Aos pés do morro Monserrate, a 2640 metros de altitude, está Bogotá, uma das mais interessantes metrópoles latino-americanas.

 

Bogotá, a capital e a maior cidade da Colômbia, foi fundada em 1538 e é uma cidade multicultural onde se misturam construções modernas e as que remetem ao seu passado colonial, e um mar verde formado pela Cordilheira dos Andes colore a vibrante cidade com diversos pontos turísticos e uma vida noturna agitada.

Monserrate

COMO CHEGAMOS

Chegamos em Bogotá no Aeroporto Eldorado, distante 15 Km da cidade, em um vôo da VivaColombia às 13:00 horas.

A forma mais fácil de ir até a cidade é através do Transmilênio, um ônibus que anda apenas por corredores, tão eficiente quanto metrô, que evita o caótico transito da cidade, numa viagem de aproximadamente 40 minutos, e que parava na porta do nosso hotel.

Se você desejar algo mais confortável, há uma enorme oferta de táxis na porta do aeroporto, mas como não existe taxímetro, é preciso negociar o valor e a viagem. Os hotéis, geralmente, também oferecem um serviço de transfer.

O ROTEIRO

DIA 1

Andrés Carne de Rés

Como chegamos no hotel já no começo da tarde, fomos direto almoçar no famoso O Andrés Carne de Rés é o bar mais cool de Bogotá! Está distribuído em quatro andares divididos por: céu, inferno, terra e purgatório, com decoração bem kitsch, e uma enorme variedade de drinques e pratos.

Nossa escolha foi o delicioso “En vino Ajisoso”, um Filé assado a la parrilla com chimichurri e redução de vinho e pimentões grelhados, companhado de tomate assado e recheado com purê de batatas. Pedimos para beber a viciante limonada de coco e um suco de coroso.

Bem ao lado do Andrés Carne de Rés estão os shoppings El Retiro Shopping Center e Centro Comercial Andino .

Cerro Monserrate

Chamamos um Uber e fomos conhecer o Cerro Monserrate, o ponto mais alto da capital colombiana. Além de ser um excelente mirante, o lugar é também ponto de peregrinação. O acesso até lá é feito por teleférico ou pelo funicular. Do alto da montanha é possível ter uma vista privilegiada da capital colombiana a 3.152 metros de altitude. Além da igreja, há dois restaurantes em casarões de estilo clássico. A vista é realmente espetacular!

Santuario del Señor Caído de Monserrate

O Santuario del Señor Caído de Monserrate é uma basílica que foi erguida no ano de 1640 coroando o Cerro Monserrate e que é visto de toda a cidade, em razão da crença do povo muisca de que o topo da montanha era um lugar sagrado, o que também era associado aos costumes cristãos de se erguer igrejas acima do povo. O caminho até o santuário é ladeado por cenas da Paixão de Cristo e muito verde.

DIA 2

Começamos o dia fazendo o walktour “el Tour de Candelaria”, da empresa BogotaPass, que você pode ver como foi em detalhes, aqui, onde vimos as principais atrações de Bogotá que estão concentradas no bairro da Candelária, o Centro Histórico da cidade, com suas casas antigas que remontam à época da colonização espanhola.

Chorro Quevedo

Nossa primeira parada foi na interessante Chorro Quevedouma pequena praça cercada por ruas estreitas com casinhas coloniais e muros grafitados, repleta de lojas de artesanatos, restaurantes, bares e cafés.

É um dos locais mais históricos da Colômbia onde, em 1538, Gonzalo Jiménez de Quesada fixou o seu assentamento militar.

Iglesia de Nuestra Señora de la Candelaria

A próxima parada foi a Iglesia de Nuestra Señora de la Candelaria, construída entre 1686 e 1703, que fazia parte do Convento de La Candelaria. Foi uma das poucas obras arquitetônicas monásticas salvas das demolições ocorridas no início do Século XX, e é uma das igrejas mais importantes de Bogotá. Foi declarada Patrimônio Nacional em 1975. A igreja possui uma ala central e duas laterais e se destaca por abrigar importantes obras de arte religiosa da época colonial.

Museo de Arte del Banco de la Republica

Seguimos para o Museu de Arte del Banco de la Republica, um complexo que abriga os museus Botero, Casa de la Republica, Museo de Arte Miguel Urrutia –  MAMU e Casa de la Moneda, todos com visitação gratuita.

Museo Botero

O Museu Botero homenageia Fernando Botero, um dos artistas mais importantes da Colômbia, nascido em Medellín. São 208 obras doadas pelo artista e distribuídas nas diversas salas dos 2 andares do museu. 123 obras são de sua autoria e 85 de artistas como Picasso, Dalí e Miró.

Botero queria que os colombianos que não pudem viajar para o exterior tivessem acesso ao trabalho de grandes artistas consagrados internacionalmente.

Museo de Arte Miguel Urrutia – MAMU

O Museo de Arte Miguel Urrutia – MAMU é um museu de entrada gratuita que abriga exposições temporárias em suas duas grandes salas localizadas em um moderno edifício branco de linhas retas.

Museo Casa de la Republica

O Museo Casa de la Republica é o lugar perfeito para os amantes da arte moderna, onde encontramos obras de Picasso, Dalí, Man Ray, Monet, bem como de Botero.

Museo Casa de la Moneda

A Casa de la Moneda é um museu em um edifício do Século XVII que tem um acervo de 19 mil itens, e exibe as moedas utilizadas na Colômbia desde o período colonial.

Fundada em 1621, pelo rei Felipe III da Espanha, a antiga Casa da Moeda tem o mérito de ter cunhado as primeiras moedas de ouro da América, no ano de 1622.

Entre o acervo de milhares de itens entre moedas, medalhas, notas, máquinas, mobiliários e elementos de cunhagem e emissão de notas, é possível observar o desenvolvimento do processo de confecção da moeda na Colômbia. 

Teatro Colón

Fomos apreciar a majestosa fachada do Teatro Colón, o Teatro Nacional da Colômbia, inaugurado em 12 de outubro de 1892, para comemorar o 4º centenário do descobrimento das Américas.

Teatro Colón

Plazoleta de Cuervo

A próxima parada foi na Plazoleta de Cuervo, uma praça dedicada ao filólogo Rufino José Cuervo, para vermos a Casa dos Direitos Humanos onde Antonio Nariño publicou a primeira tradução dos Direitos Humanos.

Edifício Nuevo del Congresso

Vimos o Edificio Nuevo del Congresso colombiano, construído em 1979, onde estão instaladas as 7 Comissões Permanentes do Senado e Câmara, além de outras comissões especiais.

Casa de Nariño

Nossa próxima parada foi a Casa de Nariño, a sede do governo da Colômbia e residência oficial do Presidente da República, localizada a poucos metros da Plaza Simón Bolívar. Todas as segundas, quartas, quintas e domingos às 16:30, nas ruas laterais, acontece a cerimônia da troca da guarda. Por uma felicidade do destino, estávamos passando por lá nesse exato momento.

Plaza de Bolívar

Chegamos na famosa Plaza de Bolívar, o local da fundação oficial da cidade de Bogotá, e que é a principal praça da capital colombiana e também de todo o país.

Plaza de Bolívar

É uma praça enorme, que já foi mercado de camponeses, pelourinho, praça de toros e local de fonte pública de água, e hoje abriga o Capitolio Nacional, o Palacio de Justicia, o Palacio Liévano, a Catedral Primada de Colombia e o Colegio Mayor de San Bartolomé.

Memorial Gaitan

Passamos pelo Memorial Gaitan, dedicado a Jorge Gaitan, o político assassinado cruelmente na luta pela democracia do país, em 1948.

Iglesia de San Francisco

Terminamos o passeio visitando a belíssima Iglesia de San Francisco, a igreja mais antiga de Bogotá que foi construída entre 1550 e 1595. Destruída pelos terremotos de 1743 e 1785, teve sua restauração concluída em 1794.

DIA 3

Parque Santander

Começamos o dia no Parque Santander que antes da República era chamado de Parque San Francisco por estar junto ao convento e igreja de mesmo nome. É um dos lugares mais tradicionais da cidade e alguns historiadores defendem ser o lugar da fundação de Bogotá. É a praça onde está o Museo del Oro e o Edificio Avianca que foi o primeiro arranha-céu da Colômbia, com 161 metros de altura e 42 andares, finalizado em 1969.

Museo del Oro

Já estava ansioso para entrar em um dos grandes destaques de Bogotá: o Museo del Oro. O museu foi fundado em 1939 e conta em suas 5 salas de exposições permanentes a história do ouro na Colômbia, desde muito antes dos espanhóis descobrirem a América. O acervo abriga diversos peças e tesouros em ouro das civilizações pré-hispânicas e importantes coleções da metalurgia da era pré-colombiana. Imperdível!

Museo Santa Clara

Seguimos para um museu que nunca tinha ouvido falar, que nos foi indicado pela Bogotá Pass, o Museo Santa Clara. Ele ocupa o espaço do antigo templo do Real Convento de Santa Clara, construído em 1647, e é considerado uma das amostras mais representativas da arquitetura e da decoração barroca dos Séculos XVII e XVIII em Bogotá. Possui, ainda, uma ampla coleção de pinturas e esculturas dos Séculos XVII a XX. Ele é lindíssimo e deveria constar de todos guia de viagem.

Iglesia de San Agustín

Seguimos para a Iglesia de San Agustín que fazia parte do antigo convento da Ordem de San Agustín e foi construído em estilo colonial entre 1642 e 1668. Em fevereiro de 1862, a igreja foi o centro de uma batalha entre as tropas do então presidente, Mariano Ospina Rodríguez e de outro general, Tomás Cipriano de Mosquera, que tentou derrubá-lo do poder. Passou a servir de quartel até 1938 quando foi assinado um decreto para construir em seu lugar o Palacio de los Ministerios. O projeto não logrou por confrontos políticos, o templo de San Agustín foi restaurado entre 1954 e 1963.

Iglesia de San Agustín

MUSA – Museo Arqueológico Casa del Marqués de San Jorge

Visitamos, em seguida, a Casa del Marqués de San Jorge que foi construída no final do século XVII. Seu dono por 48 anos foi Don Jorge Miguel Lozano de Peralta, beneficiado com o título de Marquês de São Jorge em 1787. A casa é uma preciosidade da arquitetura colonial de Santa Fé, com detalhes da expressão pictórica encontrados na restauração de 1994. O museu tem a amostra mais representativa da cerâmica pré-colombiana das diferentes culturas que habitaram o território nacional e uma sala com arte religiosa e doméstica do final do século XVII.

Centro Cultural Gabriel García Marquez

Continuamos o passeio no Centro Cultural Gabriel García Marquez, uma estrutura de tijolo e concreto que se destaca diante das construções coloniais da Candelaria. É um espaço batizado em homenagem à maior estrela literária do país, e conta com uma pracinha circular de arquitetura moderna, uma livraria e um café, além de uma sala de exposições artísticas e um auditório para 324 pessoas.

Iglesia de Nuestra Señora del Carmen

Fomos conhecer a maravilhosa Iglesia de Nuestra Señora del Carmen. Ela é uma das mais belas e pitorescas igrejas de Bogotá e foi construída em 1926 em estilo gótico com toques bizantinos e árabes. Toda listrada em branco e em tijolos vermelhos aparentes, destaca-se com seus 57 metros de altura no bairro de La Candelaria e tem um interior primoroso.

Parque de los Periodistas

Finalizamos o dia no Parque de los Periodistas (jornalistas), cujo nome deve ao fato de que ali se reuniam, na década de 1960, jornalistas, poetas e literatos que trabalhavam nas mídias localizadas nas proximidades. Neste local no centro de Bogotá, está o templo de Bolívar, com a efígie do Libertador Simón Bolívar.

DIA 4

Catedral de Sal de Zipaquirá

Contratamos um motorista que nos levou para conhecer a Catedral de Sal, considerada a Primeira Maravilha da Colômbia, em Zipaquirá, pertinho de Bogotá a cerca de 1 hora de viagem. Dentro de uma mina, 180 metros sob uma montanha de sal, foi construída uma Catedral com direito a via crucis, cúpula, naves e tudo mais. É um passeio sensacional e imperdível.

Museo Nacional de Colombia

Após regressarmos para Bogotá, fomos conhecer o incrível e surpreendente Museo Nacional de Colombia, construído em uma antiga penitenciaria que manteve sua estrutura. As celas foram transformadas em diferentes salas de exposição. Valeu demais a pena pela arquitetura, pelas exposições itinerantes, para conhecer um pouco mais da história do país e, principalmente, pela riqueza do acervo. Fiquei encantado com o museu e recomendo muito a visita.

 

Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário, ou nos envie um e-mail, contando como foi sua experiência de Ser Turista em Bogotá.

 

*A agência de turismo Bogotá Pass foi nossa parceira em Bogotá e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

 

Vai para Bogotá? 
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

18 Comentários

  1. Que roteiro maravilhoso, eu sou louca para conhecer o Museu Botero e fiquei também muito interessada no Museu Nacional. Você achou que 4 dias foram suficientes na cidade ou teria colocado algum dia a mais?

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Bogotá é um destino incrível. Certeza de que vai amar os museus, Vanessa. Os 4 dias foram suficientes para conhecer a cidade com calma. As atrações são todas concentradas e percorridas a pé.
      Super beijo.

      • Fiquei desesperada agora! So vou ter 2 dias em Bogotá na minha viagem oara Colombia e gostei de vários dos programas! Socorro…

        • Lúcio Costa Júnior Responder

          As atrações são bem próximas uma das outras, Giulia. Você conseguirá fazer muita coisa em um curto período de tempo. Só selecionar bem os passeios e aproveitar muito dessa cidade incrível.
          Super beijo.

  2. Eu não fazia nem ideia que tinha tanta coisa interessante para se fazer em Bogotá. É um destino que eu não tinha nem pensado em fazer. Muito legal mesmo esse post. Vai pra minha lista.
    Beijos!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      A cidade é incrível demais, Cintia. Recomendo muito conhecer a linda capital da Colômbia.
      Super beijo.

  3. Amei o post, está completíssimo. Não sabia que tinham tantas atrações e coisas para se fazer em Bogota.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu amei a cidade, Maia. Muita coisa pra se ver e fazer. Recomendo demais!
      Super beijo.

  4. Perfeito o seu roteiro! Conheci Bogotá e conheci quase tudo que consta nele! Fiquei apaixonada pela cidade e pela culinária! Provaram algum prato típico?

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também amei muito a cidade. Me deliciei com o arroz de coco, com as arepas, empanadas e a limonada de coco! Experimentou tbém?
      Super beijo.

  5. Mariana Ribeiro Responder

    Minha meta pro ano que vem é conhecer algum país da América do Sul.. Confesso que sonhava com Peru, mas a Colômbia entrou na disputa agora depois de ver suas dicas de Bogotá rs

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      O Peru também deve ser mágico, Mariana. Devo ir conhecer ano que vem! A Colômbia é um pais surpreendente. Certeza de que vai amar.
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Certeza de que vai amar conhecer, Daniela. É uma cidade lindíssima.
      Super beijo.

  6. Conheci Bogotá em um dia, durante uma escala longa na cidade e fiquei morrendo de vontade de passar mais tempo! Amei as dicas… e o Andres Carne de Res tb fui e ameiiii

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      A cidade é linda. Bom que, sendo as atrações perto uma das outras, dá pra ver muita coisa né, Jacira. Eu tbém amei esse restaurante.
      Super beijo!

  7. Que roteiro bacana! Você conseguiu otimizar bastante o tempo e ver muita coisa. Quero ir p visitar esses museus e provar a comida tb. Já coloquei na minha listinha esse destino.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Certeza de que vai amar Bogotá, Sil. É um destino incrível. Eu amei demais essa cidade.
      Super beijo.

Deixe um Comentário