As praias da Thailandia estão entre as mais famosas e cobiçadas do mundo: águas cristalinas de temperatura ideal com uma infinidade de peixes e corais, repleta de ilhas paradisíacas.
Depois de passarmos por Bangkok e redondezas, e de conhecermos o Norte da Thailandia com Chiang Mai e Chiang Rai, chegou a hora de curtirmos as famosas praias e ilhas do Sul.
Krabi
É uma província na costa do Mar de Andaman, no sudeste da Thailandia. A sua principal cidade, de mesmo nome, é mais conhecida como Krabi Town. Ao Nang disputa com Railay Beach o título de a praia mais famosa do continente de Krabi. Porém, Railay Beach é rodeada por paredões rochosos, só acessada por via maritíma o que deixa tudo mais mágico e foi onde ficamos.
Krabi tem uma infinidade de atrações: grutas, cachoeiras, trilhas, praias… É um dos melhores destinos do mundo para escaladas. Mas o que mais atrai turistas é o seu incrível arquipélago com mais de 130 ilhas de areia branca, água cristalina nas mais diversas tonalidades de azul e verde e muitos corais e peixes coloridos.
A melhor época para visitar as praias e ilhas da região é de novembro até março, o período das estiagens.
Como chegamos
Pegamos um vôo de aproximadamente 2 horas, operado pela Air Asia, que nos levou de Chiang Mai Chiang Mai (CNX) para Krabi (KBV), sem escalas. Chegamos no comecinho da noite e o trajeto nos custou USD 50.00. Um Serviço de pick-up do hotel nos buscou no aeroporto, levando-nos até o Píer de Krabi, onde pegamos um carrinho de golfe até um long tail boat que fez o trajeto pelo mar até nosso hotel em Railay Beach.
Fazer esse trajeto durante o dia, certamente será a melhor das “primeiras impressões” que alguém poderá ter na vida! Fizemos durante a noite, e o “uau” só aconteceu pela manhã. Na volta, voamos de dia, mas não teve o mesmo impacto pois já tínhamos nos “acostumado” com tanta beleza nos passeios que fizemos.
Railay Beach como base
Para se vivenciar esse paraíso, primeiramente é necessário escolher uma base para explorar a região: Krabi Town, Ao nang, Railay Beach ou alguma das ilhas. No nosso caso, depois de muita pesquisa, optamos por ficar em Railay Beach, a famosa praia no continente que é isolada por uma cadeia de montanhas, com acesso apenas de barco.
Railay Beach é toda rodeada de montanhas, com um mar cor de esmeralda bem quentinho, e o pôr-do-sol mais bonito da Thailandia. Todos os passeios que fizemos para as ilhas saiam do píer do nosso hotel.
Conhecendo as ilhas com o Mr. Big
Contratamos os nossos passeios para as ilhas do Sul da Thailandia com o Mr. Big, que descobrimos nas dicas do Trip Advisor, a empresa Krabi Castaway Tours. Como queríamos aproveitar ao máximo as ilhas com tranquilidade, optamos por fazer 3 passeios privativos, de um dia cada um, chegando antes dos grupos que abarrotam as ilhas.
Fechamos os pacotes diários que nos levariam para as 4 Islands, Hong Islands e Phi Phi Islands. Nos preços atuais, o serviço do Mr. Big como guia, e como cheff que preparou e serviu um caprichados almoços na praia, do barco com o capitão, equipamentos de snorkel, frutas e todas as entradas dos parques nacionais, sairia pelo valor de R$ 2550,00 pela cotação atual. Fazendo as contas, como viajamos em 3, sairia por R$ 283,00 cada um dos três passeio que fizemos! Um valor justo para tanta regalia e exclusividade.
É possível fazer os mesmos passeios em grupos, por valores absurdamente mais em conta, mas que não nos permitiriam um certo luxo e conforto com a possibilidade de experimentarmos por algum tempo a sensação real estar em uma ilha deserta paradisíaca. Foi uma experiência maravilhosa, que recomendamos a todos!
4 IslandsTrip
As quatro ilhas na costa de Krabi visitadas no passeio foram Koh Gai, Koh Tup, Koh Mor e Koh Poda, as mais fotografadas da Thailandia.
Koh Gai
A primeira das ilhas que vimos foi a Koh Gai, a Chicken Island. É assim chamada em decorrência das formações rochosas que dizem se assemelhar a uma cabeça de galinha. Para nós, a forma mais se assemelhava a um dinossauro ou a um camelo. Mas, como nas brincadeiras das formas das nuvens, se é galinha que as pessoas mais vêem…
Fizemos uma parada na vizinha Tupa island para experimentarmos o snorkel pela primeira vez! Estava literalmente no paraíso: uma água morninha, incrivelmente cristalina, com visibilidade de até 20 metros em alguns pontos, repleta de peixes.
Poda Island
Poda Island é a ilha mais próxima de Railay Beach. Tem todas as características que esperávamos de uma ilha paradisíaca na Thailândia: uma praia de areia que mais parece um talco branco, de águas turquesa e rochas gigantes saem do mar, dezenas de long tail boats atracados e uma infinidade de palmeiras.
Koh Tub e Koh Mor
Após o almoço e um descanso nas sombras, seguimos para as ilhas Koh Tube e Koh Mor, onde finalizamos o dia. Durante a maré baixa, uma faixa de areia se revela, ligando as duas ilhas, chamado ‘talayweak’ pelos habitantes locais.
Hong Islands Trip
Hong Island é uma ilha paradisíaca que fica a 1 hora de Railay Beach. Visitamos nesse dia a Landing Island, a Hong Lagoon e a Hong Beach.
Hong Lagoon
Começamos o passeio visitando a lagoa secreta da ilha, a Hong Lagoon, formada pela entrada do mar em uma “porta” estreita aberta em um paredão imenso. Um terremoto fez desabar parte da montanha formando uma lagoa de água salgada de águas calmas e quentes, rodeada por penhascos sem areia, com uma densa vegetação.
Landing Island
Seguimos, então, para a Landing Island, a Ilha Paraíso, com sua pequena praia de areia branca e águas cristalinas! Realmente é o paraíso. Onde almoçamos antes de seguir para a Hong Beach.
Hong Beach
Hong Beach é uma impressionante praia em forma de crescente ideal para os banhos de sol, mergulhar e ver os peixes coloridos nas águas claras. Atrás da praia, florestas de manguezais completam o cenário.
Nessa praia dos sonhos passamos o restante do dia até a hora de voltarmos para nosso hotel em Railay Beach para descansarmos para o próximo dia de passeios. Como cansa ficar descansando na praia!
Phi Phi Islands Trip
As Ilhas Phi Phi são conhecidas pela sua beleza natural espetacular é um dos destinos mais populares da Tailândia, com algumas das praias mais lindas do mundo.
Os primeiros frequentadores da ilha foram os alpinistas que escalavam os enormes paredões rochosos. As paisagens e a enorme diversidade da flora e fauna aquáticas atraíram os amantes do mergulho. E, o filme A Praia – com Leonardo DiCaprio, ao dar voz ao mito urbano da praia perfeita – ajudou a divulgar a ilha mundo afora.
Em 26 de dezembro de 2004, as Ilhas Phi Phi foram devastadas pelo tsunami que se seguiu ao Terramoto do Índico de 2004.
Wah Long
Nossa primeira parada foi em uma pequena baía escondida entre as fendas das montanhas que emergem das águas calmas e cristalinas. Ficamos por lá até os turistas cameçarem a chegar
Bamboo Island
Em bamboo Island fizemos uma parada para snorkel. O tom de azul turquesa do mar desta ilha é impressionante! Novamente ficamos até o paraíso se tornar perturbador de tanta gente que chega de uma vez só.
Monkey Beach
Monkey Beach é uma praia repleta de macacos a espera de uma oportunidade para ganhar comida ou pegar a sua se você estiver dando bobeira. Vimos macacos abrindo e tomando latinhas de refrigerante, abrindo garrafinhas de água, levando os lanches dos descuidados. Cuidado inclusive com sua máquina fotográfica e culular, eles levam tudo para a mata.
Maya Bay
Maya Bay é um parque nacional que fica na ilha de Koh Phi Phi Leh, com uma incrível praia de água turquesa, areia branca e repleta de montanhas em volta. É realmente a praia mais linda que visitamos. Com o passar das horas ela vai ficando lotada de turistas que querem ver de perto “A Praia de DiCaprio”. Então, a melhor escolha é passar por ela o mais cedo que puder para aproveitar o paraíso de forma literalmente tranquila.
Snorkel em Moskito Island
Antes de voltarmos para hotel passamos pela Moskito Island para fazer o nosso mergulho de snorkel de despedida desse paraíso. A ilha não tem a beleza das demais e o Mr. Big, nosso guia, disse que é infestada de mosquitos, daí o nome!. Vimos cardumes de peixes lindos, corais e muita visibilidade.
Viking Cave
Voltando para o hotel, passamos por uma curiosa vila formada dentro das cavernas de uma ilha.
Phranang Bay
De volta ao continente, ficamos na Phranang Bay, vizinha de Railay Beach, separada por um ponto de escalada mundialmente famoso devido aos deslumbrantes karsts de calcário, para vermos a famosa caverna de fertilidade.
É um lugar místico sagrado para os ciganos do mar onde os locais e visitantes oferecem falos à deusa da fertilidade, Phra Nang, que segundo a lenda, vive dentro da caverna. AS oferendas são para a graça da fertilidade e também para boa sorte na pesca. As estátuas de órgãos genitais masculinos representam o deus Hindu, Shiva.
Finalizamos nossa viagem pela Thailandia com chave de ouro conhecendo as paradisíadas ilhas do Sul. Seguimos viagem para o Camboja, com grande expectativa para conhecer Angkor Wat, em Siem Reap.
Faltou alguma coisa no nosso passeio? Deixe um comentário, ou nos envie um e-mail, contando como foi sua experiência de Ser Turista nas ilhas do Sul da Thailandia.
14 Comentários
Realmente as Ilhas da Tailândia são paradisíacas, não há outro nome que defina melhor. Imagino que a primeira impressão deve ser demasiadamente boa mesmo, pois é tanta beleza de cair o queixo. Eu concordo que as formações rochosas tem a forma de um camelo ou dinossauro rsrs, não parece galinha.
Um dos lugares mais lindos que conheci no mundo, Maria. Fiquei boquiaberto toda a estadia. Um destino maravilhoso.
Super beijo.
Nossa , realmente as Ilhas da Tailândia são paradisíacas, essas aguas, os templos, é muita coisa junta!!! super completo seu post! 🙂
É um destino completo mesmo, Ma. Amei demais os dias que passei por lá. Quanta saudade!
Super beijo.
Certamente uma viagem pela Tailândia não estará completa sem um roteiro pelas ilhas paradisíacas. Vi que você optou por 3 passeios de um dia cada. Mas ao todo você sugere quantos dias para percorrer tudo?
Leo, eu fiquei 23 noites na Thailandia, sendo 5 noites só em Krabi como base, e para mim foi mais do que o suficiente. Meu irmão, em outra viagem, passou 5 dias inteiros em Phi-Phi para curtir a ilha e suas festas.
Grande abraço.
Lúcio estou encantada com seu post sobre as ilhas paradisíacas da Thailandia, quero muito fazer essa trip e seu relato vai me ajudar. Que lugar perfeito, não podia ter outro nome que não fosse paradisíaco!
Certeza de que vai morrer de amores pela Thailandia. Foi um dos destinos que mais amei conhecer!
Super beijo.
Nossa que visual. Sou louca pra passar uns dias nessas ilhas paradisíacas da Thailandia. Não vejo a hora dessa pandemia acabar e podermos viajar novamente
Eu recomendo muito essa viagem, Mairim. É um destino de cultura e beleza infinitas. Amei conhecer!
Super beijo.
Que relato bacana, e as fotos, incríveis! Essa Railay Beach é uma ótima dica! Aguardo para poder conhecer também!!!
Fiquei completamente apaixonado pela Thailandia. Certeza de que você vai amar conhecer tbém.
Super beijo.
A Thailandia tem ilhas incríveis né, fazer um roteiro por lá da um trabalho gigantesco hahaha.
Fui ano passado, conheci apenas Phi Phi, Samui e Koh Tao. Já quero voltar para ir mais para o Sul, Koh Lipe e também ao norte hahahah
É mesmo um trabalhão. Tanta coisa pra se ver e fazer né, Diego? Eu também quero voltar para conhecer as ilhas festeiras do outro lado da costa!
Grande abraço.