O Restaurante Wierzynek é o mais antigo da Cracóvia, e uma joia da renascença da Europa Central, onde a tradição de 650 anos de festa e a arte gastronômica moderna se encontram.
Uma Lenda Real
No ano de 1364, o rico comerciante Mikołaj Wierzynek organizou uma esplêndida festa para os monarcas da Europa em nome do rei polonês Casimiro, o Grande, para celebrar o casamento da neta Elizabeth com Carlos de Luxemburgo, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Um banquete inesquecível que durou 21 dias selou a união do casal real e fortaleceu a paz entre as nações. Wierzynek ainda presenteou cada convidado com os talheres e pratos de ouro usados na festa. Em sinal de agradecimento, o rei concedeu ao amigo o direito de receber e entreter quaisquer autoridades que fossem em Cracóvia, a antiga capital polonesa. Assim nasceu o Wierzynek (pronuncia-se víjinek), um dos restaurantes mais antigos da Europa, que ainda está ali, bem ao lado da praça principal, a alguns passos do mágico Castelo de Wawel e seu dragão. E essa grande tradição medieval de festa continua até aos dias de hoje dando boas-vindas reais a cada um dos convidados!
O Restaurante Wierzynek
No mesmo endereço há 650 anos, no coração da cidade velha de Cracóvia, O Restaurante Wierzynek se expandiu em 2 edifícios históricos adjacentes, onde seus 8 salões temáticos, ricamente mobiliados e decorados com antigas armaduras, afrescos, pinturas surrealistas e tapeçarias, ainda recepcionam reis e rainhas, presidentes e celebridades.
E o Wierzynek foi recomendado por Patricia Schultz em seu best seller 1000 lugares para ver antes de morrer.
O Bar de Champagne Wierzynek alude à tradição real de beber champanhe em ocasiões especiais, com bebidas de luxo, interior requintado e atmosfera excepcional.
No Salão Wierzynek observamos uma notável réplica de uma pintura do século XIX, “The Feast at Wierzynek”, de Bronisław Abramowicz e cordovões originais, feitos à mão nos séculos XVII e XVIII, usando couro natural de bezerro curtido com vegetais com a camada de floco de prata genuína e decoradas com efeito dourado que complementam a atmosfera de uma festa real.
Os interiores da Sala da Coluna são adornados com colunas clássicas em estilo antigo, cofres esculpidos e pinturas sutis e a visão da Praça do Mercado Principal da janela.
A Sala de Cracóvia se distingue pela história e herança real da Cidade dos Reis. As paredes são ornadas com pinturas de paisagens e cordovões apresentando os tempos antigos da Cracóvia, repletos de lendas e mistérios.
A Sala do Relógio tem as paredes repletas de relógios de pêndulo misteriosos e antigos. Nela, o tempo parou literal e figurativamente. Acima de todos eles reina uma pintura original do designer gráfico polonês Rafał Olbiński com sua interpretação moderna da famosa festa em Wierzynek.
No mezanino do restaurante, está a misteriosa Sala dos Cavaleiros com armaduras históricas, escudos, capacetes, espadas e sabres. É o maior de todos os aposentos de Wierzynek e ainda garante privacidade e atmosfera única devido aos vitrais e à iluminação sutil
Os belos Quartos Pompeianos, Grandes e Pequenos, ambos cobertos de afrescos, encantam os convidados com as composições de flores, arabescos, cenas genéricas, bem como uma abundância de candelabros e espelhos dourados que criam a atmosfera vibrante de ambos os interiores. É a escolha dos noivos como um local perfeito para uma recepção de casamento.
A sofisticação também está presente no hall da chapelaria e no interior dos toaletes.
O jantar
A culinária do Restaurante Wierzynek aborda a essência do Slow Food, oferecendo aos convidados uma experiência única ao saborear pratos preparados de acordo com a antiga corte real polonesa e se deliciar com a experiência de sabores históricos e a mais alta qualidade de produtos orgânicos de fornecedores locais.
Wierzynek é a cozinha em grande estilo. Pode-se experimentar o carro-chefe da casa, um menu-degustação tipicamente polonês – que foi a nossa escolha -, ou optar por pratos tradicionais europeus. Todos são servidos pela equipe de salão uniformizada que remove as tampas de prata dos pratos em harmoniosa sincronização.
Nossa entrada foi um queijo local: um marcante queijo de cabra regional acompanhado de um purê de beterraba assada, pimenta vermelha e Rosemary Powder, um tempero mediterrânea aromático adocicado. A harmonização foi feita com um Prosecco.
Nosso primeiro prato foi o Pheasant consommé: uma levíssima sopa de faisão com um pierogi, um dumpling de carne de cervo, em cama de legumes julienne ao azeite trufado. A harmonização foi um vinho branco.
Nosso prato principal foi um Magret: peito de pato, e um golabki, uma trouxa de repolho recheada com arroz, purê de abóbora , cenouras grelhadas, ao molho de laranja caramelado. A harmonização foi um vinho tinto.
De sobremesa, a Halva Cheese Cake, uma cheesecake de amendoim com frutas vermelhas, amêndoas e sorbet de maçã. Tomamos um espresso para acompanhar. Ainda levamos para casa os luxuosos bombons e trufas e barras de chocolate branco com framboesas desidratadas, artesanalmente feitos pelo celebrado chocolatier do restaurante .
O Restaurante Wierzynek foi nosso parceiro na Cracóvia e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.
Serviço:
Wierzynek Restaurant
Endereço: Rynek Główny 16, Cracóvia, Polônia
Contatos: Telefone: +48 12 424 96 00 / e-mail: rezerwacja@wierzynek.com.pl
Vai para a Cracóvia?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!
18 Comentários
O requinte deste lugar foi de impressionar!
Tudo impecável!
A comida era excepcional e a harmonização deu todo o toque de sofisticação!
Realmente Impecável. Um restaurante com tratamento 5 estrelas. Adorei nosso jantar, Alisson.
Super beijo.
Que top esse restaurante Lúcio, coisa de filme heim….
Fiquei encantado, Carla, com tanta beleza, história, atendimento e sabor.
Super beijo.
Uauuu… Estou chocada com o quanto esse restaurante é lindo! Com certeza o dia que eu for a Cracóvia, vou fazer questão de conhecer!
Lindo demais mesmo, Cintia. Vale muito a pena conhecer o Wierzynek. Surpreendente!
Super beijo.
Olá Sílvio,
Adoro viajar nos seus posts! Imagino a sensação de visitar um restaurante tão antigo, que maravilha que ele foi preservado e consegue manter o requinte!
Quero ler este livro dos 1000 lugares para ver antes de morrer!
Foi uma experiência única, Sílvia. O Wierzynek é maravilhoso. Eu também quero ler esse livro. Já pensou sair seguindo os passos e visitar os 1000 lugares? Um sonho!
Super beijo!
Lúcio, estou impressionada com este restaurante. É daquelas experiências que vão para muito além da gastronomia né? Seu blog é maravilhoso, sou fã.
Realmente, daqueles lugares que a experiência vai além da gastronomia, Luana. Jantar maravilhoso. Fico muito feliz em saber que está gostando do blog. Sempre muito bem vinda. Obrigado pelo carinho.
Super beijo.
Que fantástico um restaurante com tanta história assim! Impressionante!
Eu amei a experiência, Camila. Um restaurante excepcional, comida maravilhosa, atendimento impecável e cheio de história.
Super beijo.
Que restaurante incrível e cheio de história. Fiquei curiosa p conhecer pq para se manter aberto por tantos anos é pq deve ser realmente muito bom. Adorei a dica
650 anos de Restaurante! Decerto é muito bom e prestigiado. Achei linda a decoração e os pratos.
É espetacular, Maria Caroline. Adorei o Wierzynek. Tudo perfeito.
Super beijo.
Existem 2 coisas que eu amo de paixão. Comida e História. Juntar 2 coisas em uma tornam um lugar absolutamente imperdível para mim.
Eu também amei esse lugar pela comida e história, Caroline. O atendimento ainda é primoroso.
Super beijo.
Nossa, eu que amo roteiros que envolvam histórias ia me amarrar nesse restaurante!
Muito boa dica! =)