A Ponte do Brooklyn, construída entre 1869 e 1883, conecta Manhattan ao bairro mais populoso de New York, Brooklyn. A ponte é um dos mais famosos e magníficos marcos da cidade de New York.

No momento da construção, o Brooklyn, fundado por colonos holandeses no século XVII, ainda era uma cidade independente. Na verdade, foi até uma das maiores cidades do país. Em 1898, quinze anos após a abertura da Ponte do Brooklyn, os cidadãos do Brooklyn decidiram em uma votação se tornar um bairro de New York.Brooklyn Bridge

Construção

A construção da Ponte do Brooklyn começou em 1869 e levou quatorze anos para ser concluída. No momento em que muitos viram a construção de uma ponte tão grande como uma loucura.

A força motriz por trás de todo o projeto, John Roebling, era um imigrante alemão que havia trabalhado para o governo prussiano como construtor de pontes e estradas. Ele lançou a idéia de construir uma ponte no East River depois que ele tomou uma balsa pelo rio que acabou preso no gelo.

John Roebling nunca conseguiu ver a ponte que ele projetou: ele morreu depois de esmagar seu pé em um acidente. Ele não foi o único a perder a vida durante a construção: 20 do total de 600 trabalhadores morreram enquanto trabalhavam na ponte. O filho de John Roebling, Washington Roebling, assumiu a liderança do projeto, mas sofreu com a doença do caixão como resultado das obras nos pilares da ponte e estava no seu leito de morte durante a inauguração. Naquele dia, 24 de maio de 1883, cerca de 150 mil pessoas atravessaram a ponte.

Roebling construiu uma ponte resistente: uma malha de cabos, onde os quatro mais fortes têm um diâmetro de 30 cm, está ancorada no chão e evita que a ponte se colapse. E, mesmo que esses quatro cabos mais fortes se soltassem, os outros cabos ainda seriam suficientes para suportar a ponte. Roebling afirmou que a ponte não ruiria sem os cabos, ela simplesmente afundaria.

Brooklyn Bridge

Mesmo depois da inauguração, muitos newyorkers não estavam convencidos de que a ponte estava segura. Para provar sua segurança, P.T. Barnum liderou uma caravana de animais de circo – incluindo 21 elefantes – que ocupou toda a ponte em 1884.

A Ponte

A Ponte do Brooklyn, classificada como uma das maiores façanhas de engenharia do século XIX, é  um dos locais mais conhecidos de New York, ligando o Brooklyn a Manhattan sob o rio East. Ela se estende por um comprimento de cerca de 1,8 km. O espaço entre as grandes torres mede 486 metros, fazendo dela a maior ponte suspensa do mundo.

Brooklyn BridgeA característica mais notável da Ponte do Brooklyn são as duas torres de alvenaria às quais os muitos cabos estão conectados. As torres com grandes arcos góticos chegam a uma altura de 84 metros, ao mesmo tempo que tornam-se alguns dos marcos mais altos de New York. Roebling afirmou que as torres monumentais fariam da Brooklyn Bridge um monumento histórico. Ele estava certo, a ponte se tornou oficialmente um monumento nacional em 1964.

A travessia de pedestres

Uma passagem elevada para pedestres não só dá a oportunidade de atravessar o rio sem os perigos do trânsito que acontece a um nível abaixo, mas também oferece uma excelente vista das torres da ponte, bem como do horizonte do centro de Manhattan. As vistas por si só atraem milhões de visitantes para a ponte todos os anos.

Brooklyn Bridge

Como chegar

Metrô

Linha: Verde
Trem: 4, 5 ou 6
Estação: Brooklyn Bridge City Hall

Ao descer da estação, basta seguir as placas indicativas para fazer a travessia da ponte.

Como retornar para Manhattan

Metrô

Próximo a ponte do Brooklyn e ao Brooklyn Bridge Park: Estação “High Street” – Linhas A e C

Próximo ao Brooklyn Heights Promenade: Estação “Court Street” – Linhas N e R

 

Vai para New York City?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

Deixe um Comentário