No primeiro dia do Roteiro de 2 dias em Florença, vamos percorrer as ruas, igrejas, museus e ficar encantados com a cidade Berço do Renascimento.

A primeira providência a se tomar em um roteiro “apertado” é comprar todos os ingressos antecipadamente para evitar desperdício de tempo em filas ou surpresas desagradáveis que implicariam reajustes de última hora na programação.

Assim, comprei antecipadamente os ingressos da Galleria dell’Accademia, da Cappelle Medicee, da Galleria Uffizi (que visitaremos no outro dia do roteiro), online nesse endereço aqui, e do Duomo, online nesse endereço aqui.

Galeria dell’Accademia

Começamos o passeio pela Galeria dell’Accademia, no primeiro horário, para vermos, principalmente, o famoso David, de Michelângelo e o Rapto das Sabinas, de Gianbologna. É um museu pequeno que não nos tomou muito tempo.

Como me senti pequeno (eu tenho 1,93m) ao lado da talvez mais famosa escultura do mundo. A perfeição com que foi executada é impressionante.

A elegância dessa figura e a serenidade de sua pose nunca foram superadas, nem os pés, nem as mãos e a cabeça, cujas proporções e beleza harmoniosa estão em sintonia com o resto da obra. Certamente, qualquer pessoa que tenha visto o David de Michelangelo não tem necessidade de ver mais nada esculpido por qualquer outro escultor, vivo ou morto.”

Giorgio Vesari

Vejam os 2 vídeos que fiz tentando dar uma volta completa ao redor do Rapto das Sabinas e do David.

Duomo di Firenze

A próxima atração a ser visitada é o Duomo di Firenze, a Santa Maria del Fiori, construída entre 1296 e 1436, com 153m de comprimento, 90m de largura e uma cúpula de 54m, com capacidade para acomodar 30 mil pessoas.

Catedral de Santa Maria del Fiori

Apenas a visita interna da igreja é gratuita. Você precisará do ingresso para visitar a cripta, a cúpula, o batistério e o campanário. Segui uma ordem para visitar o Duomo levando em conta que é preciso agendar horário para subir até a Cúpula de Brunelleschi e para subir no campanário.

Primeiro, visitamos o interior da igreja e depois descemos até a Cripta, que fica no subsolo, para ver as ruínas e os vestígios da igreja original.

Seguimos então para ver os afrescos na Cúpula de Brunelleschi. Foram contados exatos 463 degraus sendo que, na parte final da subida, é por uma escada bastante estreita e inclinada. Mas, ver de perto os afrescos que representam o Juízo Final, de Giogio Vasari e Fedderico Zuccari, recompensa quaisquer esforços dispensados na subida. 

Cúpula de Brunelleschi
O afresco Juízo Final, de Giogio Vasari no interior da famosa Cúpula de Brunelleschi

Vejam os vídeos que fizemos dos Afrescos do Duomo de Florença e a Vista da Cúpula do Duomo de Florença.

Continuamos a visita no Batistério. Ele tem formato octogonal, característico do estilo fiorentino. Observar, primeiramente as famosas portas de bronze. O interior, todo dourado, impressiona, com seu mosaico sobre o “Ultimo Julgamento” em destaque. Veja o vídeo do Batistério do Duomo de Florença.

Batisterio - Mosaico o Último Julgamento
Batisterio – Mosaico o Último Julgamento

Finalizamos a visita ao Duomo no Campanário, a torre ao lado da Catedral. Novamente, dispusemos de todas as nossas forças para subir por uma escada bem estreita 414 degraus. Realmente, vale a pena o esforço. SE você for subir em apenas um deles, suba na Torre! A vista da cidade será a mesma, mas você terá o Duomo no cenário.

Cappelle Medicee

Nossa próxima parada foi na Cappelle Medicee, o mausoléu concebido por Brunelleschi e construída por Michelangelo e Buontalenti.

Detalhe da cripta da Capela dos Medici

Vejam os vídeos que fizemos da Capela dos Príncipes, da Capela dos Medici e dos detalhes da Cúpula da Capela dos Medici.

Piazzale Michelangelo

Para finalizar o dia, pegamos o ônibus 12 (também poderia ter sido o 13), que sai do centro de Florença e nos leva para ver o pôr do sol na Piazzale Michelangelo.

Pôr-do-Sol na Piazzale Michelangelo, com a réplica em bronze do David, observando do alto Florença.

Veja o vídeo que fizemos com a  maravilhosa Florença vista da Piazzale Michelangelo.

 

O que ficou faltando no nosso passeio por Florença? Complemente com suas dicas, sugestões e fotos, deixando um comentário para nós.

 

Veja também:

Roteiro Florença 2 dias – Dia 2

 

Vai para Florença?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

2 Comentários

  1. Parabéns pela rica matéria dessa linda cidade que respira arte por todos os cantos!! Ficamos apaixonadas por essa cidade, aliás pela Itália toda!!!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      A Itália é um destino que nos enche de beleza e conhecimento. Florença, como nenhuma outra, transmite isso intensamente. A cidade inteira é um lindíssimo museu. Saudades enormes de lá. Também fiquei apaixonado por Florença, Avelina, e pela Itália inteira que já pude conhecer.

Deixe um Comentário