Quantas vezes você poderá dizer às pessoas que já comeu em uma prisão? O Restaurante Linnankellari é aquele lugar em Helsinki que oferece essa experiência fora do comum.

O restaurante

Linnankellari, que significa “adega do castelo” em finlandês, é o apropriado nome do restaurante Instalado no porão de uma antiga cadeia, onde hoje funciona o sofisticado Hotel Katajanokka. O design do Restaurante Linnankellari ainda reflete o ambiente do antigo refeitório da prisão original, criando uma experiência de restaurante contemporânea e atmosférica onde alguns dos criminosos mais famosos da Finlândia já fizeram suas refeições.

Ele foi remodelado para proporcionar ao restaurante um ambiente agradável, com mobiliário azul-escuro que contrasta com as antigas paredes de tijolo. A área do bar manteve suas pequenas janelas originais, permitindo que apenas uma pequena quantidade de luz entre, dando ao restaurante um ambiente acolhedor.

Parte do patrimônio do edifício também foi preservada: na parte de trás do restaurante, encontra-se uma antiga cela de prisão mantida intocada. Grafites criados pelo prisioneiro que ocupou o quarto, bem como um uniforme prisional, podem ser vistos durante a visita.

O jantar

Além de pratos simples, como hambúrgueres e batatas fritas (incluindo o celebrado  “jail burger”), o restaurante também serve iguarias finlandesas, como renas grelhadas, vendace (um peixe branco de água doce finlandês) defumado e compota de blueberries – um mundo bem distante do que os ex-prisioneiros comiam. Os pratos são preparados com os melhores ingredientes sazonais: locais, orgânicos e frescos!

O restaurante serve um menu degustação, com opção de harmonização, que foi nossa escolha.

Logo que sentamos, água Thoreau, canecas de alumínio em mais uma alusão ao ambiente prisional, e uma cesta com pães variados e manteiga com raspberry salt nos foram servidas. Prosecco foi nossa harmonização.

A entrada, que já mostrava tudo que nos aguardava, foi um peixe levemente salgado. com maçãs flambadas e salada. Para harmonizar, um vinho branco.

De prato principal, foi-nos servido o celebrado “Dukkah”: peito de pato local com mistura de especiarias dukkah, sementes e acompanhamentos da estação. Espetacular! A harmonização foi um vinho tinto encorpado.

Em seguida, experimentamos um queijo local de sabor marcante, com manteiga de caramelo e pó de raspberry, que preparou nosso paladar para a sobremesa.

Finalizamos nosso jantar com um inusitado crème brûlée de espinheiro marítimo escondido sob um creme de queijo quark com mel de urze e morangos. Delicioso! A harmonização foi feita com champagne.

Restaurante Linnankellari - Helsinki

 

O Restaurante Linnankellari foi nosso parceiro em Helsinki e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

 

Serviço:
Linnankellari Restaurant
Endereço: Hotel Katajanokka / Merikasarminkatu 1a, Helsinki, Finlândia
Contatos: Telefone: +358 9 686 450 / e-mail: sales@hotelkatajanokka.fi

 

Vai para Helsinki? 
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

20 Comentários

  1. Cada sabor excêntrico que experimentamos!!!
    Nunca passou pela minha cabeça que eu iria fazer uma “refeição de preso” hahahaha
    Tudo maravilhoso!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Adorei esse restaurante. A comida estava deliciosa e o atendimento era primoroso.
      Super beijo.

  2. Você encontra os locais mais diferentes da face da terra para se hospedar e também ter refeições! Amei mais essa dica diferentona, bem meu estilo!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu adoro essas aventuras diferentes, Amanda. O restaurante é maravilhoso: comida surpreendente e atendimento impecável.
      Super beijo.

  3. Caroline Rodrigues Responder

    Amei esse restaurante! Adoro seu blog! Comer em lugares diferentes é um dos meus programas favoritos nas viagens!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também amo experimentar lugares, Caroline. o Linnankellari é fabuloso. Amei o jantar!
      Super beijo.

  4. Nossa eu também teria escolhido esse menu degustação.. AMO menu desgustações.. Amei todos os passos desse menu. Em Mendoza eu fiz um menu de 7 passos em uma bodega chamada Nieto Senetinier. Foi uma das melhores refeições da minha vida.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Sempre uma surpresa maravilhosa esses menus degustação, Cintia. Anotei sua dica!
      Super beijo.

  5. Manuela Almeida Responder

    Adorei o post! Comida boa em um ambiente super diferente deve ter sido uma ótima experiência!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Foi um jantar maravilhoso, Manuela. Recomendo muito esse restaurante. Experiência única.
      Super beijo.

  6. Adorei essa dica. Que lugar diferente né? Eu também sou das que apreciam um menu degustação. Adoro

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Menu degustação pra mim sempre foi a melhor escolha, Betina. Eu amei esse restaurante!
      Super beijo.

  7. MARIA CAROLINE Responder

    Lucio, acho demais esses Roteiros gastronomicos. Está até me inspirando a escrever sobre minhas experiências também!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Essas experiências gastronômicas são tão gostosas né, Maria Caroline. Eu adoro essas referências nas minhas viagens. A gente já vai sem medo de errar!
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também sou super fã de um tour gastronômico, Larissa. Faz parte das viagens uma imersão na culinária local!
      Super beijo.

  8. Nossa, fico imagino o clima no lugar… pelas fotos, me lembrou o Memorial da Resistência, da época da ditadura militar, que existe em SP

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Foi uma experiência maravilhosa o jantar, Renata. Se não fossem referências ao ambiente prisional que outrora ali existiu, não se saberia que já se tratou de um antigo refeitório da penitenciária. Fiquei curioso para conhecer o Memorial da Resistência.
      Super beijo.

  9. Lúcio, já leio seu blog há tempos e seus últimos posts me deixaram curiosa com uma coisa: como você descobre estes lugares tão diferentes e incríveis? 🙂

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Antes de mais nada, muito obrigado por acompanhar minhas viagens. Fico muito feliz mesmo! Em relação aos lugares, muitos deles eu descubro em posts no instagram e dicas de blogs de viagem. Surge em mim a “necessidade” de conhecer. E também sempre pesquiso “restaurantes/hotéis/passeios imperdíveis” nas cidades que vamos visitar.
      Super beijo!

Deixe um Comentário