Dedicamos o nosso último dia em Berlim para visitar a Museumsinsel, a Ilha dos Museus. Nela se encontram 5 excelentes museus, a Catedral de Berlim e a praça Lustgarten.
Nós compramos o ingresso “Bereichskarte” que nos deu direito a visitar os 5 museus em um dia: Altes Museum, Neues Museum, Alte National Galery, Bode Museum e Pergamon Museum . O horário de funcionamento dos museus é de 10:00-18:00.
Pergamonmuseum
O Pergamonmuseum é o mais visitado dos museus da ilha. É o museu da Antiguidade Clássica, com o famoso Altar de Pérgamo, que dá nome ao museu, e as portas do Mercado de Mileto. Destaque também a parte dedicada ao Antigo Oriente e Arte Islâmica, onde pudemos ver a Porta de Ishtar.
Neues Museum
No Neues Museum, a principal atração, sem dúvida, é o busto da rainha Nefertiti, um dos objetos de arte mais copiados do Antigo Egito. Há, ainda, coleções egípcias, pré-históricas e da história antiga.
Bode Museum
O destaque do Bode Museum, que recebeu este nome em homenagem ao seu primeiro curador e também idealizador Wilhelm von Bode, é a coleção de esculturas do início da Idade Média até o final do Século XVIII, e um acervo de Arte Bizantina, com peças do império Bizantino e Romano, dos Séculos III a XV. Ainda há o Gabinete Numismático e uma galeria dedicada às crianças.
Altes Museum
No Altes Museum é o maior e mais importante museu do mundo no campo da arte grega, romana e etrúria, dedicado às esculturas.
Alte National Galerie
O Alte National Galerie tem uma coleção de arte do Século XIX, da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. Destaque para o 2º pavimento, dedicado ao Impressionismo e para o 3º pavimento, com a arte da era de Goeth.
Com esse passe de um dia, conseguimos passar em todos os museus da ilha e termos uma visão geral. O ideal seria comprar o passe de dois dias e aproveitar com bastante calma toda a riqueza de mais de 2 milênios de arte e história concentrados em um único lugar.
Nos despedimos de Berlim e seguimos viagem para a Croácia.
Faltou alguma coisa em nosso roteiro? Deixe um comentário, ou envie um e-mail para nós, contando como foi sua experiência em Ser Turista em Berlim.
Vai para Berlim?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!