Fomos em Xi’an para conhecer o Exército de Terracota e descobrimos uma cidade linda, repleta de atrações e monumentos.

Logo que nos aproximamos de Xi’an, antiga Capital da China, uma densa névoa cobria a cidade. A poluição era intensa. O nariz logo irritou e os olhos lacrimejavam. O aplicativo de Tempo do celular acusava nível crítico de poluição.

Momentaneamente, nos distraímos do desconforto do ar quando adentramos a cidade murada de Xi’an. O contraste das cores das construções com o céu escuro e a névoa nos impressionou bastante, deixando claro que haveria muito mais o que fazer do que apenas ver o famoso exército. Veja o snap-vídeo que fizemos da entrada da cidade murada em Xi’an.

Fizemos um passeio para reconhecimento de área em frente ao nosso hotel. Veja o senap-vídeo que fizemos da nossa primeira impressão de Xi’an.

Torre do Tambor

Uma chuva abençoada que caiu durante a noite fez com que essa névoa tóxica se dissipasse, ou pelo menos ficasse amenizada.

Tínhamos nos programado de ir conhecer os Guerreiros de Terracota por conta própria, saindo bem cedo, num trajeto de 1 hora de ônibus, aproximadamente. Com a leve garoa e preocupados com o desgaste pela qualidade do ar, optamos por contratar um guia que nos levasse. O passeio ainda incluiu a Banpo Village e Huaqing Palace.

Dia 1

Banpo Village

Nossa primeira parada foi no museu Banpo. É um sítio arqueológico descoberto em 1953, que mostra resquícios de uma civilização que viveu no período neolítico e impressiona o excelente estado de conservação de alguns esqueletos. Maquetes e simulações virtuais mostram como era a vila, suas construções e modo de vida dessa população.

Jardins do Banpo Village

Fizemos os registros da visita nos snap-vídeos do Jardim do Banpo Village,  das ossadas encontradas nas escavações, das tumbas com 4 garotas e 2 homens , da representação do modo de visa e da maquete da vila.

Exército de Terracota

Exército construído a mando do imperador Qin Shihuang, para guardar seu mausoléu: guerreiros, cavalos e carruagens feitos em tamanho real.

O lugar da construção do Mausoléu era secreto, após o termino dos trabalhos, o Imperador ordenou que as portas fossem fechadas com os trabalhadores lá dentro, assim eles não poderiam indicar a localização do mausoléu que ficou perdido e esquecido até 1974 quando foi encontrado por um fazendeiro que cavava um poço de água no local.

Exército de Terracota

Os Guerreiros originais eram coloridos mas, quando desenterrados, perdiam a cor em minutos. O Governo mantém uma parte não escavada, até que haja uma tecnologia que permita preservar as cores originais.

Estimativas atuais são de que nos três poços que contêm o Exército de Terracota, havia mais de oito mil soldados, 130 carruagens com 520 cavalos e 150 cavalos de cavalaria, a maioria dos quais ainda estão enterrados.

Outras esculturas de terracota não-militares também foram encontradas em outros poços e incluem funcionários, acrobatas e músicos.

Guerreiro de Terracota com seu cavalo

Os detalhes das esculturas impressionam, foram reproduzidos os penteados de cabelo, acessórios, o tipo físico do soldado, as feições do rosto, as armas, etc.

Exército de Terracota

Veja os snap-vídeos que fizemos do Pit 1 do Exército de Terracota, dos detalhes dos cavalos puxando uma carroça, e dos detalhes do Guerreiro de Terracota.

Huaqing Palace

Huaqing Hot Springs era as termas de verão do imperador chinês onde ele ia com as concubinas. Fica aos pés do Monte Li de onde brotam águas termais, que permanecem funcionando até hoje. É famoso por sua paisagem de primavera e pela trágica história de amor do imperador Xuanzong (685- 762) e sua concubina Yang Guifei na Dinastia Tang (618-907), eternizada no poema de Bo Zhuyi, O Eterno Remorso, no qual o fantasma de Yang Guifei, aparece ao imperador.

Lago dos Nove Dragões

O Lago Nine-Dragon, artificial, tem 6339 m², constitui um dos principais locais do Palácio de Huaqing e reflete em suas águas um complexo de construções intercaladas com salgueiros e rochas.

Ponte do Arco-Íris Voador

Veja os snap-vídeos que fizemos do Lago dos Nove Dragões, dos Alunos brincando no Palácio Huaqing, do Lago superior do Palácio Huaqing e das Piscinas termais no Palácio Huaqing.

Dia 2

Bell Tower

A Torre do Sino foi construída em 1384 durante a dinastia Ming, e é um símbolo da cidade de Xi’an e um dos maiores desse tipo na China. Contém vários sinos de bronze da Dinastia Tang. A base da torre é quadrada ocupando uma área de 1.377 m². A torre é uma estrutura de tijolos e madeira com 40 metros de altura.

Torre do Sino

Veja os Snap-vídeos que fizemos da  Torre do Sino, do interior da Torre do Sino e de Xi’an vista da Torre do Sino.

 

Drum Tower

A Torre do Tambor, também construída em 1380 com a Torre do Sino, é um dos símbolos da cidade. Recebeu esse nome em razão do enorme tambor localizado no prédio. Enquanto na Torre do Sino o sino soava ao amanhecer, o tambor batia ao pôr do sol para indicar o fim do dia. No primeiro andar da Drum Tower tem um corredor repleto de tambores grandes que simbolizam a boa fortuna.

Torre do Tambor

Veja o snap-vídeo que fizemos da Torre do Tambor, do Corredor dos Tambores, do interior da Torre do Tambor e do show de bateria realizado diariamente na Torre do Tambor.

Xi’an Ming Wall

A Muralha de Xi’an é a mais conservada da China Medieval, começou a ser construído em 194 a.C e levou 4 anos para ser concluído, medindo 25,7 km de comprimento e tinha entre 12 e 16 metros de altura até a base, cercando uma área de 36 km². Hoje, cerca todo o centro antigo de Xian e possui 14 km de extensão. É mais completa muralha que sobreviveu na China, sendo um dos maiores sistemas de defesa militares antigos do mundo. 

Xi'an Ming Wall - China
Xi’an Ming Wall

A muralha tem quatro portões principais com até 12 metros de altura e 18 metros de espessura, utilizadas como museus ou departamentos públicos e que antigamente era a única maneira de sair ou entrar na cidade. Subimos na muralha pelo South Gate. Lá em cima, se tem uma visão panorâmica da cidade e podemos andar pelas muralhas alugando uma bicicleta.

Muslim Quarter

O Bairro Mulçumano fica no centro da cidade antiga de Xian, com muitas barracas e luzes noturnas, onde os turistas se concentram para comer muitos itens diferentes em diversas barracas e lojas da principal rua do bairro. Veja o snap-vídeo que fizemos no Bairro Mulçumano.

Bairro Mulçumano

Finalizamos aqui nossa viagem em Xi’an. Recomendamos muito que se explore a cidade. Xi’an é muito mais que apenas o maravilhoso Exército de Terracota e nos surpreendeu demais.

 

Faltou alguma coisa no nosso roteiro de Xi’an? Deixe um comentário, ou nos envie um e-mail, contando como foi sua experiência de Ser Turista em Xi’an.

 

Vai para Xi’an?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

18 Comentários

  1. Mairim Serafini Responder

    Que lugar incrível. Eu nunca havia ouvido falar de Xian e exército de Terracota, fiquei impressionada com esse post. Obrigada por compartilhar. Ta aí mais um lugar intrigante pra colocar na lista dos lugares para visitar.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Xi’an é incrível mesmo, Mairim. Eu fiquei hipnotizado diante do Exército de Terracota. A cidade tem muito a oferecer e me encantou. Recomendo muito a viagem!
      Super beijo.

      • Que lugar incrível! E esse exército de terra cota que coisa mais linda! Apaixonada por Xi’an

        • Lúcio Costa Júnior Responder

          Eu me encantei com Xi’an, Noelia. Tinha muita vontade de ver o Exército de Terracota de perto e fiquei fascinado com tanta majestade!
          Super beijo.

  2. Adorei seu post Lúcio, pois não conhecia Xian e seu exército de terracota, fiquei impressionada. Mais um destino para nossa listinha.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Fico muito feliz em saber que gostou de conhecer Xi’an e o incrível Exército de Terracota, Hebe. Realmente é um destino impressionante. Amei conhecer!
      Super beijo!

  3. Eu vi algumas estatuas dos guerreiros de terracota em uma exposição que teve a MUITOOOOOSSS anos atrás no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Mas vem em Xian deve ser uma experiencia ainda mais incrível. Com certeza quero visitar quando for para a China! Boas dicas!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Desde que tomei conhecimento desse Exército de Terracota, sempre tive vontade de visitar os galpões. Foi a realização de um sonho. Foi emocionante.
      Grande abraço!

  4. Lúcio! Obrigada por compartilhar a sua visita em Xi’an e sobre o belíssimo monumento Exército de Terracota. De fato, imagino o difícil perrengue da poluição e todo o seu desconforto. Que bom que, mesmo assim, vocês conseguiram fazer um passeio tão frutífero! Eu quero muito conhecer Xi’an e ter o privilégio de conhecer tantos monumentos históricos tão interessantes como o Exército de Terracota! Parabéns pelo post!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Outro sonho que realizei na China foi conhecer o Exército de Terracota, Deyse. Foi incrível demais a viagem. Certeza de que vai amar conhecer também!
      Super beijo.

  5. Norma Carvalho Responder

    Quanta coisa interessante tem para se fazer na China. Nunca foi um desejo meu conhecer a China e agora, após ler o seu site e seus posts, tenho repensando essa possibilidade.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu sempre tive muita vontade de conhecer a Cidade Proibida e a Grande Muralha. Aproveitei a oportunidade e fui conhecer Xi’an em razão do Exército de Terracota sempre ter me despertado curiosidade. Eu me impressionei muito com a cidade, Norma. Valeu demais a viagem!
      Super beijo.

  6. Fabíola Moura Reis Fabíola Moura Responder

    Fiquei muito surpresa com a beleza e as opções de Xi’an, monumentos muito bem preservados meso depois de séculos. E o exército de terracota então, imbatível. Não sabia que podia chegar tão pertinho, deve ser uma experiência inesquecível.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também me surpreendi bastante com a cidade, Fabíola. O Exército de Terracota é imbatível. Amei!
      Super beijo.

  7. Ângela Martins Responder

    Ahh, que post incrível! Eu queria ter colocado Xi’an No nosso roteiro, mas não consegui. Mas achei que o único atrativo era o seu Exército de Terracota, não sabia desses outros lugares. Adorei as dicas!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Xi’an me surpreendeu, Ângela. Aproveitamos muito a cidade e me encantei com o Exército de Terracota. Valeu demais a viagem!
      Super beijo.

  8. Esse exéricito de terracota sempre me impressionou desde que vi o filme Mumia 3;
    Tenho vontade de conhecer pessoalmente. Eu achava que tinham pessoas dentro das estátuas rs

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também me impressionei com esse exército desde que o vi pela primeira vez, Cintia. Realmente parece que existem pessoas dentro de cada uma das estátuas. Elas são perfeitas!
      Super beijo.

Deixe um Comentário