Região Administrativa Especial da China, Hong Kong é conhecido pelo seu horizonte repleto de arranha-céus e um imenso porto natural.

O nome Hong Kong é originário do seu principal produto de exportação do período colonial, o Agarwood, uma madeira resinosa escura e perfumada. A sua presença constante no porto da cidade, fez com que ganhasse o apelido de “porto perfumado”.

Dia 1

Tsim Sha Tsui Promenade

Começamos o dia na Torre do Relógio, no lado continental, na Península de Kowloon, perto do Pier onde pegamos o o Star Ferry que nos levou até a Ilha de Hong Kong propriamente dita. Antes, claro, apreciamos e muito o famoso skyline que se eleva sobre as águas movimentadas do Porto da Baía Victória.

Veja o snap-vídeo que fizemos da travessia no Star Ferry.

HSBC Main Build

Sede do Banco HSBC, possui 180 metros de altura e é sustentado por 8 pilares externos. Foi o edifício mais caro até então construído. O prédio foi concebido para ser desmontado e transportado por navios no caso de uma invasão pela China continental/comunista. Uma curiosidade acerca do prédio são os 2 grandes leões de bronze que guardam a entrada. Eles resistiram a um grande tiroteio durante a 2ª Guerra Mundial e foram resgatados dos japoneses que os levaram para Osaka para serem derretidos. Os locais dizem que esfregar o focinho traz boa sorte.

Leão que protege a entrada da sede do HSBC

Por toda a região vimos pessoas agrupadas em papelões nas marquises dos prédios. Procuramos saber do que se tratava e descobrimos que eram as filipinas que prestam serviços domésticos no país.

Pelas leis trabalhistas, nos horários de almoço, fins de semana, folgas e etc., para não serem caracterizados como jornada de trabalho, elas não podem ficar nas residências dos patrões e ficam literalmente acampadas na rua, em barracas ou cercados de papelão, em razão do altíssimo valor dos aluguéis. Mesmo com toda a alegria dos grupos que faziam refeições coletivas, descansavam e conversavam, é chocante!

“Acampamento” das filipinas em pleno centro comercial de Hong Kong

Man Mo Temple

O Man Mo Temple foi construído em 1847 dedicado aos deuses da literatura (Man Chiong) e da guerra (Mo) e é o maior templo desse tipo da cidade. Destaque para o salão que tem dezenas de incensos gigantes em espiral pendurados no teto, deixando o ar carregado dos aromas de sândalo e incenso. Predominam o vermelho e o dourado, as cores da boa sorte e da prosperidade.

Victoria Peak

O Victoria Peak, carinhosamente chamada de The Peak, é o ponto mais alto de Hong Kong e a atração mais visitada da cidade. A vista lá de cima é sensacional. A forma mais usual para se chegar lá em cima é pegar o The Peak Tram, um funicular que leva até o The Sky Terrace 428, um edifício com várias lojinhas e restaurantes e um terraço com toda a vista de Hong Kong! Não vivenciamos a experiência do The Peak Tram. A fila estava enorme, com 2 horas de espera. Pegamos um uber e fomos aproveitar essas 2 horas apreciando a vista.

Hong Kong vista do The Peak
Symphony of Lights

Retornamos para a Tsim Sha Tsui Promenade, onde começamos o dia, para assistir o show de música e luzes nos prédios de Hong Kong, que acontece diariamente, às 20 horas. Os arranha-céus ganham luzes neon piscantes que dançam ao som de músicas chinesas! Registrado pelo Guinness como o maior show de luzes, laser e música permanente do mundo, o espetáculo sincronizado homenageia a energia, o espírito e a diversidade de Hong Kong.

Dia 2

Tian Tan Budha

Ver o famoso Buda Gigante, a maior estátua do Buda Sentado da Ásia, com34 metros de altura, em Lantau Island, foi uma aventura para nós. O teleférico Ngong Ping 360 estava fechado para manutenção nos cabos por 6 meses e a subida que por si só é uma atração turística imperdível que levaria 25 minutos numa subida de 6km, gastaríamos de uber até o buda aproximadamente 1:30h. Só que a viagem levou muito mais tempo porque o uber só poderia ir até determinado ponto da ilha de Lantau por razões de permissão de tráfego. Precisamos, então, conseguir um táxi, um de cor branca, que nos levasse até o alto da montanha.

Estávamos próximos ao City Gates Outlet e lá também não conseguimos o tal do táxi branco. Vimos, ao lado do outlet, um hotel Hilton. A solução encontrada para não ficarmos frustrados sem ver o Buda foi me passar por um hóspede do hotel. Fui até o hall dos elevadores e de lá já me fiz ser visto pelo concierge. Dirigi-me até ele e solicitei um transporte até o Buda só de ida! Ele, com dificuldade, depois de 30 minutos, conseguiu o táxi branco que nos levou até o alto da montanha. Para a volta, vários táxis estacionados esperavam os turistas. Todo esse sacrifício valeu a pena demais. O Buda Gigante é impressionante. O lugar é lindíssimo!

Tian Tan Buddha

Para chegar ao Buda, que fica no vilarejo Ngong Ping, subimos uma escadaria com 268 degraus. Além de ser visto por fora e permitir apreciar a vista dessa região montanhosa de Hong Kong, o Buda pode ser visitado por dentro, onde tem um pequeno museu com pinturas e homenagens a monges.

Po Lin Monastery

O Po Lin Monastery é um dos monastérios budistas mais importantes de Hong Kong. Fundado em 1906, abriga monges e é visitado por muitas pessoas que desejam realizar suas preces. O grande destaque é o salão que tem mais de 10 mil estátuas de Buda.

Polêmica

Eu, particularmente, não morri de amores por Hong Kong. Gostei muito de visitar e conhecer os seus pontos turísticos e templos, mas não me conectei com a cidade, ao contrário de Shanghai que foi amor à primeira vista!

Fiz fotos incríveis, cumpri todo o programado no meu roteiro de viagem e não tive nenhum problema na cidade. Sei que minha opinião pessoal é contrária a de todo mundo que conheço que já esteve por lá, mas não podia deixar de compartilhar aqui esse sentimento!

Você, que conheceu Hong Kong, concorda comigo? Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário, ou envie um e-mail para nós, contando como foi sua experiência de Ser Turista em Hong Kong.

Vai para Hong Kong?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

22 Comentários

1. Lúcio estou encantada por Hong Kong e todo o roteiro que você soube explorar tão bem! Atrativos turísticos que certamente eu gostaria de visitar todos! As edificações são maravilhosas, bem como seus monumentos! Que pena que você teve esse sentimento, porém conseguiu passear bem! Eu preciso ir lá pra ver o que sinto! Obrigada pela dicas e depoimento tão sincero!

• Lúcio Costa Júnior Responder

Gostei muito de ter conhecido HK e explorado seus atrativos, Deyse. Certeza de que vai gostar demais deles também! Quem sabe uma segunda viagem me faça sentir emoções diferentes e também me apaixonar pela cidade.

2. Mairim Serafini Responder

Eu gosto da sinceridade nos posts de viagem. Eu também tenho umas impressões as vezes diferentes de todo mundo que já foi em certo lugar. Acho que depende muito das expectativas também e do que estamos procurando. Mas gostei muito de ver Hong Kong pelo seu relato. Obrigada por compartilhar

• Lúcio Costa Júnior Responder

Como conto por aqui minhas experiências, achei que só mostrar o que vi em HK não seria suficiente. Sempre que comento isso com meus amigos, um “como assim você não gostou de lá?” é imediato! É como falei, não me conectei com a cidade. Mas valeu demais a pena conhecer!

3. Lucio, parabéns pela sinceridade no post. Acho bacana quando leio relatos normais e reais de quem viveu a história. parabéns mais uma vez pelas fotos, seus cliques são lindos sempre!

Muito obrigado, Hebe. Conhecer HK era um sonho antigo. Gostei demais de conhecer, de visitar os monumentos e atrativos. Mas não foi um amor à primeira vista. Quem sabe numa segunda visita, passe a ver com outros olhos!

4. Ângela Martins Responder

Sempre posts lindos e com muitas informações. Eu já gostei de Hong Kong“Kkk. Só não sabia que era O Porto Perfumado”. Mas concordo que Shanghai é mais interessante. Inclusive a vista dos prédios modernos não tem comparação. Passei 2 dias na Disney, e acho que isso fez diferença no meu julgamento. Adorei o parque!

• Lúcio Costa Júnior Responder

Todo mundo gosta bastante de HK mesmo, Ângela. Deve ter sido incrível visitar a Disney lá. Eu não cheguei a ir. É meu sonho de criança que ainda vou realizar.
      Super beijo.

5. Tenho muita vontade de conhecer Hong Kong e achei que você dividiu bem as atrações nos dias. Sempre gosto de incluir um dia a mais para conhecer restaurantes ou apenas curtir o local. Acho que vou gostar muito, mas depois te conto o que achei.

• Lúcio Costa Júnior Responder

Eu também sempre incluo restaurantes em minhas viagens. São experiências incríveis né, Leo? Depois compartilha sua opinião.
      Grande Abraço.

6. Eu ainda não conheço, tenho curiosidade, mas entendo perfeitamente, isso já aconteceu comigo várias vezes e acho que não temos mesmo que amar todos os destinos, com alguns nos conectamos mais do que outros. Quando for eu te conto como foi para mim.

Obrigada por compartilhar sua experiência

• Lúcio Costa Júnior Responder

Exatamente, Olívia. Tem lugares em que a conexão é imediata e outros que não nos fazem disparar o coração. Quero saber o que achou de lá!

7. normeide neto de carvalho Responder

Cada dia mais encantada com a China vista pelo seu olhar. Este post ¨Hong Kong , o porto perfumado eu adorei. Deu até vontade de conhecer.

• Lúcio Costa Júnior Responder

A China é um destino incrível, Normeide. Certeza de que irá adorar conhecer também!
      Super beijo.

8. Eu fui para Hong Kong ano passado e adorei a cidade e os pontos turisticos. A unica coisa que fiquei um pouco decepcionado foi com a Simponia das Luzes, eu esperava um pouco mais, kkkkk. Mas no geral é um lugar que recomendo a visita! Boas dicas

• Lúcio Costa Júnior Responder

Poisé, todo mundo adora a cidade. Tenho de voltar lá para ver se o sentimento muda. Eu também tinha bem mais expectativa pelo show de luzes, mas valeu apreciar.
      Grande abraço.

9. Fabíola Moura Responder

Interessante seu ponto de vista sobre a cidade, tem lugares que a gente simplesmente se apaixona, já outros não temos essa sintonia mesmo. Não sabia da origem do nome Hong Kong , aprendi com você. Legal o olhar sem glamour da rotina da cidade.

• Lúcio Costa Júnior Responder

Eu adoro essas curiosidades dos lugares que vou conhecer, Fabíola. Numa outra oportunidade, espero ver HK com outros olhos.

10. GISELE PROSDOCIMI Responder

Oi, Lúcio, que atrações maravilhosas você visitou, principalmente ver o Buda Gigante tão de perto. Pena que no final você não gostou de Hong Kong, algo dever ter te decepcionado e você nem percebeu o que foi. Mas acho que a viagem valeu assim mesmo, não é? Foram muitas coisas lindas que você conheceu, amei suas dicas.

• Lúcio Costa Júnior Responder

As atrações foram incríveis mesmo, Gisele. Me encantaram. A viagem valeu a pena demais. Só não foi um caso de amor a primeira vista pela cidade.
      Super beijo.

11. Meu sonho conhecer Hong Kong, “O Porto Perfumado”. Uma cidade tão cheia de história e lugares para visitar! Parabéns pelo post super completo, tá muito na minha lista!

• Lúcio Costa Júnior Responder

Certeza de que irá adorar conhecer Hong Kong. É uma cidade realmente cheia de história e lugares para se visitar.