Estocolmo é conhecida como a “Veneza do Norte” por estar situada em um arquipélago formado por 14 ilhas e 53 pontes no encontro do Lago Mälaren com o Mar Báltico.

ESTOCOLMO

Estocolmo, a capital da Suécia, é considerada por muitos especialistas como a mais bonita capital europeia. Está em um arquipélago formado por 14 ilhas interligadas por inúmeras pontes e sua contrastante arquitetura ora medieval, ora de vanguarda, nos agradou muito.

COMO CHEGAMOS

Chegamos no aeroporto Arlanda, distante 42 Km de Estocolmo. A melhor maneira de ir para a cidade é utilizando o  trem de alta velocidade Arlanda Express, que leva até a estação central de onde é possível se locomover facilmente para qualquer parte.

STOCKHOLM PASS

Como gostamos de conhecer o maior número possível de museus e atrações nas cidades que visitamos, sempre fazemos uso dos cartões turísticos. Em Estocolmo, utilizamos o Stockholm Pass,  com mais de 60 atrações e museus inclusos, além de passeios de barco e de ônibus, que nos permitiu uma experiência completa com bastante economia.

O HOTEL

Nossa escolha em Estocolmo foi o Loginn Hotel, um hotel instalado em um elegante navio atracado no cais de Söder Mälarstrand, no centro de Estocolmo. Foi a melhor opção custo-benefício que encontramos e oferece uma vista privilegiada da Baía de Riddarfjärden e do belíssimo centro histórico.

Você pode ver o post de como foi nossa hospedagem no Loginn Hotel, aqui.

O ROTEIRO

DIA 1

Fazia um frio de -6º C com direito a floquinhos de neve caindo e uma ventania que adentrava as tramas dos casacos.

Parafraseando o “quem está na chuva é para se molhar”, fomos virar picolé no frio fazendo um incrível passeio de Segway com a Ourway Tours in Stockholm, onde visitamos as principais atrações da cidade e tivemos uma verdadeira aula de história, com direito até a competição de Segway, que eu ganhei, claro!

Our Way Tours - Stockholm

Depois, visitamos o Nordiska museet, o museu nórdico, fundado no início do século XIX pelo rei Artur Hazeliusque retrata a cultura do povo sueco, artes, vestimentas, jóias, trabalhos, móveis e gastronomia! O museu é enorme e sua arquitetura é similar a um castelo. Em uma das instalações é possível experimentar a aurora boreal.

Seguimos para o Vasamuseet, o incrível museu erguido em volta do barco Vasa e que conta a sua história. O Vasa foi construído como uma joia da força naval sueca em 1628. Mas, assim que saiu do porto, naufragou com apenas 20 minutos de navegação, percorrendo apenas 1,3 Km. Permaneceu no fundo do mar por 333 anos até que, em 1961, o navio foi encontrado imerso no lodo no fundo do porto que conservou relativamente intacta sua estrutura. Após o  minucioso processo de restauro, foi transformado no museu mais visitado da Escandinávia.

Logo ao lado estava o Spritmuseum, o museu da bebida alcoólica que ensina, por meio dos 5 sentidos, um pouco sobre as tradições e a cultura da bebida alcoólica na Suécia. Há um espaço para degustação de vinho, whisky, vodka e outras bebidas.

Apreciamos a rica fachada do Riksdagshuset, o Parlamento Sueco, construído em estilo neo-barroco clássico em 1905.

Riksdagshuset

Andando pelas ruas de Estocolmo, passamos em frente ao Medelhavsmuseet, o museu etnográfico de Estocolmo, com coleções de objetos antigos da área do Mediterrâneo e do Oriente Próximo. Ficamos surpresos com a riqueza do acervo egípcio e com o fato de ser um museu gratuito. Imperdível!

Seguimos para a Stadshuset, a Prefeitura de Estocolmo, o lugar mais fotografado da cidade e onde acontece todo dia 10 de dezembro o banquete de entrega do Prêmio Nobel. O edifício foi construído em 1923 com mais de 8 milhões de tijolos vermelhos aparentes. Quando visitamos a torre estava fechada e não havia visita guiada disponível.

Visitamos o Historiska Museet, o Museu Histórico de Estocolmo, fundado em 1934 que tem a responsabilidade institucional de cobrir a arqueologia e a história cultural da Suécia, com foco na Pré-história, Era Viking e Idade Média do país. 

Finalizamos o dia Visitando o Fotografiska, o Museu da fotografia, um incrível centro de fotos contemporâneas, bistrô, sala de conferência, lojinha e espaço para eventos. Os restaurantes localizados no topo do museu tem uma das vistas mais lindas da cidade, com a paisagem de prédios antigos a beira-mar.

DIA 2

Começamos o dia na Gamla Stan, o Centro Velho de Estocolmo.  Foi o primeiro local fundado no país, em 1252, é o ponto de maior relevância histórica da cidade. Suas ruas carregam características medievais, tanto no pavimento de pedras, quanto nos becos curtos e muitas vezes super estreitos.

A Stortorget é a praça mais famosa de Gamla Stan, onde fica o Museu Nobel, muitos bares e restaurantes. Há várias opções de culinária sueca e européia, além de cafés, lojas e um cenário lindo de prédios coloridos.

O NobelMuseet é um museu dedicado ao Prêmio Nobel e aos galardoados com essa distinção. Foi fundado em 2001 e está situado no edifício da Bolsa de Estocolmo. É uma visita rápida e tem um charmoso café no interior e uma lojinha.

Fomos ver a curiosa Mårten Trotzigs gränd, a rua mais estreita de Estocolmo, onde a largura de seus 36 degraus se afunila para meros 90 centímetros.

Seguimos para a Storkyrkan, a Catedral de Estocolmo dedicada a São Nicolau, que é o exemplo maior da arquitetura gótica sueca. É a igreja mais antiga da cidade, sendo mencionada a primeira vez em 1279.  Entre os seus tesouros mais famosos estão a estátua de madeira de São Jorge e o Dragão, atribuída a Bernt Notke e o altar principal, conhecido como “Altar de Prata” feito em madeira ebanizada, com relevos esculpidos em prata, representando a Última Ceia. Nos lados do altar de prata existem uma escultura de São Nicolau e outra de São Pedro.

Finalizamos o dia no Stockholms slott, o  Palácio Real de Estocolmo, residência oficial da família real e cenário para a maioria das recepções oficiais. Os seus 7 andares abrigam escritórios dos membros da realeza, aposentos particulares, apartamentos para hóspedes, espaços para festividades e museus. Visitamos os Apartamentos Reais, que são quartos coletivamente usados para realização de eventos reais e recepções; o Tre Kronor Museum, um museu subterrâneo que conta a história da origem do palácio como um forte; o Tesouro, onde estão expostas diversas jóias e coroas da família real. O Museu de Antiguidades do Rei Gustav III, com várias obras adquiridas da Itália e de outros países europeus e a Capela Real estavam fechados quando visitamos.

 

Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário ou nos envie um e-mail contando como foi sua experiência de Ser Turista em Estocolmo.

 

O Stockholm Pass e a Ourway Tours in Stockholm foram nossos parceiros em Estocolmo e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

 

 

Vai para Estocolmo? 
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

18 Comentários

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Foi inesquecível mesmo, Alisson. Até o sorvete de graça!
      Super beijo!

  1. To encantada com esses museus, e adorei STOCKHOLM PASS você paga uma vez e garante todos os passeios. O dia que eu for vou comprar.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu sempre aproveito os cartões turísticos, Cintia. Eu que amo visitar os museus e atrações, sempre faço uma ótima economia.
      Super beijo.

    • Post super completo! Esse trem parece ser um luxo! E quanta cultura e história ! Adorei!

      • Lúcio Costa Júnior Responder

        Adorei conhecer Estocolmo, Flávia. Uma cidade incrível e cheia de atrações.
        Super beijo.

  2. Olá Lúcio,
    Que roteiro sensacional! Gostei de ver como a cidade é prática e que dá para visitar várias atrações no mesmo dia!
    Adoro saber sobre as histórias nórdicas principalmente dos vikings, eu ia amar estes museus.
    Eu não sabia que Estocolmo é considerada a mais bonita capital europeia, com certeza quero visitá-la.
    Obrigada por compartilhar este roteiro conosco!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu morri de amores por Estocolmo. Realmente, é uma cidade linda e tenho certeza de que vai amar conhecer, Aline.
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Certeza de que vai amar, Gabi. Foi uma viagem incrível.
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Fico muito feliz em saber, Sabrina. Obrigado por acompanhar!
      Super beijo.

  3. Já tô aqui pesquisando mais sobre Estocolmo tamanho interesse que deu roteiro me despertou. kkkkk. Demais!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Recomendo muito o destino, Isabel. Foi uma viagem maravilhosa.
      Super beijo.

  4. Com essas dicas dá pra aproveitar bem Estocolmo em apenas dois dias. Bem completo o post, parabéns! Adorei o hotel no navio!!! rsrsrs

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Deu pra aproveitar muito Estocolmo nesses dois dias, Laura. Foi uma experiência incrível.
      Super beijo.

  5. Mariana Ribeiro Responder

    Adorei as dicas! Pelas fotos não é a toa que a cidade é conhecida mesmo como a capital mais bonita da Europa. Título mais que merecido.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Estocolmo é uma cidade linda, Mariana. Adorei conhecer a cidade. Nem o frio que fazia tirou o encanto.
      Super beijo.

Deixe um Comentário