Não há quem não se encante com a forma e as cores da Catedral de Brasília. É uma coroa de espinhos ou mãos em prece?

A Catedral de Brasília, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi o primeiro monumento a ser criado na cidade, inaugurada em 31 de maio de 1970.

Os Evangelistas

O italiano Alfredo Ceschiatti foi o responsável pelas quatro esculturas em bronze de 3m de altura que repesentam os evangelistas na praça em frente à entrada, e também pelos três anjos suspensos por cabos de aço no centro da nave.

Os anjos de Alfredo Ceschiatti

O batistério tem forma ovóide e, em suas paredes, um painel em lajotas cerâmicas pintadas em 1977 por Athos Bulcão.

A Catedral e o Batistério

O campanário é composto por quatro grandes sinos, presentes do Governo espanhol, em tamanhos diferentes.

Campanário da Catedral de Brasília

Para se ter acesso à nave da igreja passamos por uma rampa até o subsolo. Após atravessar esse túnel escuro, não há quem não fique boquiaberto com o contraste com o interior claro e colorido dos vitrais que se destacam ainda mais em razão dos pilares brancos e do piso de mármore.

Na cobertura da nave, um vitral composto por dezesseis peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco emarrom inseridas entre os pilares de concreto, projetados pela francesa Marianne Peretti.

O altar foi doado pelo papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida – São Paulo.

Interior da Catedral de Brasília e os vitrais de Marianne Peretti

A via sacra é uma obra de Di Cavalcanti. Na entrada da catedral, encontra-se um pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus, pintados por Athos Bulcão.

A Pietà, de Michelangelo, presente na Catedral de Brasília, é a primeira cópia em 500 anos de existência feita micromilimetricamente igual a original, exposta na Basílica de São Pedro. Foi reproduzida pelo museu do Vaticano, autorizada pelo Papa João Paulo II que a abençoou, levando 3 anos para ser concluída, executada em pó de mármore e resina.

Pietà

À noite, a Catedral recebe iluminação especial.

Catedral de Brasília à noite

 

Visitar a Catedral de Brasília é obrigatório para quem passa pela cidade.

 

Ficou faltando alguma informação neste post? Envie um comentário para nós!

 

Vai para Brasília?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

Deixe um Comentário