Saborear uma refeição ao ritmo do fado cantado ao vivo no A Severa é uma experiência típica lisboeta, e emoção para nenhum turista esquecer.

Restaurante A Severa

O restaurante A Severa, que você pode saber mais, aqui,  foi inaugurado em 1955 pelo casal Júlio de Barros Evangelista e Maria José de Barros Evangelista, e permanece há 3 gerações na mesma família.

Restaurante A Severa - Lisboa

O nome “A Severa” foi inspirado na história de uma antiga cantadeira cigana que foi a fundadora e mais célebre intérprete do fado no Século XIX, Maria Severa Onofriana.

Localizado em uma rua estreita, num dos mais antigos e emblemáticos bairros da cidade, o Bairro Alto, onde durante séculos sempre existiu uma grande tradição na restauração e nas artes, a fachada simples esconde um ambiente bonito e muito acolhedor.

O A Severa é famoso por sua culinária típica e pelo bom fado. É um dos ícones da cidade de Lisboa e por ele passaram os melhores fadistas da história.

O Fado

O Fado representa uma arte de expressar um estado de espírito melancólico ou alegre. É a canção que vai fundo na alma dos portugueses – e de todos que a escutam – exprimindo a própria vida em suas letras. E, dado o seu valor cultural, foi considerado em 2011 pela Unesco Patrimônio da Humanidade, sendo Lisboa a capital deste movimento cultural.

Restaurante A Severa - Lisboa

O nosso jantar

A nossa escolha para acompanhar o Show de Fado foi o Menu Degustação, que acompanha meia garrafa de vinho ou um suco, café e água.

Logo que nos acomodamos, em um ambiente à luz de velas, nos foi servido o couvert: água, uma cesta de pães, azeitonas, patês de atum e sardinha, manteiga e os deliciosos bolinhos de bacalhau da casa.

Logo em seguida, um caldo verde antecipou o delicioso Bacalhau Assado com Batata a Murro e os Escalopes de Vitela com Cogumelos.

Finalizamos o nosso jantar com uma deliciosa torta de amêndoas.

O Show

As luzes se reduziram para que, pontualmente, às nove horas o espetáculo começasse. Os fadistas vão entrando em cena, emocionando a todos, e os “pocket shows” com três músicas cada, são apresentados entre a troca dos pratos em perfeita sincronia, e se estendem até o fechamento da casa, às 02:00h.

É um local fascinante de história e acolhimento ao sabor da tradicional gastronomia portuguesa e, sobretudo, alma, música e Fado!

 

O restaurante A Severa foi nosso parceiro em Lisboa e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

 

Serviço:

A Severa
Rua Das Gáveas, 51, Lisboa, Portugal
Horário de funcionamento: 20:00h às 02:00h. (fechado às quartas-feiras)
Espetáculo de Fado com inicio às 21:00h
Reservas: 213 428 314 | 213 461 204

 

 

Vai para Lisboa? 
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

8 Comentários

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também adorei esse restaurante, Joana. Realmente, come-se muito bem em Portugal.
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      É um programa muito gostoso, Fernanda. Recomendo demais.
      Super beijo.

  1. Lendo seu texto fiquei com uma vontade louca de ir a Portugal viver esse turismo imersivo! Jantar num local tão tradicional escutando o fado deve ser sensacional! Encantada com a beleza decorativa da ambiência e os típicos ladrilhos portugueses adornando as paredes. Os pratos se parecem bem apetitosos e a sobremesa, puxa vida, como eu quero experimentar! Obrigada pela indicação, certamente que iremos visitar quando formos a Lisboa!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Foi uma experiência maravilhosa, Deyse. Recomendo demais o restaurante e sentir toda a emoção do Fado em um jantar inesquecível.
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Adoro saborear a cultura gastronômica em minhas viagens. O A Severa é uma ótima pedida, Fernanda. Recomendo demais!
      Super beijo.

Deixe um Comentário