No nosso primeiro dia do roteiro de 3 dias em Roma, visitamos os principais monumentos do antigo Império Romano.
Vamos começar o passeio na principal e mais monumental atração de Roma: o Coliseu. O Coliseu é o maior anfiteatro do mundo, construído em 8 anos. É o símbolo da Roma Imperial e a atração mais visitada da Capital Italiana.
Depois, seguimos para ver as ruínas do Fórum de Augusto, para celebrar a vitória de Marco Antônio sobre os assassinos de Júlio Cesar, construído entre 42 a.C. e 2 d.C.
Fomos em sequencia visitar o Forum de Trajano, o último fórum construído, no ano de 112 d.C. e a famosa Coluna de Trajano inserida um ano depois.
Seguimos em direção à Piazza Venezia, com o enorme Monumento a Vittorio Emanuele II e a Igreja de Santa Maria de Loreto. Veja o vídeo que fizemos da Piazza Venezia.
Seguimos para o Monte Capitolino. Lá no alto está a Piazza del Campidoglio, o templo principal dedicado a Júpter Capitolino. Hoje, é a sede da prefeitura de Roma. O acesso é pela Cordonata, a escadaria da praça projetada por Michelangelo. A praça tem 3 palácios e a estátua do imperador Marco Aurélio.
Seguimos, então, para a Igreja de Santa Maria in Cosmedin, do Século VIII, onde está a famosa Bocca della Verità. Não se sabe ao certo a origem da Boca da Verdade, especula-se que possa ter sido parte de uma fonte, ou mesmo uma tampa de bueiro.
Desde a Idade Média existe uma lenda: para saber se uma pessoa estava dizendo a verdade ou não, era necessário que ela colocasse a mão dentro da boca. Se ela estivesse mentindo, a boca devoraria a sua mão.
Era costume os homens levarem suas esposas e ao pedir que colocassem a mão, começavam a fazer perguntas, especialmente sobre fidelidade!
Em frente, o Templo de Hércules Victor, em formato circular, adornado por colunas, todo em mármore branco, dedicado a Hércules que matou o gigante Cacus.
Seguimos para ver as ruinas dos Palácios Imperiais do Palatino, onde existe a caverna Lupercal, onde, segundo a lenda, Rômulo e Remo foram criados.
Seguimos para as Termas de Caracalla, complexo de banhos de 217. Era uma das 7 maravilhas de Roma, por sua decoração requintada e obras.
Seguimos para ver a Pirâmide de Caio Cestio que foi construída como cláusula de recebimento da herança entre os anos de 18 e 12 a.C.. Vizinha à pirâmide está a Porta de São Paulo, que dava acesso à Roma antiga.
Pegamos um metrô até a estação Largo di Torre Argentina, uma praça com ruínas dos templos da República Romana e Teatro de Pompeu, para seguirmos para Trastevere. Atravessamos a Ponte Garibaldi sobre o Rio Tibre, pela Ilha Tiberina.
Finalizamos o dia na Piazza Santa Maria in Trastevere, onde visitamos a Basílica de Santa Maria em Trastevere, a mais antiga das igrejas dedicadas a Nossa Senhora em Roma. Veja um vídeo que fizemos do Interior da Basílica de Santa Maria em Trastevere.
Aproveite que está na região e jante merecidamente em um dos muitos restaurantes da praça e proximidades.
Ficou faltando alguma coisa no nosso passeio? Envie um comentário para nós.
Veja também: