Você já pensou em dormir em um presídio? O fantástico Hotel Katajanokka oferece essa diferente, e inesquecível, experiência.

O Hotel Katajanokka, que você pode reservar aqui, está localizado em uma pequena península perto de alguns dos principais pontos turísticos de Helsinque.

“É um hotel único, onde o design chique, conforto absoluto e serviço personalizado se encontram em uma antiga prisão histórica”.

É o edifício de hotel mais antigo da Finlândia. Foi construído em uma prisão de 1837, de arquitetura gótica e tijolos vermelhos, com a intenção de parecer sinistra do lado de fora e deprimente no seu interior. As atividades carcerárias foram encerradas em 2002 porque a prisão não atendia mais aos requisitos do tratamento correcional moderno no que diz respeito às suas estruturas e instalações.

E, ao prédio da prisão, que é protegido pelo Conselho Nacional de Antiguidades e Monumentos Históricos, foi atribuído em maio de 2007 um novo propósito: a remodelação em um hotel confortável, elegante e cheio de história.

Hotel Katajanokka - Helsiniki

Uma intensa reforma transformou internamente o presídio em um luxuoso hotel que manteve originais as paredes altas, sua fachada de tijolos vermelhos, pátios e o muro de grande perímetro ao redor do parque tombados como Patrimônio Histórico.

As celas foram transformadas em quartos modernos e confortáveis cujas espessas paredes garantem um perfeito isolamento acústico. Conta ainda com um bom banheiro de piso aquecido com amenidades de banho, mesa de trabalho, armário com cofre, frigobar e poltrona.

O hotel mantém também celas originais, incluindo uma solitária, para podermos avaliar a transformação feita para os padrões de hotelaria.

O restaurante do hotel, o Linnankellari, fica no subsolo, com pouca iluminação, paredes de tijolos e piso pavimentado. Os hóspedes se sentam em cadeiras de couro nas mesas de madeira cuidadosamente arranhadas para evocar a “aspereza” da vida na prisão. Você também pode ver mais do restaurante em um jantar especial que fizemos, aqui.

O café da manhã é bastante farto e variado, com frutas, pães, itens de confeitaria, ovos, queijos, frios e embutidos, panquecas, cereais, iogurtes, sucos, vitaminas, e várias outras opções locais.

Para passeios em Helsinki, o hotel disponibiliza bicicletas, mas também é bem fácil de se chegar ao porto e ao centro a pé, ou utilizando o Tram 4.

E, para os supersticiosos, cinco clérigos abençoaram o hotel antes de sua inauguração “para expelir qualquer mal residual e encorajar novas energias no prédio”.

 

O Hotel Katajanokka foi nosso parceiro em Helsinki e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

 

Resumo

Acomodação: Quarto amplo banheiro amplos e bem iluminados. Cama confortável e estação de trabalho grande.

Localização: Próximo às atrações da cidade e de frente para a parada do tram 4.

Atendimento: Equipe atenciosa e prestativa.

Alimentação: Café da manhã variado em sistema buffet.

Facilidades: Internet wi-fi gratuita de excelente qualidade.

Endereço: Merikasarminkatu 1a, Helsinki, Finlândia – Tel.: +35 89686450.

 

Vai para a Helsinki? 
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

22 Comentários

  1. Achei incrível a experiência de ficar hospedado em uma antiga prisão!
    A parte do trem de superfície passar exatamente em frente, conectando para o centro que também já é perto, foi um ótimo diferencial!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Foi interessante demais né, Alisson. As instalações são maravilhosas e a localização é excelente.
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Morri de amores pelo hotel, Camila. Nunca pensei que ficar preso fosse tão maravilhoso.
      Super beijo.

  2. Maiara Barbosa Responder

    Gente, essa primeira foto me chamou muito a atenção! HAHA
    Adorei as dicas e experiências neste hotel

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      O hotel além de tudo e ser muito fotogênico, Maiara, é pura diversão!
      Super beijo.

  3. Esse é o típico hotel que eu gostaria muito de me hospedar, adoro essas histórias sobre o que eram as construções antes e caramba, é recente que deixou de ser um presídio hein? Muito bom o post, adorei mesmo!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também amo esses lugares cheios de história e beleza, Juliana. Foi uma transformação incrível, né?
      Super beijo.

  4. Nossa! Deve ser uma experiência e tanto!!! Nunca me imaginei em um hotel presídio! Deve ser demais!!!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu amei ficar hospedado no Katajanokka Hotel, Rafaela. Foi uma experiência inusitada!
      Super beijo.

  5. Nossa que experiência diferente! Eu gosto de tudo o que é diferente e temático, e creio que deva ser interessante! Valeu pela dica!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Foi incrível, Cintia. É um super hotel, com muito conforto e ótima localização.
      Super beijo.

  6. Cara!! Imagina que louco ficar hospedado num lugar que era uma prisão?!? Demais!! E que trabalho de arquitetura fizeram aí hein? Pq parece extremamente luxuoso!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Foi incrível adentrar os muros do antigo presídio e deparar com um hotel chiquérrimo, Ana Ligia. Inesquecível a experiência.
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Quando descobri esse hotel, Carol, meu coração chega disparou de emoção. Também amo esses lugares cheios de história e diferentes.
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Recomendo demais o hotel, Débora. Foi uma experiência maravilhosa.
      Super beijo.

  7. Que experiência inusitada! Muito interessante ver o prédio todo antigo por fora e por dentro ser completamente diferente e moderno. O Hotel Katajanokka arrasou na obra e em como aproveitar o antigo presídio.
    Deve ter sido íncrivel ficar hospedado com eles.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu amei a hospedagem nesse presídio, Jéssica. O prédio foi muito bem readaptado. Recomendo demais!
      Super beijo.

Deixe um Comentário