Hoje, visitamos a famosa cidade da Torre Inclinada, Pisa, e a sua vizinha medieval, Lucca. É um dos passeios de um dia mais realizados por quem visita Florença. Vamos?

Pisa

Pegamos o trem da Trenitalia na estação Firenze Santa Maria Novella e, em aproximadamente 1 hora, chegamos na estação Pisa Centrale.

Em frente à estação, você pode pegar um ônibus números 1, 3 ou 11 que levará até a região onde fica a Torre. Ou pode fazer como nós: ir caminhando pela Via Francesco Crispi, atravessando o Rio Arno, observando as construções em tons de amarelo e bege.

Não deixe de observar junto à margem do Rio Arno uma pequena igreja branca que se destaca entre as casas pastéis, a Igreja Santa Maria della Spina, de 1230, criada para abrigar um dos espinhos da coroa de Jesus Cristo.

Rio Arno e a Igreja Santa Maria della Spina – Pisa

Seguimos para o Campo dei Miracoli, conhecido também por Piazza del Duomo, onde estão as principais atrações da cidade: a Catedral de Pisa, o Batistério, o Camposanto e o famoso Campanário Inclinado.

Campo dei Miracoli
Torre de Pisa

Veja aqui os vídeos que fizemos da Piazza di Pisa e do Interior do Duomo de Pisa.

Anjo Caído – Pisa

Retornamos à Estação Pisa Centrale e pegamos um trem para conhecer Lucca. Aproximadamente 30 minutos de trem separam Pisa e Lucca.

Lucca

Lucca é uma cidade medieval murada, com ruas de paralelepípedos que ainda preservam o plano das ruas da Roma antiga.

Nossa primeira parada foi no Duomo di San Martino, construída na segunda metade do Século VI. Sua fachada foi inspirada na Catedral de Pisa.

Duomo di San Martino – Lucca

Seguimos para a Piazza S. Michele para ver a igreja de S. Michele in Foro, que foi a primeira construção em estilo romântico de Lucca. Ela foi construída onde funcionou o antigo fórum da cidade romana, Papa Alexandre II, de 1070.

Igreja de S. Michele in Foro – Lucca

Seguimos para a Torre Guinigi, a torre mais importante de Lucca, com seus 44m de altura, e uma das poucas remanescentes da cidade que já teve mais de 250 torres. Após subirmos exatos 230 degraus (sim, eu conto os degraus das torres para distrair a cabeça na subida), chegamos no famoso jardim suspenso no telhado, onde estão plantados carvalhos seculares. Reza a lenda, que os carvalhos foram plantados  para que a torre ficasse ainda mais alta. Veja um vídeo que fizemos no jardim da Torre Guinigi.

Jardim da Torre Guinigi e um dos Carvalhos Seculares

A Torre dell’Orologio, com 50m de altura está ao lado da Torre Guinigi. Optamos por subir naquela em razão do jardim.

Torre dell’Orologio – Lucca

Finalizamos o nosso passeio percorrendo parte da Muralha Medieval da cidade que circunda o centro histórico. É possível caminhar por cima dela. São 4km de extensão, até 12m de altura e mais de 400 anos de história.

Aqui, retornamos para a estação e terminamos nosso bate-volta de Florença para conhecer as cidades de Pisa e Lucca.

Você tem alguma informação para enviar para nós do que ficou faltando no nosso passeio? Deixe um comentário com sua dica!

Vai para Pisa ou Lucca?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

Deixe um Comentário