Kiev é um dos destinos europeus mais baratos para se viajar, famoso pelo turismo religioso por suas igrejas e monastérios, e o ponto de conexão entre as culturas russa e europeia.
KIEV
Kiev é uma das cidades mais antigas da Europa Oriental, fundada no Século V como um posto comercial na terra dos primeiros eslavos orientais. tornando-se o centro da civilização eslava oriental, até passar a ser a capital política e cultural da Rússia de Kiev, entre os Séculos X e XII. Foi completamente destruída durante a invasão mongol de 1240, voltando a prosperar durante a revolução industrial russa, no final do Século XIX. Passou a ser uma cidade importante da República Socialista Soviética da Ucrânia e, a partir de 1934, sua capital. Durante a Segunda Guerra Mundial, Kiev sofreu danos pesados, recuperando-se rapidamente no pós-guerra. Com o colapso da União Soviética e a independência da Ucrânia em 1991, Kiev manteve-se como capital do país.
COMO CHEGAMOS
Chegamos em Kiev em um vôo às 08:05 da manhã. Logo ao sairmos no desembarque, trocamos um pouco de Euro por Hryvnia(Hr) em uma das casas de câmbio.
Pegamos na saída do terminal, o Skybus (322), o ônibus que leva do aeroporto ao centro de Kiev, na estação central, Pivdenny Station, que é conectada ao metrô. O motorista cobrou a passagem antes da viagem começar e custou 100 Ukrainian Grivnas.
O HOTEL
Ficamos hospedados no Live.Here Hotel, um mini-hotel boutique no coração de Kiev, a poucos passos das principais atrações, com um quarto bem iluminado e espaçoso, banheiro ricamente decorado e café da manhã servido no quarto. Você pode ver o post de como foi nossa hospedagem no Live.Here Hotel, aqui.
O QUE COMEMOS
Em Kiev, jantamos no Black Market, um moderno restaurante de alta gastronomia no Centro da cidade, cuja arquitetura homenageia a arrojada e cosmopolita New York, onde as pessoas vão por causa de especialidades exclusivas criadas especificamente para os apreciadores e gourmets que gostam de serem surpreendidos com combinações de ingredientes e técnicas culinárias que não podem ser experimentados em nenhum outro lugar.
Para jantar, de entrada, uma deliciosa burrata, seguida de polvo acompanhado de batatas jovens e molho unagi e um lombo de vitela grelhado companhado de peras defumadas e esponja de cebola. As bebidas eram personalizadas pelo mixologista da casa. Tudo delicioso! Você pode conferir como foi nossa experiência no Restaurante Black Market, aqui.
O ROTEIRO
DIA 1
Começamos o passeio no Golden Gate, o principal portão das fortificações do Século XI de Kiev, capital da Rússia Kievana. Foi nomeado em homenagem ao Portão de Ouro de Constantinopla. A estrutura foi destruída na Idade Média, deixando poucos vestígios de sua existência, e reconstruído em 1982, com base nas imagens dos portões remanescentes.
Seguimos para o complexo religioso onde está a Catedral de Santa Sofia, o símbolo arquitetônico da cidade e o seu templo mais antigo. Muitos dos elementos, como os preciosos mosaicos e afrescos do interior, são originais, de quando a catedral foi erguida para comemorar a vitória do Príncipe Yaroslav na proteção da localidade contra os pechenegues, no Século XIII. O exterior é resultado de uma remodelação do Século XVIII, período em que foram adicionados as cúpulas e a torre sineira, que tem uma bela vista da capital ucraniana. Em 1990, a construção foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
Ainda dentro do complexo rodeados por belos jardins, visitamos uma Residência do Século XVIII e uma antiga Padaria convertidos em museus, e a Torre do Sino, com a melhor vista da catedral e de boa parte da cidade.
Atravessamos a Praça de Santa Sofia, Sofiyivska Square, entre a catedral e o mosteiro, onde vimos um dos mais antigos monumentos esculturais e um dos símbolos da cidade, o Monumento Bohdan Khmelnytsky, construído em 1888, dedicado ao Hetman de Zaporizhian Host Bohdan Khmelnytsky, um herói de guerra ucraniano.
Seguimos para o Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas, situado na área central de Kiev. É um complexo construído originalmente no final do Século XI e destruído pelos soviéticos na década de 1930. Depois que a Ucrânia ganhou a sua independência, o mosteiro foi reconstruído e reentregue aos fiéis em 1999. A construção azul e suas sete cúpulas douradas podem ser vistas de diferentes partes da cidade. A Catedral de São Miguel é o edifício mais importante do local. A vista do campanário é impressionante!
Seguimos para a Andriyivsky Uzviz, conhecida como ‘a mais charmosa rua’ de Kiev. É uma via de paralelepípedos que é um dos locais mais frequentados pelos turistas que visitam a cidade. Além do apelo histórico e a grande concentração de barraquinhas que vendem de tudo um pouco: antiguidades, livros e lembrancinhas de viagem, há muitos restaurantes, cafés, lojas, galerias e museus ao longo da rua.
Apreciamos a Igreja de Santo André, em estilo barroco, que é uma das mais belas igrejas de Kiev. Foi construída em 1754 pelo arquiteto italiano Bartolomeo Rastrelli, o mesmo que projetou o Palácio de Inverno em São Petersburgo, na Rússia. O interior estava em processo de restauro e só pudemos contemplar a fachada e a vista da cidade. E, por estar em ponto alto, no topo de uma colina artificial, foi atingida por raios duas vezes.
Visitamos o “Museum of One Street” conta a história da capital da Ucrânia por meio de sua rua mais famosa. Uma coleção única de suas obras de arte conta sobre a Igreja de São André, o Castelo de Richard, o Coração do Leão e outros edifícios da rua Andriyivsky Uzviz.
Conhecemos a intrigante história do Castle of Richard Lionheart, um monumento de arquitetura do Século XIX, que começou a ser construído em 1902 no estilo gótico britânico, a pedido do empreiteiro de Kiev Dmitry Orlov com a finalidade de se alugar apartamentos. Dmitry foi morto a tiros em 1911 no Extremo Oriente durante uma viagem de negócios e sua viúva conseguiu retirar um empréstimo e quase terminar a construção, mas devido à negligência dos trabalhadores na casa, houve um incêndio e o castelo foi completamente queimado – apenas as paredes permaneceram. O imóvel foi vendido em um leilão e o novo proprietário após o trabalho de restauração, começou a alugar os apartamentos e logo correram os boatos de que era mal assombrado e que durante a noite, se ouvia por todo o prédio barulhos estranhos. Após várias tentativas fracassadas de se abrir restaurantes, galeria de arte e até um hotel na propriedade, hoje ela se encontra abandonada.
Seguimos para o Castle Hill, uma colina cujo nome está associado a um castelo de madeira ali construído na fundação de Kiev em 1363 no Grão-Ducado da Lituânia. Diz a lenda que era a colina favorita das bruxas da Idade Média e um santuário pagão. Um escada nos leva até lá no alto e a vista da cidade com suas casinhas coloridas é maravilhosa!
Passamos no Museu Nacional de Chernobil que exibe objetos, fotos e documentos que retratam o pior acidente nuclear do mundo com detalhes e funciona como um santuário para todos que se envolveram com o terrível desastre que marcou a história do país. Uma tragédia sem precedentes na usina de Chernobil em 1986 com os mais altos níveis de radiação forçaram a evacuação de mais de cem mil pessoas da região circundante
Terminamos nosso passeio na Praça da Independência, a Maidan Nezalezhnosti, que até a independência da Ucrânia da antiga União Soviética, em 1991, era chamada de Praça da Revolução de Outubro. No lugar onde ficava uma estátua de Lênin, encontra-se hoje um importante monumento à independência. O local virou um ponto de encontros, movimentos populares e protestos, como a Revolução Laranja de 2004, quando a população questionou as eleições presidenciais.
Monumento ao Arcanjo Miguel – localizado na principal praça de Kiev, a Maidan, o monumento é uma estrutura simbólica, criada no local da alegada descoberta dos antigos portões de Lyadsky de Kiev medieval. De acordo com fatos históricos, foi através do Lyadsky Gates em Kiev que as hordas de Khan Batia explodiram. Arcanjo Miguel desde a fundação de Kiev foi considerado o santo padroeiro e defensor da cidade. Ele também está presente no brasão de Kiev. O monumento tem grande popularidade entre os locais e é carinhosamente chamado de Batman-Mikhail.
Ainda na praça, vimos o Monumento ao Globo com cinco pombas que simbolizam a paz entre os cinco continentes carregando um ramo de louro em suas patas e o Monumento-Fonte Os Fundadores, que homenageia os fundadores da cidade.
Ao lado, vimos o Memorial para a Centena de Heróis no Céu, um relógio de flores onde estão expostas diversas fotos e lembranças de alguns dos 100 cidadãos comuns de toda a Ucrânia mortos a sangue frio por franco-atiradores durante as manifestações de Maidan, vítimas de protestos anti-Presidente e contra o governo Euromaidan na Institutska Street.
DIA 2
Começamos o dia na Catedral de St. Volodymyr, construída em estilo neo-bizantino em honra do Príncipe Vladimir de Kiev, que introduziu o cristianismo em Kiev Rus em 988 AD, com exteriores e interiores em amarelo brilhante e que foi pintada por artistas famosos, com destaque para Mikhail Vrubel.
Seguimos para a St. Nicholas Cathedral, a Catedral de São Nicolau, um dos mais belos edifícios erguidos em Kiev no início do Século XX, com torres góticas altas em forma de seta espiral ascendente e paredes cheias de decoração em estuque. A catedral de São Nicolau está incluída na lista de edifícios e estruturas que pertencem ao Estado e não estão sujeitas a retornar às organizações religiosas.
A próxima parada foi para apreciar o monumento Estátua da Mãe Pátria, escultura idealizada por Yevgeny Vuchetich para celebrar o sucesso da Guerra Germano-Soviético. Tem uma espada na mão direita, de nove toneladas, e um escudo, na esquerda, com o emblema da União Soviética. É um dos maiores monumentos da Ucrânia com 62 metros de altura (102 metros, contando a base) e integra o Museu da Grande Guerra Patriótica.
Visitamos o Museu da Grande Guerra Patriótica que retrata a participação da Ucrânia na 2ª Guerra Mundial e o Memorial aos Heróis, que lutaram pela guerra.
Passamos pela Igreja Ortodoxa Ressurreição de Cristo, um templo erguido como monumento às vítimas da Guerra do Afeganistão de 1979-1989.
Fomos até o Kyevo-Pecherska Lavra, um complexo conhecido como “Mosteiro das Cavernas”, situado em uma colina acima do rio Dnipro. Foi fundado há cerca de mil anos como um mausoléu para mais de cem monges reverenciados. Só conseguimos visitar as igrejas e outros edifícios religiosos. O interior cavernoso, que deu fama ao santuário, estava fechado para manutenção. Nos finais de semana, o mosteiro costuma ficar lotado e a dica é chegar cedo e visitar primeiro as cavernas.
Visitamos a exposição Dali.Digital.Surrealism uma exposição digital com projeções e gravuras sobre o mestre do Surrealismo, Salvador Dali, que estava em exibição no Art Area, uma galeria de arte e wine bar.
Seguimos para a St. Alexander Church, a Catedral de São Alexandre de Kiev, uma Igreja Católica construída em 1842 para comemorar a visita do Tsar russo Alexander I.
Demos uma volta pelo Volodymyrska Hill, ou Saint Volodymyr Hill, um grande parque de 10,6 hectares localizado na íngreme margem direita do rio Dnipro, no centro de Kiev, e vimos o seu marco mais famoso e proeminente, o Monumento a St. Volodymyr de Kiev.
Seguimos até o People’s Friendship Arch, um monumento em Kiev erguido para comemorar o 60º aniversário da ex-URSS e os 1500 anos da cidade de Kiev.
Ali perto, vimos o curioso Monumento do Sapo do Tesouro, do famoso escultor ucraniano Oleg Pinchuk, que ocupa 4 metros quadrados e pesa mais de 6 toneladas, custando cerca de US$ 180.000. O monumento é um cofre especial que pode guardar cerca de 9 milhões de moedas. Quando ele estiver completo, um mecanismo que abre o cofre entrará em funcionamento e as moedas cairão aos pés da pessoa que jogou a última moeda. E, segundo a tradição, quem coloca uma moeda dentro da escultura e esfrega a língua do sapo terá muita sorte e felicidade.
Fomos conhecer o Teatro acadêmico de marionetes de Kiev. Em 2005, foi construído um verdadeiro castelo de conto de fadas para ser o local permanente do teatro de fantoches de Kiev, que existia desde 1927.
A próxima parada foi o condomínio residencial French Quartier. É um condomínio fechado, um pouco afastado da zona turística de Kiev, que tem no uma réplica em tamanho reduzido da Torre Eiffel. Abordei um morador que estava chegando, falei que era um turista brasileiros e expliquei que eu tinha visto uma foto no Instagram da torre e tinha ido até lá porque precisava de uma foto minha também. Ele gentilmente nos acompanhou e eis o resultado.
Fizemos uma parada estratégica na tradicional Loja da Roshen que faz a alegria dos fãs de chocolates, doces e balas, com ótimos preços!
Finalizamos o dia na incrível Estação de Metro Arsenalna, a estação de metrô mais profunda do mundo. Você tem que descer 105,5 m por um túnel de escada rolante muito profundo e estreito e levando cerca de 5 minutos para chegar. As pessoas que têm vertigem ou problema com altura devem evitar a estação ou não olhar para baixo.
Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário ou nos envie um e-mail contando como foi sua experiência de Ser Turista em Kiev.
O Live.Here Hotel e o Restaurante Black Market foram nossos parceiros em Kiev e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.
Vai para Kiev?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!
16 Comentários
Nossa! Que texto maravilhoso, completo e bem informativo. Com todas essas informações e dicas fica bem mais fácil e tranquilo conhecer Kiev e isso otimiza bem o nosso tempo. As fotos estão maravilhosas, parecem belas pinturas. Achamos ótimo saber que Kiev é um destino barato. Somos adeptos aos destinos econômicos e passeios gratuitos (risos). Observar as alamedas, paisagens, arquitetura prediais e religiosas, para nós é um passeio e tanto!! E já vimos, pelo seu texto, que vamos nos encantar com Kiev. O hotel é magnifíco, bem aconchegante. Ótimas todas as dicas. A contextualização histórica está excelente. Agradecemos por compartilhar.
Kiev foi um destino surpreendente, Deyse. Fico muito feliz em saber que gostou do post. Obrigado pelo feedback!
Super beijo.
Eu simplesmente fiquei encantado com a cidade! Valeu super a pena termos ido conhecer… Para quem viu só um videozico no Youtube HAHAHHAHA
Que videozinho abençoado né, Alisson! Valeu demais. Amei a cidade e todas as experiências.
Super beijo.
Nossa! Que texto maravilhoso, completo e bem informativo. Com todas essas informações e dicas fica bem mais fácil e tranquilo conhecer Kiev. As suas informações otimizam bem o nosso tempo. As fotos dos templos estão maravilhosas, parecem belas pinturas. Achamos ótimo saber que Kiev é um destino barato. Somos adeptos aos destinos econômicos e passeios gratuitos (risos). Observar as alamedas, paisagens, arquitetura predial e religiosa, para nós, é um passeio e tanto!! E já vimos, pelo seu texto, que vamos nos encantar com Kiev. Agradecemos pela dica da Loja da Roshen. Gostamos muito do hotel, parece magnífico, bem aconchegante. Todas as dicas são ótimas. A contextualização histórica está excelente. Agradecemos por compartilhar.
Tudo foi ótimo. Em Kiev são muitas atividades gratuitas. Certamente, é uma cidade que voltaria, Deyse. Certeza de que vocês adorarão!
Super beijo.
Lucio, eu fico encantada com seus roles pela Europa e cia. Queria ser sua amiga só pra ouvir histórias desses lugares!!! Imagino sua bagagem de vida!!
Viajar é a coisa que mais gosto de fazer, Nara. Fico muito feliz com seu comentário. Será um grande prazer contar histórias e experiências de viagem para você.
Super beijo.
SEM OR o que está Catedral de São Nicolau e a Catedral de St. Volodymyr!! Que perfeição! Temos mesmo que viajar muito e expandir nossos horizontes, é muita coisa linda neste mundão. Já me animei!
Eu fiquei completamente apaixonado por Kiev, Míriam. É uma cidade muito rica em história, cultura, beleza e gastronomia. Recomendo muito ser incluída como destino de viagem.
Super beijo.
Oi Lúcio
Mais um destino diferentão e super interessante!
Adorei saber que Kiev é uma cidade barata, parece ser linda, amei as fotos e a dica do hotel pertinho das principais atrações! Parabéns pelo post
É uma cidade linda, Paula Gabi. Foi maravilhoso percorrer suas ruas e descobrir tanta coisa incrível.
Super beijo.
Isso que eu chamo de um roteiro nota 10!!! Obrigada por compartilhar tantos detalhes. Ainda mais de um lugar fora do padrão “turistão”. Adoro!
Eu amei conhecer Kiev, Maria Rita. Que cidade incrível, cosmopolita, repleta de história, arte, gastronomia e cultura. Fico muito feliz em saber que gostou.
Super beijo.
Lucio, to morrendo de rir com vc? Como q foi me descobrir essa torre eiffel em kiev?? rs E ainda abordou o morador!!!! rs Que figura! Adorei!
Eu vi a torre em uma foto, Daniela. Depois de tanto sacrifício pra achar onde ela ficava, chegar lá e ser dentro de um condomínio fechado. Não poderia frustrar minhas expectativas, né?
Super beijo.