Passamos um dia em Bergen, que foi capital da Noruega na Idade Média, e é muito famosa por sua arquitetura peculiar e pela beleza de suas montanhas.

BERGEN

Bergen é uma cidade que envolve o turista com vistas especulares e uma natureza exuberante. A atmosfera é extremamente acolhedora, apesar do frio e de ser uma das cidades que mais chove na Europa: 250 dias de chuva por ano.

Bergen

Fundada em 1070, foi a capital da Noruega na Idade Média. Até o século XIV abrigou uma importante fortificação viking. Bryggen, o cais do porto, ainda preserva o antigo centro comercial repleto de casinhas de madeira coloridas e, nos armazéns e estalagens, onde agora funcionam restaurantes, museus e lojinhas que até parecem cenários de algum filme.

COMO CHEGAMOS

Partimos de Copenhagen e o aeroporto de Bergen está a 16 Km do centro histórico que pode ser acessado através do Tramway ou da linha expressa de ônibus executivo, Flybussen.

A maneira mais prática e barata de locomoção é através do ônibus expresso (shuttle), que é operado pela empresa Flybussen e que partem a cada 15 minutos em um trajeto que dura, aproximadamente, 30 minutos e o bilhete pode ser comprado diretamente com o motorista ou nas máquinas de auto-atendimento.

BERGEN CARD

O Bergen Card é um cartão que permite explorar a cidade de forma prática e econômica. Ele dá direito ao transporte público ilimitado e acesso gratuito a alguns museus e até mesmo descontos para outras atrações e estacionamentos.

Como eu gosto de explorar o maior número possível de museus e atrações, os cartões turísticos sempre me proporcionam uma grande economia.

Para utilizá-lo basta preencher com a data e horário que vai usar pela primeira vez e terá a duração correspondente ao que foi comprado, 24, 48 ou 72 horas. O cartão é pessoal e você deverá sempre estar com ele e apresentar na bilheteria de cada atração que for visitar.

Bergen Card

Você pode comprar o Bergen Card na Central de Turismo de Bergen que fica em cima do Mercado de Peixes, no Porto da cidade, em alguns hotéis e também online, aqui.

O HOTEL

Em Bergen, ficamos hospedados no Clarion Collection Hotel Havnekontoret, que combina o charme de um antigo edifício com as comodidades modernas, em uma localização perfeita a uma curta distância de todos os principais locais turísticos da cidade e em frente a uma das paradas do Flybussen que faz a ligação com o aeroporto.

Você pode ver o post de como foi nossa hospedagem no Clarion Collection Hotel Havnekontoret, aqui.

ONDE COMEMOS

Jantamos no maravilhoso Fjellskål Seafood Restaurant, um restaurante e loja de frutos do mar, cujo principal objetivo é proporcionar a melhor experiência gastronômica possível, tanto na compra de peixe para levar para casa quanto no restaurante. Escolhemos um dos “Pratos Signature” da casa, o Ocean Royal, uma exclusiva seleção de frutos do mar, onde apreciamos a lagosta norueguesa, lagostins, o caranguejo-rei, camarões, ostras, mexilhões e vieiras, que você pode ver o post com mais detalhes, aqui.

O ROTEIRO

Começamos nosso roteiro em Bryggen, o bairro mais antigo de Bergen e a região mais famosa e fotografada do centro histórico, e um dos cartões postais da cidade, onde estão as charmosas casinhas coloridas de madeira.

É um complexo de grande valor histórico que é formado por várias construções de madeira que no passado sofreram vários incêndios, sendo os mais devastadores em 1702 e o outro em 1955. É Patrimônio Mundial da Unesco desde 1979.

Bryggen - Bergen

As casinhas coloridas abrigam-se restaurantes, lojas de souvenir, bares, museus, etc. Vale a pena entrar dentro do complexo para ver de pertinho o interior das casinhas e observar a arquitetura de madeira que mesmo depois de séculos ainda continuam preservadas.

Seguimos para o Mercado de peixes, o famoso mercado para os amantes de pescado e no mesmo local se encontra o Centro de Informações de Bergen, onde buscamos nossos cartões turísticos, e o Fjellskål Seafood Restaurant, onde jantamos.

Pertinho do centro histórico de Bergen fomos visitar os bairros Sydnes e o Nøstet que ficam coladinho um ao outro repletos das charmosas casinhas coloridas de madeira. As ruas mais fotogênicas eram a Teatergaten, Gamle Nostegaten e Sankt Hansstredet.

Em seguida, visitamos a St. John’s Church, uma igreja construída entre 1891 e 1894 no estilo neogótico na parte alta da cidade e que, com seus 1250 lugares, é a maior igreja de Bergen.

St. John’s Church - Bergen

Fomos ver o Monumento Ole Bull que homenageia o famoso violinista norueguês e colecionador de instrumentos musicais, Ole Bornemann Bull. Segundo a lenda, ele adquiriu suas habilidades excepcionais de um Fossegrim, o espírito das cachoeiras e rios no folclore local, que na representação toca uma harpa.

Ole Bull Monument

Fomos conhecer o Byparken, um parque maravilhoso repleto de esculturas, jardins, um coreto fotogênico, e ver o lago mais famoso da cidade que fica ao seu lado, o Lille Lungergardsvannet, que proporciona uma vista incrível das casinhas na montanha.

Passamos pela Torgallmenningen, a principal avenida comercial de Bergen, uma rua para pedestres com vários restaurantes, bares, cafés, estátuas, para ver o monumento Sjømannsmonumentet, que homenageia os navegadores noruegueses deste a época viking.

Torgallmenningen - Bergen

A próxima parada foi para ver o complexo de museus Kode, um centro de cultura composto por 4 edifícios que abriga 4 museus distintos. Fomos direto para o Kode 3 cujo acervo é composto por obras do grande pintor norueguês Edvard Munch, um dos maiores pintores da Noruega. O Kode 1 tem mostras de fine craft e design. No Kode 2 acontecem as exibições temporárias e o Kode 4 é dedicado ao público infantil.

Demos uma passada no Bryggen Museum para conferir as histórias e saber como viviam os noruegueses no passado (fechado até maio de 2019) e no Museu Hanseático que mostra como viviam os mercadores alemães que formavam a Liga Hanseática entre os séculos XIV e XVI.

Seguimos para conhecer a St. Mary Church, Mariakirken em norueguês, a Igreja de Santa Maria que é a mais antiga de Bergen, do ano 1130 e com a forma atual desde 1250, e um belo exemplo da arquitetura romanesca. É a única remanescente das doze igrejas e três mosteiros construídos em Bergen entre a sua fundação durante o reinado de Olav Kyrre (1066-93, tradicionalmente 1070) e o final do século XII. É relativamente pequena e tem como diferencial suas duas torres que podem ser vistas de longe.

Fomos conhecer o Bergenhus Fortress, um dos fortes mais antigos e preservados da Noruega, que já serviu de residência real no século XI e foi usado durante vários séculos para proteger a entrada do porto de Bergen. Abriga construções antigas datadas desde 1240 e outras a partir da Segunda Guerra Mundial: um jardim charmoso, Sala Sacerdotal, igrejas, a Torre Rosenkrantz, que foi residência do Rei Eirik Magnusson no Século XIII, e o Bergenhus Fortress Museum que fica perto do estacionamento e tem entrada gratuita.

Pegamos o Funicular Fløibanen para visitarmos uma das atrações mais visitadas em Bergen, o Monte Fløyen, com uma das vistas panorâmicas mais incríveis da cidade. Lá em cima tem restaurantes, café, banheiros, acesso para trilhas e uma área bem agradável para a criançada se divertir com a presença de um troll ao redor dos brinquedos. Outro destaque são as cabras no monte e esperar para ver o pôr do sol.

 Terminamos o dia no mirante da torre do nosso hotel, o Clarion Collection Hotel Havnekontoret, onde apreciamos um maravilhoso e inesquecível pôr do sol seguido do ascender das luzes da cidade.

Após o café da manhã, seguimos para a linda Estação de Trens de Bergen, inaugurada em 1913, onde pegamos um trem que dava início ao maravilhoso passeio Norway in a Nutshell, que você pode ver mais, aqui. (em breve)

 

Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário ou nos envie um e-mail contando como foi sua experiência de Ser Turista em Bergen.

 

 

O Clarion Collection Hotel Havnekontoret, que nos hospedou, o Fjellskål Seafood Restaurant, onde jantamos, e o Escritório de Turismo Visit Bergen, que nos forneceu nossos Bergen Cards, foram nossos parceiros em Bergen. Todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

 

 

Vai para Bergen? 
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

18 Comentários

  1. Fiquei encantada com a cidade e já coloquei na minha listinha que anda enorme. Eu também adoro esses cartões turísticos , facilita muito.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Recomendo demais, Laura, pelo menos um dia inteiro nessa linda cidade. Esses cartões turísticos sempre são uma mão na roda em praticidade e economia.
      Super beijo.

        • Lúcio Costa Júnior Responder

          Fico muito feliz, Manuelle, que tenha gostado do post. Bergen é uma cidade incrível e merece todo um carinho!
          Super beijo.

  2. MARIA CAROLINE Responder

    Esses lugares na Europa que misturam modernidade e, ao mesmo tempo, muita história pra contar! Viagem linda!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu amo esses lugares, Maria Caroline. O Velho Mundo é repleto de surpresas e contrastes lindos.
      Super beijo.

  3. Sempre tive vontade de conhecer a Noruega, pela história, mitologia e Aurora Boreal, mas nunca tinha parado para pesquisar o que mais tinha por lá. Obrigada pelo Post! Agora sei que tem mais lugares a se visitar!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Bergen é um destino lindo, Cíntia. Recomendo muito pelo menos um dia inteiro por lá.
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Certeza de que irá amar conhecer a Noruega, Manuelle. Morri de amores pelo país.
      Super beijo.

  4. Que cidade mais elegante! Adorei a dica do cartão, eu também amo visitar museus e sempre que vou a algum lugar que me permite algo do gênero acho mais vantajoso, assim pago uma vez só e posso conhecer mais lugares. Nunca tinha pensado em conhecer Bergen, mas agora já tô namorando a ideia 🙂

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu sempre aproveito os cartões turísticos, Eduarda. Certeza de que irá amar Bergen. É um destino encantador.
      Super beijo.

  5. Adorei conhecer mais um pouco sobre esse destino. Já quero conhecer .kkkkk obrigada por compartilhar

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Bergen é um destino incrível, Andrea. Foi uma viagem surpreendente. Uma pequena cidade gigante em atrações.
      Super beijo.

  6. Amei os pontos turísticos! E eu sempre pesquiso se o lugar tem esses cards! Realmente é uma super economia pra quem gosta de turistar de verdade e conhecer tudo!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Linda demais a cidade né, Lara? Eu indico muito o cartão turístico. A gente sempre acaba visitando mais do que o planejado.
      Super beijo.

  7. Achei ótima a dica dos cartões turísticos, eles adiantam muito a vida. Não sabia que por lá chovia tanto, fiquei chocada! Você chegou a pegar chuva quando foi?

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      O cartão vale muito a pena, Roberta. São Pedro foi generoso demais. Falaram que havia sido o primeiro “dia de sol” do ano! Como não amar, né?
      Super beijo.

Deixe um Comentário