No nosso primeiro dia do roteiro de 3 dias em Roma, visitamos os principais monumentos do antigo Império Romano.

Vamos começar o passeio na principal e mais monumental atração de Roma: o Coliseu. O Coliseu é o maior anfiteatro  do mundo, construído em 8 anos. É o símbolo da Roma Imperial e a atração mais visitada da Capital Italiana.

Coliseu e Arco de Constantino

Depois, seguimos para ver as ruínas do Fórum de Augusto, para celebrar a vitória de Marco Antônio sobre os assassinos de Júlio Cesar, construído entre 42 a.C. e 2 d.C.

Forum de Augusto

Fomos em sequencia visitar o Forum de Trajano, o último fórum construído, no ano de 112 d.C. e a famosa Coluna de Trajano inserida um ano depois.

Forum e Coluna de Trajano

Seguimos em direção à Piazza Venezia, com o enorme Monumento a Vittorio Emanuele II e a Igreja de Santa Maria de Loreto. Veja o vídeo que fizemos da Piazza Venezia.

Seguimos para o Monte Capitolino. Lá no alto está a Piazza del Campidoglio, o templo principal dedicado a Júpter Capitolino. Hoje, é a sede da prefeitura de Roma. O acesso é pela Cordonata, a escadaria da praça projetada por Michelangelo. A praça tem 3 palácios e a estátua do imperador Marco Aurélio.

Bocca della Verità

Seguimos, então, para a Igreja de Santa Maria in Cosmedin, do Século VIII, onde está a famosa Bocca della Verità. Não se sabe ao certo a origem da Boca da Verdade, especula-se que possa ter sido parte de uma fonte, ou mesmo uma tampa de bueiro.

Desde a Idade Média existe uma lenda: para saber se uma pessoa estava dizendo a verdade ou não, era necessário que ela colocasse a mão dentro da boca. Se ela estivesse mentindo, a boca devoraria a sua mão.

Era costume os homens levarem suas esposas e ao pedir que colocassem a mão, começavam a fazer perguntas, especialmente sobre fidelidade!

Em frente, o Templo de Hércules Victor, em formato circular, adornado por colunas, todo em mármore branco, dedicado a Hércules que matou o gigante Cacus.

Tempio di Ercole Vincitore

Seguimos para ver as ruinas dos Palácios Imperiais do Palatino, onde existe a caverna Lupercal, onde, segundo a lenda, Rômulo e Remo foram criados.

Pórtico de entrada dos Palácios Imperiais do Palatino

Seguimos para as Termas de Caracalla, um complexo de banhos construído entre 212 e 217 d.C.,

Ir para Termas de Caracalla, complexo de banhos de 217. Era uma das 7 maravilhas de Roma, por sua decoração requintada e obras.

Seguimos para ver a Pirâmide de Caio Cestio que foi construída como cláusula de recebimento da herança entre os anos de 18 e 12 a.C.. Vizinha à pirâmide está a Porta de São Paulo, que dava acesso à Roma antiga.

Pirâmide de Céstio e a Porta de São Paulo, da Muralha Aureliana

Pegamos um metrô até a estação Largo di Torre Argentina, uma praça com ruínas dos templos da República Romana e Teatro de Pompeu, para seguirmos para Trastevere. Atravessamos a Ponte Garibaldi sobre o Rio Tibre, pela Ilha Tiberina.

Ilha Tiberina, o Rio Tibre e a Ponte Garibaldi

Finalizamos o dia na Piazza Santa Maria in Trastevere, onde visitamos a Basílica de Santa Maria em Trastevere, a mais antiga das igrejas dedicadas a Nossa Senhora em Roma. Veja um vídeo que fizemos do Interior da Basílica de Santa Maria em Trastevere.

Aproveite que está na região e jante merecidamente em um dos muitos restaurantes da praça e proximidades.

Ficou faltando alguma coisa no nosso passeio? Envie um comentário para nós.

Veja também:

Roteiro Roma 3 dias – Dia 2

Roteiro Roma 3 dias – Dia 3

Vai para Roma?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

Deixe um Comentário