Tallinn é a cidade medieval mais preservada e protegida da Europa, com um centro histórico que pode ser conhecido em poucas horas.

TALLINN

Tallinn, a capital da Estônia, é uma cidade que apesar de ter crescido bastante ao longo do tempo, suas muralhas e torres na parte antiga da cidade continuam praticamente intactas.

Passamos por ruelas estreitas de pedra e contemplamos residências, armazéns, celeiros, igrejas e outros edifícios medievais, muitos deles construídos no Século XI, e mantidos de forma original.

COMO CHEGAMOS

A maneira mais prática de se deslocar entre as capitais dos países bálticos é utilizando os ônibus da companhia Lux Express, que fez o trajeto entre Riga e Tallinn em 4:30h e nos custou apenas 11,90 euros o bilhete, aqui.

Os ônibus são extremamente confortáveis, com entretenimento media center iguais os de avião e acesso à internet, Wi-Fi, máquina de café e água e toalete, inclusos na tarifa.

TALLINN CARD

Como gostamos de conhecer o maior número possível de museus e atrações nas cidades que visitamos, sempre fazemos uso dos cartões turísticos. Em Tallinn, utilizamos o Tallinn Card, que inclui entrada em mais de 40 museus e atrações, entrada prioritária na Torre de TV de Tallinn, no Zoo de Tallinn e no Museu ao Ar Livre da Estônia, mapa gratuito, e descontos em passeios turísticos, atividades, lojas e restaurantes.

Tallinn Card

O HOTEL

Nossa hospedagem em Tallinn foi no Solo Sokos Hotel Estoria, um hotel design onde cada um dos seus 93 quartos tem um tema diferente e conta uma história estoniana interessante, com um conforto incomparável, vista da cidade, café da manhã personalizado e decorado com obras-primas dos melhores designers estonianos.

Você pode ver o post de como foi nossa hospedagem no Solo Sokos Hotel Estoria, aqui.

 

O ROTEIRO

O centro medieval de Tallinn tem 2 áreas principais: a parte alta, Toompea, e a cidade baixa.

Começamos pela porta de entrada da cidade, a Viru Gate, com duas largas torres de pedra, que separam a parte moderna, a região onde fica o Parque Musumägi, da cidade velha. A rua Vene, a rua que dá acesso à cidade velha, é repleta de floristas, restaurantes e cafés.

Logo adiante está a Raekoja Plats, a Praça da Prefeitura da Cidade. É a antiga praça do mercado e centro da liga Hanseática, com vários bistrôs e restaurantes, repleta de casas coloridas e artistas de rua. É nela que está a farmácia mais antiga da cidade, aberta em 1422 e onde foi montada a primeira árvore de natal da História, no ano de 1441.

Apreciamos a Igreja de São Olavo, Oleviste Kogudus, uma bela igreja de torre pontiaguda preta, construída aproximadamente no século XII e centro da comunidade escandinava na velha Tallinn antes da conquista da cidade pela Dinamarca, em 1219. Chegou ser o prédio mais alto do mundo na época, medindo 159 metros de altura, por volta de 1500. Em virtude de incêndios, teve o seu tamanho reduzido e, atualmente, possui 124 metros de altura.

Outra bonita igreja na cidade baixa é a Niguliste, a Igreja de São Nicolau, do Século XIII, que fica pertinho do Centro de Informação Turística, em uma rua transversal à praça da Prefeitura. Dedicada a São Nicolau, padroeiro dos pescadores e marinheiros. Atualmente abriga uma filial do Museu de Arte da Estônia, concentrando-se principalmente na arte eclesiástica da Idade Média em diante.

Vimos a pequena Passagem de Santa Catarina, Katariina Kaik, repleta de charmosas lojinhas de artesanato e souvenires com vidros, quadros, joias e cerâmica. Está entre as duas importantes vias de acesso ao centro histórico, Avenidas Vene e Müürivahe, com telhas paralelas em suporte de pedra.

Seguimos para a parte alta da cidade através de uma pequena caminhada pela Perna Longa, Pikk Jalg, uma das ruelas que leva até a parte alta da cidade, Toompea, acompanhando a longa muralha medieval de proteção.

Assim que chegamos em Toompea, encontramos uma típica igreja ortodoxa russa, a Catedral de Alexandre Nevsky, construída em 1900 e que é considerada um símbolo da dominação russa sobre o país. É hoje uma das principais atrações da cidade antiga de Tallinn, tendo sido declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em 1997.

Logo em frente está o Castelo de Toompea, a atual sede do Riigikogu, o Parlamento da Estônia, com uma bela fachada barroca pintada de cor de rosa. Das belas torres dos cantos do castelo, a mais conhecida é a Pikk Hermann, com 45m de altura e que é o símbolo da independência do país.

Visitamos a Igreja de Santa Maria, Toomkirik, a igreja mais importante de Tallinn, fundada pelos dinamarqueses em 1240 como igreja católica, tornando-se luterana em 1561. Seu interior é decorado com os brasões das famílias nobres da região e é a única que resistiu ao grande incêndio do século XVII.

Seguimos a rua Kohtu, que começa atrás da igreja, até o final onde está o Terraço Kohtu com ótima vista da Igreja de Santo Olavo e da cidade.

Bem perto dali, subindo uma escadaria em ziguezague, a Patkuli Trepp, em direção à  rua Rahukohtu, está o melhor mirante da cidade, o Terraço Patkuli, de onde se tem a melhor vista da igreja e das muralhas, cúpulas de algumas igrejas e os casarios coloridos.

Voltamos para a Cidade Baixa pela Short Leg Gate, construída em 1454, como a única passagem de pedestres para Toompea, protegida por uma torre de guarda e também por dois portões de madeira e uma imagem da Virgem Maria. Há relatos de que a torre é assombrada por fantasmas, e pessoas afirmam terem visto um macaco crucificado e um cachorro preto com os olhos em chamas.

 

Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário ou nos envie um e-mail contando como foi sua experiência de Ser Turista em Tallinn.

 

 

O Solo Sokos Hotel Estoria e a Visit Tallinn foram nossos parceiros em Tallinn e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

 

 

Vai para a Tallinn? 
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

15 Comentários

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      O ônibus é maravilhoso, Aline. Eu tbém amo idades medievais. Certeza de que vai amar conhecer Tallinn.
      Super beijo.

  1. Adorei o texto, muito completo. Ótimas dicas. Achei o ônibus um luxo. O Tallinn card é uma verdadeira vantagem. O hotel muito confortável e que cafe da manhã incrível hein. Gostei de conhecer sobre essa linda cidade medieval certamente um passeio que amaríamos fazer. Parabéns pelo blog.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Tallinn é uma graça né, Deyse. Foi uma estadia perfeita nessa cidade incrível. Eu adorei conhecer e tenho certeza de que irão amar também!
      Super beijo.

  2. Gente, nunca tinha ouvido falar de Tallinn e achei uma graça. Realmente está muito bem preservada e merece entrar no roteiro na Estônia. Obrigada pelas dicas.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também não sabia quase nada, Fabíola, sobre Tallinn. Foi uma agradável surpresa conhecer. Fiquei encantado.
      Super beijo!

  3. Já acompanho vcs nas redes sociais, e minha vontade de conhecer a Estônia só aumentou agora. Que lugares lindos e roteiro perfeito. Fui lendo e me sentindo lá .

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Fico muito feliz em saber que viaja comigo, Noelia. A Estônia é um destino fabuloso e que merece muito uma visita.
      Super beijo.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Foi um passeio maravilhoso, Angela. Eu fiquei mesmo encantado com Tallinn. Uma delícia de viagem!
      Super beijo.

  4. Adorei Esse post! Quando voltarmos a morar na Europa queremos viajar mais por la e é otimo já Ter esse roteiro prontinho! Obrigada

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Fico muito feliz em saber que gostou de Tallinn, Joana. Eu também gostei demais. Certeza de que irão adorar conhecer a cidade.
      Super beijo.

  5. Nossa! Quero conhecer essa cidade!! Como podem esses prédios estarem tão bem preservados? 1000 anos de conservação! Estou chocada!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Certeza de que irá amar Tallinn, Cintia. Maravilhosa essa cidade que transborda história, né?
      Super beijo.

  6. Pingback: Gato em letreiro de ferro forjado com placa dupla face pendurada – Matéria Incógnita

Deixe um Comentário