Tallinn é a cidade medieval mais preservada e protegida da Europa, com um centro histórico que pode ser conhecido em poucas horas.
TALLINN
Tallinn, a capital da Estônia, é uma cidade que apesar de ter crescido bastante ao longo do tempo, suas muralhas e torres na parte antiga da cidade continuam praticamente intactas.
Passamos por ruelas estreitas de pedra e contemplamos residências, armazéns, celeiros, igrejas e outros edifícios medievais, muitos deles construídos no Século XI, e mantidos de forma original.
COMO CHEGAMOS
A maneira mais prática de se deslocar entre as capitais dos países bálticos é utilizando os ônibus da companhia Lux Express, que fez o trajeto entre Riga e Tallinn em 4:30h e nos custou apenas 11,90 euros o bilhete, aqui.
Os ônibus são extremamente confortáveis, com entretenimento media center iguais os de avião e acesso à internet, Wi-Fi, máquina de café e água e toalete, inclusos na tarifa.
TALLINN CARD
Como gostamos de conhecer o maior número possível de museus e atrações nas cidades que visitamos, sempre fazemos uso dos cartões turísticos. Em Tallinn, utilizamos o Tallinn Card, que inclui entrada em mais de 40 museus e atrações, entrada prioritária na Torre de TV de Tallinn, no Zoo de Tallinn e no Museu ao Ar Livre da Estônia, mapa gratuito, e descontos em passeios turísticos, atividades, lojas e restaurantes.
O HOTEL
Nossa hospedagem em Tallinn foi no Solo Sokos Hotel Estoria, um hotel design onde cada um dos seus 93 quartos tem um tema diferente e conta uma história estoniana interessante, com um conforto incomparável, vista da cidade, café da manhã personalizado e decorado com obras-primas dos melhores designers estonianos.
Você pode ver o post de como foi nossa hospedagem no Solo Sokos Hotel Estoria, aqui.
O ROTEIRO
O centro medieval de Tallinn tem 2 áreas principais: a parte alta, Toompea, e a cidade baixa.
Começamos pela porta de entrada da cidade, a Viru Gate, com duas largas torres de pedra, que separam a parte moderna, a região onde fica o Parque Musumägi, da cidade velha. A rua Vene, a rua que dá acesso à cidade velha, é repleta de floristas, restaurantes e cafés.
Logo adiante está a Raekoja Plats, a Praça da Prefeitura da Cidade. É a antiga praça do mercado e centro da liga Hanseática, com vários bistrôs e restaurantes, repleta de casas coloridas e artistas de rua. É nela que está a farmácia mais antiga da cidade, aberta em 1422 e onde foi montada a primeira árvore de natal da História, no ano de 1441.
Apreciamos a Igreja de São Olavo, Oleviste Kogudus, uma bela igreja de torre pontiaguda preta, construída aproximadamente no século XII e centro da comunidade escandinava na velha Tallinn antes da conquista da cidade pela Dinamarca, em 1219. Chegou ser o prédio mais alto do mundo na época, medindo 159 metros de altura, por volta de 1500. Em virtude de incêndios, teve o seu tamanho reduzido e, atualmente, possui 124 metros de altura.
Outra bonita igreja na cidade baixa é a Niguliste, a Igreja de São Nicolau, do Século XIII, que fica pertinho do Centro de Informação Turística, em uma rua transversal à praça da Prefeitura. Dedicada a São Nicolau, padroeiro dos pescadores e marinheiros. Atualmente abriga uma filial do Museu de Arte da Estônia, concentrando-se principalmente na arte eclesiástica da Idade Média em diante.
Vimos a pequena Passagem de Santa Catarina, Katariina Kaik, repleta de charmosas lojinhas de artesanato e souvenires com vidros, quadros, joias e cerâmica. Está entre as duas importantes vias de acesso ao centro histórico, Avenidas Vene e Müürivahe, com telhas paralelas em suporte de pedra.
Seguimos para a parte alta da cidade através de uma pequena caminhada pela Perna Longa, Pikk Jalg, uma das ruelas que leva até a parte alta da cidade, Toompea, acompanhando a longa muralha medieval de proteção.
Assim que chegamos em Toompea, encontramos uma típica igreja ortodoxa russa, a Catedral de Alexandre Nevsky, construída em 1900 e que é considerada um símbolo da dominação russa sobre o país. É hoje uma das principais atrações da cidade antiga de Tallinn, tendo sido declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em 1997.
Logo em frente está o Castelo de Toompea, a atual sede do Riigikogu, o Parlamento da Estônia, com uma bela fachada barroca pintada de cor de rosa. Das belas torres dos cantos do castelo, a mais conhecida é a Pikk Hermann, com 45m de altura e que é o símbolo da independência do país.
Visitamos a Igreja de Santa Maria, Toomkirik, a igreja mais importante de Tallinn, fundada pelos dinamarqueses em 1240 como igreja católica, tornando-se luterana em 1561. Seu interior é decorado com os brasões das famílias nobres da região e é a única que resistiu ao grande incêndio do século XVII.
Seguimos a rua Kohtu, que começa atrás da igreja, até o final onde está o Terraço Kohtu com ótima vista da Igreja de Santo Olavo e da cidade.
Bem perto dali, subindo uma escadaria em ziguezague, a Patkuli Trepp, em direção à rua Rahukohtu, está o melhor mirante da cidade, o Terraço Patkuli, de onde se tem a melhor vista da igreja e das muralhas, cúpulas de algumas igrejas e os casarios coloridos.
Voltamos para a Cidade Baixa pela Short Leg Gate, construída em 1454, como a única passagem de pedestres para Toompea, protegida por uma torre de guarda e também por dois portões de madeira e uma imagem da Virgem Maria. Há relatos de que a torre é assombrada por fantasmas, e pessoas afirmam terem visto um macaco crucificado e um cachorro preto com os olhos em chamas.
Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário ou nos envie um e-mail contando como foi sua experiência de Ser Turista em Tallinn.
O Solo Sokos Hotel Estoria e a Visit Tallinn foram nossos parceiros em Tallinn e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.
Vai para a Tallinn?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!
15 Comentários
Amei seu roteiro, o ônibus é bem chique. hein? Sou apaixonada com o tema medieval. Espero poder fazer um dia esse passeio. Parabéns pelo post!
O ônibus é maravilhoso, Aline. Eu tbém amo idades medievais. Certeza de que vai amar conhecer Tallinn.
Super beijo.
Adorei o texto, muito completo. Ótimas dicas. Achei o ônibus um luxo. O Tallinn card é uma verdadeira vantagem. O hotel muito confortável e que cafe da manhã incrível hein. Gostei de conhecer sobre essa linda cidade medieval certamente um passeio que amaríamos fazer. Parabéns pelo blog.
Tallinn é uma graça né, Deyse. Foi uma estadia perfeita nessa cidade incrível. Eu adorei conhecer e tenho certeza de que irão amar também!
Super beijo.
Gente, nunca tinha ouvido falar de Tallinn e achei uma graça. Realmente está muito bem preservada e merece entrar no roteiro na Estônia. Obrigada pelas dicas.
Eu também não sabia quase nada, Fabíola, sobre Tallinn. Foi uma agradável surpresa conhecer. Fiquei encantado.
Super beijo!
Já acompanho vcs nas redes sociais, e minha vontade de conhecer a Estônia só aumentou agora. Que lugares lindos e roteiro perfeito. Fui lendo e me sentindo lá .
Fico muito feliz em saber que viaja comigo, Noelia. A Estônia é um destino fabuloso e que merece muito uma visita.
Super beijo.
Fiquei encantada com esse roteiro. Deve ser incrível conhecer um local tão preservado!
Foi um passeio maravilhoso, Angela. Eu fiquei mesmo encantado com Tallinn. Uma delícia de viagem!
Super beijo.
Adorei Esse post! Quando voltarmos a morar na Europa queremos viajar mais por la e é otimo já Ter esse roteiro prontinho! Obrigada
Fico muito feliz em saber que gostou de Tallinn, Joana. Eu também gostei demais. Certeza de que irão adorar conhecer a cidade.
Super beijo.
Nossa! Quero conhecer essa cidade!! Como podem esses prédios estarem tão bem preservados? 1000 anos de conservação! Estou chocada!
Certeza de que irá amar Tallinn, Cintia. Maravilhosa essa cidade que transborda história, né?
Super beijo.
Pingback: Gato em letreiro de ferro forjado com placa dupla face pendurada – Matéria Incógnita