No quinto dia do nosso roteiro de 8 dias pela Cidade do México, fomos conhecer as vizinhas Cholula e Puebla.
Para conhecer as cidades vizinhas de Cholula e Puebla, optamos por contratar os serviços da Guia Alicia Cerrillo, da Balam Tours. Aproveitamos a viagem sem nos preocupar com os deslocamentos e ainda aprendemos bastante com as preciosas dicas e indicação dos lugares para tirarmos as melhores fotos.
Cholula
Começamos o dia a caminho de Cholula, cidade a 135Km ao sul da Cidade do México, numa viagem que durou aproximadamente 2h.
Cholula fica aos pés do Popocatéptl, um vulcão ativo. Alicia nos contou a lenda azteca sobre o nascimento do vulcão.
Iztaccíhuatl era uma princesa que se apaixonara por um dos guerreiros ao serviço do seu pai. Este enviou o seu amante para combater numa guerra em Oaxaca, prometendo-lhe a mão da sua filha caso ele conseguisse regressar (algo que o pai de Iztaccíhuatl presumia não viria a suceder). Foi dito a Iztaccíhuatl que o seu amor estava morto e ela acabou por morrer de desgosto. Quando Popocatépetl regressou, morreu também de desgosto pela perda da sua amada. Os deuses cobriram-nos de neve e transformaram-nos em montanhas. Ela transformou-se no Iztaccíhuatl e ele no Popocatépetl, que faz chover fogo na Terra, devido à raiva cega que dele se apoderou após a perda da sua amada.
A colorida Cholula e o grande vulcão Popocatépetl ao fundo
Sua principal atração é a grande pirâmide subterrânea com 62m de altura, construída há 3000 anos, coberta por uma montanha. No topo da pirâmide, os espanhóis construíram uma igreja dedicada à Virgem dos Remédios.
A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios no topo da grande pirâmide de Cholula toda coberta pela vegetação
Santuário de la Virgen de los Remedios
Interior do Santuário de la Virgen de los Remedios
Terminada a visita, seguimos viagem para Puebla, distante aproximadamente 30min de Cholula.
Puebla
Puebla é uma cidade colonial, fundada em 1530, declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, repleta de praças, igrejas, ateliês, feiras.
Os casarões coloniais de Puebla
As ruas coloridas de Puebla
A fonte do zócalo de Puebla
Logo que chegamos ao centro da cidade, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição atraiu nossos olhares. Lindíssima por dentro e por fora, Alícia nos contou que foi classificada por especialistas como a igreja mais bela do Novo Mundo. Realmente, é linda, não discordamos.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Interior da Catedral
Alícia nos contou ainda que Puebla também é conhecida como a “Cidade dos Anjos”: Reza a lenda que houve várias tentativas frustradas de erguer e instalar o sino de 8 toneladas na torre. Em certa manhã, os habitantes acordaram ao som das badaladas do sino que ecoavam lá do alto da Catedral. O feito foi atribuído a um milagroso trabalho executados pelos anjos.
Daí o nome: Puebla, a Cidade dos Anjos.
Puebla, Cidade dos Anjos
Depois, fomos explorar o El Parín, uma vila comercial repleta de artesanato, doces e comidas típicas, com muita música e animação.
El Parín – Puebla
São Francisco no centro da praça no El Parín – Puebla
El Parín – Puebla
Aqui finalizamos nosso passeio por essas duas cidades agradáveis, belas e muito interessantes.
Faltou algum detalhe no nosso roteiro? Deixe um comentário nos contando como foi sua experiência de Ser Turista em Cholula e Puebla.
Vai para Cholula ou Puebla? Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!