Um roteiro de 2 dias pela capital norueguesa, Oslo, pequena em tamanho e gigante em qualidade de vida, cultura e história.

OSLO

Oslo é a capital e a maior cidade da Noruega. Foi fundada em 1048 pelo rei Haroldo III da Noruega. Foi nomeada Capital Verde da Europa de 2019 por sua dedicação à preservação de áreas naturais e à redução da poluição. O pequeno centro da cidade é seguro e fácil de explorar a pé ou de bicicleta e o sistema de transporte público eficiente faz a cidade inteira ser acessível.

COMO CHEGAMOS

Chegamos em Oslo de trem e descemos na Oslo Central Station (Oslo S), a mais movimentada da Noruega. É também conectada ao metrô e à estação de ônibus.

OSLO PASS

O Oslo Pass City Card é uma maneira prática e econômica de se conhecer Oslo e suas principais atrações sem perda de tempo e com economia.

OsloPass

O cartão, que também pode ser digital – e foi a nossa escolha, permite explorar a cidade de forma prática e econômica. Ele dá direito ao transporte público ilimitado e acesso gratuito a 30 museus e atrações, entrada gratuita para piscinas ao ar livre, passeios a pé gratuitos, descontos em passeios turísticos, simulador de esqui, ingressos para shows, escalada, aluguel de esqui e ofertas especiais em restaurantes, lojas, locais de entretenimento e lazer, sem contar que não se perde o precioso tempo de viagem nas filas das bilheterias.

Como nós gostamos de visitar os museus e monumentos e utilizamos bastante o transporte público local, os cartões turísticos sempre nos proporcionam uma grande economia de dinheiro e de tempo.

O HOTEL

Em Oslo, ficamos hospedados no acolhedor First Hotel Millennium, no centro da cidade, perto da principal rua comercial, a Karl Johans Gate, e a poucos quarteirões de todas as atrações turísticas. Você pode ver o post de como foi nossa hospedagem no First Hotel Millennium, aqui.

O QUE COMEMOS

Jantamos no restaurante Fiskeriet Youngstorget,  Inaugurado em 2010, que é uma mistura de peixaria, bar-restaurante e take-away, onde se pode desfrutar das melhores matérias-primas que o mar tem para oferecer. Você pode ver o post de como foi nosso jantar no Fiskeriet Youngstorget Restaurant, aqui.

Nossas escolhas foram foram 2 dos carros-chefe da casa: fish & chips e mussels creamy, acompanhados de uma deliciosa e refrescante gingerbeer.

Fiskeriet Youngstorget Restaurant - Oslo

O ROTEIRO

DIA 1

Saímos logo cedo do hotel e vimos o lindo prédio da sede do Parlamento da Noruega, Storting, inaugurado em 1866, com arquitetura de inspiração francesa e italiana. São os membros do parlamento quem nomeiam o Comitê Nobel Norueguês  tem a função de escolher o laureado do Prêmio Nobel da Paz.

Logo em frente, percorremos parte do Parque do Castelo, que se estende por toda a Karl Johans gate, até o Teatro Nacional da Noruega, Nationaltheatret, que teve sua primeira apresentação em 1899.

Visitamos a Prefeitura de Oslo, Rådhus, inaugurada em 1950, no 950º aniversário da Noruega, onde ocorre a entrega o prêmio Nobel da Paz. No hall principal, nos impressionamos com os afrescos gigantes de Alf Rolfsen e visitamos livremente o prédio onde pudemos observar seus salões elegantes.

Seguimos para o Pier 3 e pegamos o ferry público para Bygdøy, onde descemos na 2ª parada, Bygdøynes, para  começarmos a visitar os museus da cidade.

Visitamos o Museu Fram, que guarda o navio Fram, utilizado pelos exploradores Fridtjof Nansen, Otto Sverdrup e Roald Amundsen nas expedições aos pólos norte e sul no início do Séc XX. O museu é imperdível e entrar no navio e poder vê-lo por dentro é uma experiência incrível!

Em seguida, fomos conhecer o Museu Kon-Tiki, o museu de embarcações marítimas, que expõe os famosos barcos Kon-tiki (trajeto Peru-Polinésia, 1947) e Ra II (Marrocos-Caribe, 1970), do explorador Thor Heyerdahl. Ele queria provar que com barcos de papiro era possível cruzar oceanos (existência de elementos da cultura peruana pré-incaica na Polinésia). Além das embarcações, exposição sobre a Ilha da Páscoa, incluindo uma cópia de dez metros de altura de uma dos Moais da ilha.

Visitamos o Museu Marítimo Norueguês, Norsk Maritimt Museum, que conta mais de 2000 anos de cultura e história marítima norueguesa.

Seguimos para o Museu de Barcos Vikings do Século IX, Vikingskipshuset, que eram navios de mar antes de serem arrastados para terra e usados ​​em rituais fúnebres para os seus ricos proprietários, onde estão expostos os navios Oseberg, ricamente decorado e equipado com suntuosos presentes para as duas mulheres a bordo, cuja restauração levou 21 anos, Gokstad, um navio rápido e marítimo cujo homem enterrado a bordo teve ambas as pernas amputadas, podendo significar que ele morreu em batalha, e Tune, um navio de guerra construído em carvalho que teve espaço para 24 remadores.

A próxima parada foi no Museu Norueguês da História Cultural, Norsk Folkemuseum, com 155 prédios que representam casas restauradas, celeiros e oficinas com móveis e utensílios de época, além de escola, fazenda completa e uma igreja toda de madeira do Século XIII em funcionamento até hoje, levada para o museu pelo Rei Oscar II para receber melhores cuidados.

Pegamos um tram e descemos no Complexo Akershus. É uma fortaleza parque para visitar próxima à Prefeitura, que é composta de várias atrações: Castelo, Museu da Resistência, Museu das Forças Armadas, Centro de Informações Turísticas, Sala de Concertos e Café.

Pegamos outro tram e fomos conhecer o Jardim Botânico de Oslo, o mais antigo da Noruega, fundado em 1814, com uma coleção com 35 mil plantas de 7 mil espécies diferentes nos jardins e estufas. Lá, também fica o incrível Museu de História Natural.

Em frente, estava o Museu Munch, Munch-Museet, onde finalizamos o dia. Vimos os documentários sobre o artista na sala de projeção, os painéis gigantes, muitos quadros e gravuras do célebre artista norueguês. Infelizmente, a segunda cópia da obra “O Grito” não estava exposta quando visitamos o museu.

DIA 2

Começamos o dia no Parque Vigeland, Vigelandsparken, que conta com 200 esculturas em bronze, granito e ferro fundido do escultor norueguês Gustav Vigeland (1869-1943). A principal obra é o “Monolito”, um mosaico fálico de seres humanos. É um lugar incrível e imperdível na cidade.

Visitamos depois o pequeno Museu Nacional de Arquitetura, Nasjonalmuseet – Arkitektur, onde vimos algumas instalações, maquetes e planos da cidade. Achei bem fraco e técnico!

Perto dali, visitamos a Catedral de Oslo, Oslo Domkirke, finalizada em 1697, e conhecida também como Igreja de Nosso Salvador. Os elementos mais chamativos são o relógio da torre, que data de 1718, as pinturas dos tetos e os vitrais do artista Emanuel Vigeland.

Fomos apreciar a linda fachada da Igreja da Santa Trindade, Trefoldighetskirken, que é a maior igreja de Oslo e foi consagrada em 1858 e se destaca com sua fachada de tijolos vermelhos com elementos de inspiração bizantina, gótica e renascentista

Fomos conhecer oo Palácio Real, Det Kongelige Slottet, construído entre 1824 e 1848 na parte mais alta do Parque do Castelo, Slottsparken. Ele tem 173 cômodos, vista privilegiada da cidade e é o local de residência da realeza da Noruega. Fica aberto para visitação guiada no verão em horários determinados.

Voltamos para a parte baixa do Parque do Castelo, e passamos pela Universidade de Oslo, Royal Frederick University, fundada em 1811, onde estudaram 5 ganhadores do Prêmio Nobel.

Finalizamos o dia na Ópera e Balé da Noruega,Den Norske Opera og Ballet, um maravilhoso exemplo de arquitetura moderna. Reflete a ideia de algo monumental que surge da água para se transformar em símbolo do brilhantismo humano na música e no teatro.

A próxima visita seria a Galeria Nacional, Nasjonalgalleriet, que possui o maior acervo de arte norueguesa e escandinava com pinturas e esculturas dos Séculos XIX e XX, com destaque para a obra “O Grito”, de Edvard Munch.

A Galeria Nacional está temporariamente fechada desde 13 de janeiro de 2019 por questões de segurança do processo de mudança para o Novo Museu Nacional que abrirá em 2020.

Infelizmente não pudemos visitar nenhuma das duas versões de “O Grito” durante a nossa viagem. E não será nenhum grande esforço voltar a essa cidade tão incrível para vislumbrá-las!

Galeria Nacional - Oslo
Galeria Nacional – foto divulgação

O First Hotel Millennium, o Escritório de Turismo Visit Oslo e o Restaurante Fiskeriet Youngstorget foram nossos parceiros em Oslo e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário ou nos envie um e-mail contando como foi sua experiência de Ser Turista em Oslo.

Vai para Oslo?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!