Se nos pedissem para elegermos algumas opções de lugares como “O Paraíso na Terra”, certamente os Lagos de Plitvice estariam no páreo.

O Parque dos Lagos Plitvice

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice (Plitivicka Jazera, em croata), tem 300 km2 de área e foi declarado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. São 16 lagos de águas cristalinas, nos mais diferentes tons de azul e verde, que de acordo com a incidência do sol, variam do esmeralda ao turquesa. Os lagos são conectados por cachoeiras de todos os tamanhos, divididos em dois grupos: Lagos superiores (12 lagos) e Lagos inferiores (4 lagos). Os passeios são feitos pelas passarelas de madeira que cruzam os lagos e nos caminhos de terra que o margeiam, além de uma parte com travessia de barco.

Como Chegamos

Para chegarmos lá, compramos online as passagens de ônibus saindo de Zagreb, Bus Terminal às 5:45, chegando em Plitvice Lakes às 08:10 e a de retorno para Zagreb partindo 16:45 com chegada às 19:00. O ônibus nos deixa na Entrada 1 do parque, onde compramos o ingresso. No local há uma agência de informação, uma pequena casa de câmbio, um mini-mercado e um guarda-volumes.

A nossa rota

Entramos no parque pela Entrada 1 e pegamos uma trilha, de onde víamos os lagos baixos, até a Estação 1 (ST1), parada do ônibus do parque, que nos levou para a Estação 2 (ST2). Por mais que dê vontade de ir direto para os lagos baixos, deixe para o fim do passeio. Quanto mais cedo você chegar lá em cima, menos turistas no seu caminho.

Chegando na Estação 2 (ST2), trocamos de ônibus e fomos para a Estação 3 (ST3), lá no alto do parque, onde começamos a explorar o parque de verdade pela Rota E. Foi uma caminhada de aproximadamente 1:30h, na maior parte descida, à beira do lago, até o ponto onde pegamos o barco para a travessia mais longa que durou 20 minutos.

Ao descer do barco, encontramos banheiros e restaurantes onde almoçamos. Continuamos, então, pela Rota K, que sobe um pouco o morro até o alto da maior das cachoeiras do parque, em uma subida relativamente tranquila. Para descer, pegamos a trilha de escadas até a parte de baixo da cachoeira.

O lago baixo é lindo

Terminamos de explorar os lagos de baixo e depois pegamos uma outra subida até entrada principal, onde pegamos o ônibus, agora do outro lado da estrada, de volta para Zagreb.

Foi um passeio excepcional. É imperdível conhecer os Lagos Plitvice para quem vai à Croácia.

 

Faltou alguma coisa no nosso passeio? Deixe um comentário, ou envie um e-mail para nós, contando como foi sua experiência de Ser Turista nesse paraíso!

 

Vai conhecer os Lagos Plitvice na Croácia?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

2 Comentários

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Certeza que você irá amar a Croácia. Você que gosta muito de natureza, cachoeiras, lagos, os Plitvice Lakes são o paraíso. É um país de belezas únicas. A costa banhada pelo Adriático enche os olhos. É um contraste de um mar de cor turquesa intenso com as montanhas no horizonte. Mil coisas pra fazer por lá! Pode confiar que é satisfação na certa. Depois, quando viajar para lá, conte para nós como foi sua experiência de Ser Turista na Croácia!

Deixe um Comentário