorme desfile de escola de samba! Inesquecível!
Foi uma experiência sem igual participar dessa festa tão linda e animada. Recomendamos a todos que vivam essa celebração! Programem-se para conhecer aquela incrível cidade e aproveitem a festa dos mortos!
Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário para a gente e conte como foi sua experiência em Ser Turista na Cidade do México.
Acompanhe a nossa viagem nos links abaixo:
Roteiro Cidade do México 8 dias – Dia 1
Roteiro Cidade do México 8 dias – Dia 2
Roteiro Cidade do México 8 dias – Dia 3
Roteiro Cidade do México 8 dias – Dia 5
Roteiro Cidade do México 8 dias – Dia 6
Roteiro Cidade do México 8 dias – Dia 7
Roteiro Cidade do México 8 dias – Dia 8
2 Comentários
Oi gente,
adorei ler a programação de vocês pois vou esse ano mais ou menos na mesma época.
Vocês foram na Parada mas ela foi no sábado anterior ao feriado né?
Vocês chegaram a participar do resto das celebrações de los muertos do dia 31 ao dia 2?
Têm alguma dica?
parabéns pelos posts 🙂
Olá, Tiana! Tudo bem com vc? Obrigado por sua participação. Sim, a gente se programou para experimentar as festividades do Dia de los Muertos. A parada aconteceu pela primeira vez justamente ano passado quando estivemos lá. Foi tudo muito organizado e bem preparado. Acreditamos que a festa só irá crescer! A cidade fica toda enfeitada e e com um local aprendemos um pouco como é o ritual, o uso das flores, das comidas e objetos e porque os mortos são celebrados por mais de um dia! Em resumo, as flores são para perfumarem a chegada dos mortos, eliminando odores trazidos do além. Água e espelho para se limpar e ver como estão. No altar, objetos, fotos e as comidas preferidas dos mortos! Em um dia, celebra-se a vinda das crianças. No outro, dos adultos. No dia 2 propriamente dito, a festa é no cemitério, para a despedida até o próximo ano. Tirando a grande celebração no cemitério, tivemos a impressão de ser uma festa familiar. Não chegamos a ir ao cemitério. Por toda a cidade há altares onde podemos viver a experiência publicamente, principalmente nas igrejas. Passamos esse dia em uma festa de Halloween que aconteceu no Parque Six Flags! Conte com a gente se pudermos ajudar em alguma coisa na sua viagem. Temos certeza de que você terá uma excelente experiência de Ser Turista na Cidade do México como nós tivemos. Aguardaremos ansiosamente suas dicas! Boa viagem!