A empresa Bogotá Pass nos levou para conhecer o Centro Histórico de Bogotá, que coincide com o bairro La Candelaria, repleto de história, arte e cultura.

La Candelaria

La Candelaria é o coração da capital colombiana com quase 500 anos de história. É o Centro Histórico de Bogotá onde estão localizadas as principais atrações turísticas da cidade e, também, os órgãos administrativos. Suas ruas estreitas nos convidam a percorrê-las a pé, apreciando suas construções coloniais e edifícios modernos que convivem em perfeita harmonia.

Bogotá Pass

A Bogotá Pass, que você pode conhecer mais aqui, é uma empresa especializada em turismo em Bogotá. Oferece passeios de um dia (privados ou em grupo), pacotes, guias, transporte e tudo aquilo necessário para o melhor aproveitamento da cidade e tem o certificado de Excelência do Tripadvisor.

O City Tour

Mural de Carlos Trilleras

Nosso passeio privativo “Tour Candelaria” começou no escritório da Bogotá Pass, em plena La Candelaria, onde pude observar o lindo mural de Carlos Trilleras, conhecer toda a equipe e a linda mascote da empresa.

Contraste Coffee Labe

Fui com o Andrés, o guia que me acompanhou no tour, na Contraste Coffee Lab onde batemos um papo inicial e pude aprender mais sobre o processo do cultivo, variedade e produção do café colombiano. Tomei um Flat White, saborosíssimo, que me deixou ainda mais animado para o passeio.

Contraste Coffee Lab
Foto divulgação
Chorro Quevedo

Em seguida, visitamos Chorro Quevedouma pequena praça cercada por ruas estreitas com casinhas coloniais e muros grafitados, repleta de lojas de artesanatos, restaurantes, bares e cafés.

É um dos locais mais históricos da Colômbia onde, em 1538, Gonzalo Jiménez de Quesada fixou o seu assentamento militar.

Fiquei encantado com a alegria e o colorido do bairro de La Candelaria, em especial com os graffitis de Carlos Trilleras espalhados por toda a cidade.

Iglesia de Nuestra Señora de la Candelaria

A próxima parada foi a Iglesia de Nuestra Señora de la Candelaria, construída entre 1686 e 1703, que fazia parte do Convento de La Candelaria. Foi uma das poucas obras arquitetônicas monásticas salvas das demolições ocorridas no início do Século XX, e é uma das igrejas mais importantes de Bogotá. Foi declarada Patrimônio Nacional em 1975. A igreja possui uma ala central e duas laterais e se destaca por abrigar importantes obras de arte religiosa da época colonial.

Museo de Arte del Banco de la Republica

Seguimos para o Museu de Arte del Banco de la Republica, um complexo que abriga os museus Botero, Casa de la Republica, Museo de Arte Miguel Urrutia –  MAMU e Casa de la Moneda, todos com visitação gratuita.

Museo Botero

O Museu Botero homenageia Fernando Botero, um dos artistas mais importantes da Colômbia, nascido em Medellín. São 208 obras doadas pelo artista e distribuídas nas diversas salas dos 2 andares do museu. 123 obras são de sua autoria e 85 de artistas como Picasso, Dalí e Miró.

Botero queria que os colombianos que não pudem viajar para o exterior tivessem acesso ao trabalho de grandes artistas consagrados internacionalmente.

Museo de Arte Miguel Urrutia – MAMU

O Museo de Arte Miguel Urrutia – MAMU é um museu de entrada gratuita que abriga exposições temporárias em suas duas grandes salas localizadas em um moderno edifício branco de linhas retas.

Museo Casa de la Republica

O Museo Casa de la Republica é o lugar perfeito para os amantes da arte moderna, onde encontramos encontramos obras de Picasso, Dalí, Man Ray, Monet, bem como de Botero.

Museo Casa de la Moneda

A Casa de la Moneda é um museu em um edifício do Século XVII que tem um acervo de 19 mil itens, e exibe as moedas utilizadas na Colômbia desde o período colonial.

Fundada em 1621, pelo rei Felipe III da Espanha, a antiga Casa da Moeda tem o mérito de ter cunhado as primeiras moedas de ouro da América, no ano de 1622.

Entre o acervo de milhares de itens entre moedas, medalhas, notas, máquinas, mobiliários e elementos de cunhagem e emissão de notas, é possível observar o desenvolvimento do processo de confecção da moeda na Colômbia. 

Teatro Colón

Fomos apreciar a majestosa fachada do Teatro Colón, o Teatro Nacional da Colômbia, inaugurado em 12 de outubro de 1892, para comemorar o 4º centenário do descobrimento das Américas.

Teatro Colón

Plazoleta de Cuervo

A próxima parada foi na Plazoleta de Cuervo, uma praça dedicada ao filólogo Rufino José Cuervo, para vermos a Casa dos Direitos Humanos onde Antonio Nariño publicou a primeira tradução dos Direitos Humanos.

Edifício Nuevo del Congresso

Vimos o Edificio Nuevo del Congresso colombiano, construído em 1979, onde estão instaladas as 7 Comissões Permanentes do Senado e Câmara, além de outras comissões especiais.

Casa de Nariño

Nossa próxima parada foi a Casa de Nariño, a sede do governo da Colômbia e residência oficial do Presidente da República, localizada a poucos metros da Plaza Simón Bolívar. Todas as segundas, quartas, quintas e domingos às 16:30, nas ruas laterais, acontece a cerimônia da troca da guarda. Por uma felicidade do destino, estávamos passando por lá nesse exato momento.

Plaza de Bolívar

Chegamos na famosa Plaza de Bolívar, o local da fundação oficial da cidade de Bogotá, e que é a principal praça da capital colombiana e também de todo o país.

Plaza de Bolívar

É uma praça enorme, que já foi mercado de camponeses, pelourinho, praça de toros e local de fonte pública de água, e hoje abriga o Capitolio Nacional, o Palacio de Justicia, o Palacio Liévano, a Catedral Primada de Colombia e o Colegio Mayor de San Bartolomé.

Memorial Gaitan

Passamos pelo Memorial Gaitan, dedicado a Jorge Gaitan, o político assassinado cruelmente na luta pela democracia do país, em 1948.

Iglesia de San Francisco

Terminamos o passeio visitando a belíssima Iglesia de San Francisco, a igreja mais antiga de Bogotá que foi construída entre 1550 e 1595. Destruída pelos terremotos de 1743 e 1785, teve sua restauração concluída em 1794.

 

Foi um privilégio ter conhecido o Centro Histórico de Bogotá acompanhado pelo guia Andrés. Nosso passeio foi extraordinário e de uma riqueza cultural sem tamanho. Muito obrigado por ter batido todas as minhas fotos, e ainda por cima anguladas!

A minha experiência em Bogotá não teria sido a mesma sem vocês, Bogotá Pass!

 

*A agência de turismo Bogotá Pass foi nossa parceira em Bogotá e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

 

Vai para Bogotá? 
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

18 Comentários

  1. Fiz uma escala de 20 horas em Bogota e deu pra conhecer alguns desses lugares… tpo a Igreja Candelaria e o museu Botero que adorei!
    Agora fiquei morrendo de vontade de voltar para conhecer mais coisas com mais calma!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      O bom é que as principais atrações de Bogotá estão todas ali, juntinhas. Faz-se tudo, tranquilamente a pé.
      Quando puder, volte para aproveita bem tudo que a cidade tem a oferecer.
      Eu amei a minha viagem pra Colômbia.
      Super beijo!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      O passeio foi incrível, Maiara. Foi ótimo conhecer tanta coisa de Bogotá a pé! Também adoro essas obras de arte urbanas!
      Super beijo!

  2. Uau, Bogotá surpreende hein? Achei que nem fosse um destino com tantas atrações boas de visitar. Gostei. Obrigada pelo post!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Bogotá é uma cidade sensacional, Juliana! Adorei conhecer e recomendo demais a visita!
      Super beijo!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Fico muito feliz em saber que gostou, Hebe. Bogotá me surpreendeu demais!
      Super beijo!

  3. Mais um post ótimo sobre a Colômbia eim! Adorei saber sobre tantas opções para conhecer e com uma empresa de confiança! Também gostei de saber que é tudo pertinho e da para fazer muita coisa em uma escala mais longa! Ja quero! Parabéns

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Bogotá tem as principais atrações bem perto umas das outras, Paula. Conhecer a La Candelaria foi um passeio extraordinário. Em 4 horas é possível conhecer bem o Centro Histórico. Recomendo demais!
      Super beijo!

  4. Lucio, fiquei aqui viajando contigo neste post, que passeio maravilhoso! Quero muito conhecer a Colômbia e seus posts estão me ajudando demais. Peguei a indicação da empresa, gratidão por compartilhar!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Certeza que você vai amar a Colômbia, Vanessa. É um país lindo, alegre, colorido, cheio de arte e história. Conhecer Bogotá foi a realização de um sonho!
      Super beijo!

  5. Deve ser um psseio incrivel! Vou por aqui nos meus posts salvo pra quando ru visitar a Colombia :))

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Foi mesmo, Nati. Eu amei conhecer Bogotá. O passeio pelo Centro Histórico no bairro La Candelaria é maravilhoso.
      Super beijo!

  6. Que post completo e tao rico de informações! Me deixou com muita vontade de conhecer La Candelária. As vezes não sabemos o quanto uma cidade pode ser tao cheia de cultura! Parabéns pelo post!!!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Fico muito feliz que tenha gostado, Jessica. Eu amei demais passear pelo bairro La Candelaria. Foi muito além de todas as minhas expectativas.
      Super beijo!

  7. Adorei o post, super completo! Muito legal saber que dá para fazer tanto coisa num mesmo dia.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Incrível demais, Michele, poder conhecer tanto da cidade em tão pouco tempo. Todas as atrações são bem próximas umas das outras. Facilita tanto nossa vida!
      Super beijo!

Deixe um Comentário