Medellín, que já foi conhecida como uma das cidades mais perigosas do mundo, renovou-se e passou a ter a melhor qualidade de vida na Colômbia e ainda ganhou o título de melhor cidade para se viver na América Latina.

A capital da província de Antioquia ficou famosa pelo temido Cartel de Medellin, liderado por Pablo Escobar. Com sua morte, Medellin vem se transformando em uma das mais modernas cidades da Colômbia e da América Latina.

Medellin é a segunda maior cidade colombiana, e por ter um clima agradável e ensolarado com pouca variação térmica durante o ano, é conhecida por “Ciudad de la Eterna Primavera” e é um dos destinos turísticos mais importantes do país graças à sua moderna infraestrutura, tecnologia e indústria da moda.

COMO CHEGAMOS

Chegamos no aeroporto El Dorado em Bogotá às 19:10 em um voo da LATAM que partiu de São Paulo e durou 6:30h. Após um rápido procedimento de imigração, pegamos às 22 horas um voo para Medellín da VivaAir que durou aproximadamente 1 hora.

Como o aeroporto de Medellin fica afastado da cidade, e pelo adiantado da hora, resolvemos pegar um táxi credenciado do aeroporto até o nosso hotel em um trajeto de 45 minutos.

O ROTEIRO

DIA 1

No primeiro dia, para nos familiarizarmos com a cidade e visitarmos de forma prática as principais atrações, fizemos o passeio guiado “City Tour por Medellín”, que você pode ver, aqui, da empresa Colombia4u, que oferece passeios e atividades turísticas na Colômbia e tem ótimas avaliações dos serviços prestados no Tripadvisor.

Começamos o dia no Parque el Poblado, uma pequena praça arborizada no bairro de mesmo nome, repleto de hotéis e restaurantes, onde pudemos ver a escultura ”Monumento en Homenaje al Primer Poblado” que conta a história dos primeiros povos da região.

Em seguida, fomos conhecer o Cerro Nutibara, um parque natural de Medellin que tem uma ampla área em uma pequena formação montanhosa com boas vistas de cidade.

Cerro Nutibara

Lá no alto do Cerro Nutibara, está o el Pueblito Paisa, uma atração gratuita que apresenta uma réplica em tamanho natural de um povoado típico da província de Antioquia do início do Século XX.

Seguimos para a estação Estadio do metrô de Medellin, onde aprendemos sobre o inovador sistema de transporte público da cidade e pudemos andar no metrô e no Metrocable, um teleférico de alta capacidade que conecta a malha metroviária às regiões mais altas e periféricas da cidade de difícil acesso.

A próxima parada foi o Parque de las Esculturas, mais conhecido por Plaza Botero, que foi concebido pelo celebrado artista Fernando Botero que doou 23 esculturas com o objetivo principal de revitalização e reaproveitamento da zona central de sua cidade natal, Medellin, de forma que as pessoas pudessem ver, sentir, tocar e absorver a arte.

Continuamos o passeio no Parque de los Deseos que é um espaço aberto bastante interessante e diferente, e tem como objetivo e criar experiências lúdicas em quem o visita. Existem fontes d’água onde as pessoas podem se banhar, espaços acústicos onde é possível testar a velocidade do som, esculturas em formato de lua que simulam o eclipse, um planetário, salas de concerto e muitas outras atrações.

Em seguida, visitamos o Parque de los Pies Descalzos, um espaço verde com jardins e bambus que convida a todos para se conectarem com a natureza, especialmente na área com areia reservada para se andar com os pés descalços. Como visitamos à noite e somente o jardim estava aberto, vou anexar uma foto do parque divulgada no site do Museu de Antioquia.

Parque de Pies Descalzos

Finalizamos a visita na Plaza Cisneiros, que também é conhecida como Parque de la Luz, e tem uma floresta com 300 postes de luz que chegam até 24 metros de altura, além de corredores de bambus com espelhos d’água, onde acontecem shows e exposições, num local cheio de vida, com lojas e bares e muita gente passeando. Deixe para visitar essa praça de noite, ela fica linda toda iluminada.

DIA 2

Começamos o dia na Catedral de Medellín, a Catedral Basílica Metropolitana de la Inmaculada Concepción de María, construída entre 1875 e 1920, que é a maior construção do mundo feita com blocos de barro, com 1.120.000 tijolos maciços.

Em frente à Catedral está o Parque Bolívar,  inaugurado em 1892 e nomeado em homenagem ao libertador Simón Bolívar.

Voltamos para o Parque de las Esculturas, que é bem vazio no comecinho da manhã e tiramos mais fotos. Foi sensacional a ideia de se construir parques e monumentos nas partes mais degradadas e perigosas da cidade, trazendo segurança, arte e beleza.

Entramos no Museu Antioquia, fundado em 1881, e que é o segundo maior museu colombiano, com mais de 5000 peças no acervo. Tem um andar inteiro dedicado às obras que Fernando Botero doou para a cidade, tanto as autorais, como parte de sua coleção particular, para o projeto de renovação urbana e formação do distrito cultural do centro da cidade.

Seguimos para o Parque Berrio, que é o principal parque da cidade, no coração de Medellin, onde está a importante estação de metrô de mesmo nome, a Igreja da Candelaria, e o Banco de Colombia onde está a obra de Fernando Botero, Torso de Mulher, mais conhecida como La Gorda, que foi esculpida e trazida da Itália, e instalada em 1986.

La Gorda está “ao alcance da mão, ao nível do público, onde podem tocá-la e acariciá-la porque a escultura, assim como a música é para excitar o ouvido e a pintura para excitar os olhos, a escultura é para excitar o toque”.

Visitamos a Basílica Menor Nuestra Señora de La Candellaria, ou Igreja de La Candelaria, fundada em 1768, e que foi consagrada como a primeira paróquia que deu origem a Medellin. Foi também a catedral da cidade de 1868 até 1931. O melhor lugar pra se observar a igreja é na estação de metrô Parque Berrio.

A próxima parada foi o Parque Explora, um museu de ciências e tecnologia interativo, inspirado no Exploratorium da cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, que ajuda crianças e adultos a entenderem melhor de física, biologia e várias outras ciências, através de jogos e brincadeiras interativas.

Possui um planetário e o maior aquário de água doce da América do Sul. É diversão garantida para as crianças de todas as idades, especialmente nos setores de ilusão de ótica e outros truques.

O Jardim Botânico de Medellín é um dos grandes atrativos da cidade. Ele possui um espaço chamado Orquideorama que, além da exibição das flores, abriga eventos sociais e culturais e que foi fruto de um concurso cujo projeto vencedor apresentou uma relação entre arquitetura e organismos vivos, como em um jardim, onde uma flor vai crescendo junto à outra formando a composição que o define, criando um espaço que se assemelha a um bosque.

Dentro do Jardim Botânico ainda ficam lagos, o Mariposario que estava em manutenção, e muita área verde. Para quem quiser comer algo, restaurantes e lanchonetes também estão distribuídos no parque.

Finalizamos o dia no Parque San Antonio que em 1995 sofreu um atentado terrorista da guerrilha que detonou uma bomba na escultura El Pajaro, de Fernando Botero, ferindo mais de 200 pessoas e matando 20 outras.

Botero deixou a obra destruída na praça como “Monumento à Imbecilidade”, e ao lado dela há uma nova do mesmo pássaro, simbolizando, portanto, uma antiga e uma nova cidade.

 

A agência de turismo Colombia4u foi nossa parceira em Medellin e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

 

Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário ou nos envie um e-mail contando como foi sua experiência de Ser Turista em Medellin.

 

Vai para Medellin? 
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

14 Comentários

  1. Maiara Barbosa Responder

    Antes de mais nada, preciso dizer que as suas fotos estão lindas! Não imaginava também que havia tanta coisa para se fazer em Medelin. Colombia está na minha lista par ao Mochilão no ano que vem e, com certeza, seu post será muito útil.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Muito obrigado, Maiara. Medellin é super fotogênica. A cidade é riquíssima em arte, cultura, lazer e história. Certeza de que você irá se apaixonar.
      Super beijo.

  2. Amei as fotos e o relato! Bem detalhado e com ótimas dicas! A igreja é linda e eu amo esses passeios com ciência, sempre que tem em alguma cidade, nos visitamos!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu amei conhecer Medellin, Rafaela. Museus e igrejas sempre estão presentes nos meus roteiros. São passeios maravilhosos! Também adoro!
      Super beijo!

  3. Lúcio, não imaginava que tinha tanta coisa bacana pra conhecer em Medelín!!! Adorei seu post bem detalhado!!! E as fotos estão lindas!!!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      A cidade é maravilhosa, Larissa. Uma infinidade de opções para se ver e fazer. Recomendo demais conhecer Medellin. Amei tanto!
      Super beijo!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      A cidade é mesmo linda, Débora. Tenho certeza de que não vai se arrepender de incluí-la em seu roteiro.
      Super beijo!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Muito obrigado por acompanhar, Hebe. Medellin é uma cidade incrível, linda e cheia de coisas para se experimentar. Fiquei apaixonado!
      Super beijo!

  4. Gosto muito dos seus roteiros, sempre objetivos e didáticos. Fiquei doida com o Jardim Botânico, que lugar lindo, ia amar ver as Orquídeas (que adoro) bem de pertinho.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Fico muito feliz com seu comentário, Vanessa. Escrevo os posts com muito carinho. Eu amei o Jardim Botânico de Medellin. Ele é maravilhoso, com atividades para todos os gostos. Eu também amo orquídeas.
      Super beijo!

  5. Não imaginava que tinha tantas coisas para fazer em Medellin! Amei seu texto e as fotos que lindas! Parabéns

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também me surpreendi com o tanto de coisa que se tem em Medellin, Michele. Amei a viagem e recomendo demais.
      Super beijo!

Deixe um Comentário