Já chegamos em Berlim e começamos nossa experiência de Ser Turista nessa fantástica cidade multinacional onde coabitam pessoas de mais de 190 nações.

A primeira coisa que fizemos foi ir visitar o Parlamento (Reichtag) e subir em sua famosa Cúpula (Bundestag). O agendamento deve ser feito online, antecipadamente. Sempre afirmo que não vale a pena perder tempo em viagem em filas. Também é possível tentar um agendamento de última hora, pessoalmente, nos containneres de informação, mas sempre com longas filas e sem garantia de que se vá conseguir um horário favorável para a sua programação. Quem vai arriscar?

Reichtag, o Parlamento Alemão

Depois que visitamos a cúpula e apreciamos a vista nos jardins do terraço do Parlamento, fomos visitar o principal símbolo de Berlim, o Portão de Brandeburgo, que fica no centro da Pariser Platz. Era a antiga porta da cidade que foi reconstruída como Arco do Triunfo no final do Século XVIII. Eu sempre me impressiono com esses portões e arcos!

Portão de Brandeburgo

Seguimos então para o Memorial aos Judeus Mortos na Europa, mais conhecido como o Memorial do Holocausto. É uma área de 19.000 m2, com 2.711 blocos de concreto desenhados para produzir uma intranqüilidade, um clima de confusão. A escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana. É um local de reflexão e muito sentimento. O cinza dos blocos transmite perfeitamente a mensagem.

Memorial do Holocausto

Fomos depois ver a igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche ou, simplesmente, Gedächtniskirche, que também é conhecida por kaputte kirche, a igreja quebrada. É uma das atrações mais famosas de Berlim: sua torre foi destruída nos bombardeios na Segunda Guerra Mundial e não foi restaurada justamente para se lembrar da destruição causada pela guerra. Ela realmente impressiona!

Gedächtniskirche, a Igreja Quebrada

Finalizamos o nosso dia na Potsdamer Platz, que reflete a modernidade da Alemanha pós-guerra. No Sony Center, que fica na praça, há muitas lojas, restaurantes e teatro. É uma excelente região para comer. Comemos no shopping ao lado.

Sony Center

 

O que faltou no nosso roteiro? Deixe um comentário, ou mande um e-mail para nós, contando como foi sua experiência de Ser Turista em Berlim.

 

Vai para Berlim?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

Deixe um Comentário