Visitamos Córdoba, a “Cidade das Três Culturas”, onde viveram cristãos, muçulmanos e judeus, numa cidade repleta de história, arquitetura e gastronomia.

Compramos o nosso bilhete de trem Renfe para 08:50, aqui, que nos levou da estação Sevilha Santa Justa até a estação Córdoba onde desembarcamos às 09:33.

Iniciamos nosso passeio na Porta de Almodóvar, do Século XIV e a mais famosa das 3 portas que davam acesso à cidade, onde vimos a estátua do Sêneca, filósofo romano que nasceu em Córdoba quando o mundo todo ainda era Roma.

Fomos visitar as Caballerizas Reales, local onde o rei guardava seus cavalos, um passeio gratuito, mas que estava fechado para manutenção.

Seguimos, então, para o Alcázar de los Reyes Cristianos, o palácio fortificado que já foi residência dos Califas de Córdoba e, posteriormente, dos Reis Católicos. Subimos até suas torres para observar o visual ao redor e passeamos pelos jardins e fontes.

Margeando o rio Guadalquivir, fomos ver o Molino de la Albolafia, um moinho hidráulico que já teve a função de irrigar os jardins e plantações do alcázar e que foi desativado em 1492 a mando da Rainha Isabel, a Católica, por não suportar o seu barulho.

Molino de la Albolafia

Atravessamos a Puente Romano, construída no Século I a.C., já reconstruída diversas vezes, mas sempre mantendo suas características originais e foi a única ponte da cidade até 2008. No centro da ponte está o Monumento de San Rafael, o Santo Padroeiro de Córdoba. No Século XVII, uma epidemia assolou a cidade. Segundo os cordobeses, foi graças à intervenção milagrosa do Arcanjo São Rafael que a peste acabou.

Visitamos a Torre Calahorra, construída como porta de proteção da cidade e sua aparência atual é do Século XIV. O nome Calahorra vem do árabe qalát al-hurriya que significa fortaleza livre, onde hoje funciona o Museu das Três Culturas. Traz uma viagem pela história e cultura da Andaluzia através da ciência, música e personagens da época.

Torre Calahorra

No outro extremo está a Puerta da Ponte, o Arco do Triunfo romano, que integrava a muralha na entrada da cidade.

Puerta da Ponte

Seguimos, então para a principal atração da cidade, a Mezquita-Catedral de Córdoba. É uma mesquita do Século X, que se transformou em uma Catedral Católica no Século XII. É um dos monumentos mais impressionantes do mundo, com 23.400 metros quadrados de área e mais de 1300 colunas e arcos. No Século XV, 3 pátios ad mesquita foram usados para construir um verdadeiro templo católico tradicional no seu interior.

Continuamos o passeio na Calleja de las Flores, uma das ruas mais famosas e sem saída que tem uma pequena praça no final. Os vasos que adornam as paredes dos prédios dos dois lados da ruela foram colocados na década de 50 quando a rua começou a se tornar um ícone da cidade.

Fomos ver as ruínas do Templo Romano, que pertenciam ao foro provincial da Colonia Patricia, redescoberto apenas na década de cinquenta com a expansão da cidade.

Templo Romano

Demos uma volta no Barrio de Alcázar Viejo para apreciar a tradicional arquitetura moura e seus maravilhosos detalhes.

Finalizado o passeio, seguimos para a estação Córdoba onde pegamos o trem de volta para Sevilha.

 

Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário ou nos envie um e-mail contando como foi sua experiência de Ser Turista em Córdoba.

 

Vai para Córdoba?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

12 Comentários

  1. Deve ser incrível essa cidade! As fotos estão lindas e o seu relato me encheu de vontade de conhecê-la! Obrigada pelas informações. Beijos

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Rafaella, Córdoba é uma cidade incrível. Tão cheia de história com tanta cultura e beleza, que deixou uma vontade enorme de ter ficado mais. Recomendo fortemente a viagem. Certeza de que irá ficar apaixonada! Grande beijo!

  2. Que legal esse roteiro e ótimo saber do trem que utilizaram para chegar, geralmente eu viajo sem carro logo essa informação é importantíssima. Você achou a cidade muito cara?

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Olá, Juliana, fico muito feliz em saber que gostou do roteiro. Córdoba é uma cidade incrível e vale muito a pena conhecer.
      A malha ferroviária da Espanha, a Renfe, é excelente, conectando as cidades com trens normais e de alta velocidade. Se comprar os bilhetes de trem, com antecedência média de 90 dias, ainda se tem um ótimo desconto nas tarifas.
      A Espanha, em geral, é um destino europeu relativamente barato: come-se muito bem nos menus do dia ( uma média de 10 euros para bebida, entrada, prato principal e sobremesa) e as atrações tem preços justos! Córdoba não foge à regra!
      Grande beijo!

  3. Que riqueza de post! Nunca pensei em visitar Cordoba mas depois deste relato e tantas coisas boas a se ver na cidade, ela sera adicionada ao meu futuro roteiro pela Espanha!
    Parabéns! Amei as fotos

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Paula, obrigado pelo comentário!
      Córdoba é daquelas cidades que deixam a gente apaixonado.
      Fizemos um bate-volta de Sevilha e foi perfeito.
      Nós ficamos apaixonados pela Andaluzia e Córdoba é imperdível!
      Quando você for conhecer, compartilhe sua experiência aqui com a gente!
      Grande beijo!

  4. Leonardo Signorelli Responder

    As vantagens da Europa é que podemos visitar de trem, outras cidades próximas a sua cidade base. Muito bom saber que podemos visitar Córdoba a partir de Sevilha. Sempre pensei em ir em Sevilha, agora colocarei Córdoba também no roteiro. Parabéns pelo Post 🙂

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Tenho certeza, Leonardo, que você ficará encantado com essa viagem. Tanto Sevilha quanto Córdoba são cidades incríveis, repletas de história e beleza. A região da Andaluzia é uma caixinha de surpresas. Atravessamos o sul da Espanha de Cádiz até Granada e foi uma experiência emocionante. Logo eu posto essa aventura.
      Grande abraço!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Córdoba é um destino que vale muito a pena, Fabiana. Fico feliz em saber que gostou do post. Foi uma viagem bem especial. Amei conhecer Córdoba.
      Quando tiver a oportunidade de viajar para lá, compartilhe sua experiência conosco!
      Grande beijo!

  5. Adorei o roteiro, bem explicadinho. Fiquei só com uma dúvida: você acha que um dia basta mesmo ou gostaria de ter ficado mais um ou alguns?

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Vanessa, fico feliz em saber que gostou do post.
      Córdoba é uma cidade incrível.
      Muita gente vai até Córdoba apenas para ver a famosa, e impressionante, Mezquita-Catedral.
      Eu acho que dedicar um dia inteiro à cidade vale muito a pena.
      O Centro Histórico é relativamente pequeno e as atrações estão muito próximas uma das outras.
      Dependendo do roteiro traçado, valeria sim pernoitar na cidade para aproveitar um pouco mais.
      Em um dia, conseguimos visitar todas as atrações. Foi suficiente e muito satisfatório.
      Grande beijo.

Deixe um Comentário