Dentro de uma extensa caverna localizada a 27 metros abaixo do nível do solo, existe um dos mais impressionantes templos da Thailandia usado pelos Reis da Dinastia Real Rattanakosin.

Ao fecharmos nosso roteiro de viagem pela Thailandia com o guia Theazinho, do Experiência Tailândia, perguntamos sobre um destino diferente e marcante próximo a Bangkok. De prontidão, ele nos sugeriu Phetchaburi. Ao pesquisarmos sobre o lugar, deparamo-nos com o templo na caverna que já tínhamos visto fotos na internet, e até então não sabíamos a localização.

Wat Tham Khao Luang

O templo Tham Khao Luang fica na província de Phetchaburi, Thailandia, há 136 Km de Bangkok, no interior de uma caverna subterrânea de fácil acesso por uma escada, numa região repleta de macacos.

É um santuário com mais de 180 estátuas e relíquias de Buda, com destaque para o grande Buda de 3,7 metros de altura que, durante as manhãs, entre 9:00 e 11:00, dependendo da época do ano, é iluminado pelos raios do sol que entram por uma claraboia natural em formato de coração no teto repleto de estalactites da galeria.

Hall da galeria principal
A galeria principal do templo
O Grande Buda do Rei Rama V
A câmara principal

A caverna é um templo formado por 5 câmaras que foi usado pelos Reis da Dinastia Rattanakosin. A grande estátua do Buda na primeira câmara foi encomendada pelo Rei Rama V para homenagear os seus predecessores, o Rei Rama IV e o Rei Rama III.

No lado oposto da estátua principal de Buda, logo na entrada do templo, uma fileira de inúmeras versões menores da estátua tem as sombras projetadas nas paredes sinuosas da caverna. Pelo horário da nossa visita, não presenciamos a projeção das sombras.

Fileira de Budas na entrada da caverna

De dentro da câmara principal, pode-se entrar na segunda câmara, separada por um portão de pedra que, segundo a lenda, protegia um casal que morava dentro dela. A câmara abriga uma estátua do Buda reclinado de 4,9 metros de comprimento.

O Buda deitado

Na terceira câmara, uma figura de um homem deitado representa o ciclo de vida e morte. Nas demais câmaras, as estátuas são mais discretas e estão distribuídas nos nichos estreitos das paredes.

 

A última foto do templo
Phra Nakhon Khiri Palace

Phra Nakhon Khiri Palace, o Palácio de Verão, foi construído pelo Rei Rama IV em 1858 em cima de uma colina de 100 metros de altura. É um complexo de edifícios religiosos, moradias e sala do trono, que misturam o design tailandês, europeu e chinês. Os Reis Rama IV e Rama V usaram o palácio para receber convidados importantes. O museu exibe itens pessoais do Rei Rama IV e do Rei Rama V, incluindo cerâmica de vários países estrangeiros. Um funicular nos levou até o alto da colina de onde tínhamos uma vista panorâmica da cidade de Phetchaburi.

Phra Nakhon Khiri Palace – o Palácio de Verão

O parque histórico é realmente espalhado em três picos, o pico ocidental é aquele onde o Palácio Real e o museu estão localizados. Nos outros 2 picos, um grande Buda dourado e as estupas e chedis com relíquias.

Golfo da Thailandia

Finalizado os passeios programados, seguimos para o Golfo da Thailandia onde paramos para almoçar. Nosso guia, Theazinho, nos levou para um restaurante local e familiar, à beira mar, com uma comida deliciosa e preço mais que justo. Uma fartura de frutos do mar para 4 adultos, com bebidas e sobremesa, não custou nem R$ 100,00.

No caminho de volta para Bangkok, passamos por uma vila flutuante, por uma salina. Chamou muito a nossa atenção uma criaturinha com uma certa luminosidade nas poças rasas. Ela tinha uma espécie de nadadeira-perna com a qual se arrastava na lama em uma velocidade impressionante.

Salina

Passamos, ainda,  por um templo com grande influência do Budismo Chinês no Porto do Golfo da Thailandia.

 

Faltou alguma coisa em nosso passeio por Phetchaburi? Deixe um comentário, ou nos envie um e-mail, contando como foi sua experiência de Ser Turista em Phetchaburi.

 

Vai para Phetchaburi?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

6 Comentários

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Olá, Priscila. Fico feliz demais em saber que amou nosso blog. Ele é feito com muito carinho e reflete nossa paixão por viajar.
      Contratamos para esse passeio, e para o de Ayutthaya também, os serviços do Theazinho, do Experiência Thailandia. Ele é um tailandês fluente em português e de coração brasileiro. Recomendamos muito o serviço dele. No texto tem um link para a página dele.
      O passeio na caverna é inesquecível. Beleza e energia únicas! Certeza de que você irá amar também!
      Compartilhe sua viagem e descobertas com a gente. TEremos o maior prazer em publicar.
      Grande abraço, Lúcio.

  1. Lúcio do céu!!! Que lugar impressionante você visitou! Eu sou apaixonada por passeios em cavernas, sempre gosto de visitar as grutas, fico encantada com as formações. E esta, em especial, que resguarda um templo, se torna ainda mais bela e impressionante! Gostaria muito de conhecê-la! Também me chamou muito a atenção o Palácio de verão, a vila flutuante e o colorido do Pórtico e do Templo do Golfo da Thailandia. Amei o seu texto e as fotos!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Um dia eu vi uma foto desse templo e me encantei. Pensa o tanto de gritos que dei quando, ao pesquisar destinos inacreditáveis na Thailandia, e esse templo me apareceu, Deyse! Certeza de que irá se apaixonar por esse país tão hospitaleiro, de belezas naturais paradisíacas e de uma riqueza cultural e religiosa sem tamanho!
      Super beijo.

  2. normeide neto de carvalho Responder

    Impressionante. a Thailandia é realmente muito especial. Estive lá mas não cheguei a ouvir falar desse templo Khao-Kuang, mas conheci templos incríveis e bem especiais. Gostaria de voltar lá é agora farei questão de fazer essa visita. Obrigada por nos apresentar um conteúdo tão rico.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu quero muito voltar na Thailandia também, Normeide. Esse templo foi amor à primeira vista em uma reportagem que vi e descobri depois quando fui montar meu roteiro que ficava perto de Bangkok. Amei conhecer.
      Super beijo.

Deixe um Comentário