As ruínas da antiga capital do Reino de Sião com seus Budas decapitados pela invasão birmanesa em 1767, mostram o que foi o esplendor da maior cidade do planeta na época.

Ayutthaya foi a primeira capital do antigo Reino de Sião, atual Thailandia, fundada no ano de 1350, localizada a 80 Km ao norte de Bangkok. Em 1767, o exército da Birmânia, atual Myanmar, saqueou e destruiu a capital, transformando Ayutthaya em uma cidade de ruínas repletas de templos antigos e budas decapitados. O Reino de Sião, então, declarou Bangkok como a nova capital.

Foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e atrai milhões de turistas que buscam saber um pouco mais da sua história e descobrir suas belezas.

Experiência Tailândia – Guia Theazinho, falando português

Para conhecermos Ayutthaya, contratamos, ainda do Brasil os serviços de guia da Experiência Tailândia,  que descobrimos em pesquisas nos sites de viagem. O Theazinho, fluente em Português, também acompanhou a gente em Bangkok e Petchaburi, que faleramos em outras postagens. Recomendamos demais a companhia.

Theazinho foi fundamental para vivenciarmos de forma completa nossa viagem com todas as explicações dos templos, da cultura, curiosidades. Sua simpatia e educação, de imediato, fez dele um verdadeiro companheiro de viagem. O preço é justo e o seu carro é espaçoso e confortável com bebidas e toalhas geladas que nos refrescaram no calor intenso do país.

Não é uma propaganda patrocinada! É o reconhecimento de um serviço honesto, cortês, eficiente e muito bem executado que merece ser compartilhado com todos para que possam aproveitar tão bem a Thailandia como nós  o fizemos.

Wat Phra Chao Phya-thai

A primeira visão ao se aproximar da cidade já nos chama a atenção. Pagodes e estupas destacam-se no céu. Atravessamos uma ponte sobre um lago repleto de tartarugas e estávamos diante do templo mais conservado de Ayutthaya, o Wat Phra Chao Phya-thai.

O fabuloso templo Wat Phra Chao Phya-thai

O Templo Wat Phra Chao Phya-thai, mais conhecido como Wat Yai Chai Mongkol, construído pelo Rei U-Thon, com sua estupa com mais de 60 metros de altura e 28 toneladas de tijolos, com uma enorme área externa, repleta de buds e templos mais novos onde os locais fazem suas preces diárias.

O Buda externo de Wat Phra Chao Phya-thai
Wat Mahathat

Retornamos ao carro, suando em bicas, reidratamo-nos e nos refrescamos com as toalhinhas umedecidas bem geladas. Um luxo que virou necessidade!

Wat Mahathat, além de ser o centro simbólico onde as relíquias do Buda foram consagradas, foi a residência do patriarca supremo, líder dos monges budistas thailandeses.

Wat Mahathat

A cabeça do buda, com 40cm envolvida pelas raízes de uma árvore, é uma das imagens mais famosas da Thailandia, e a mais fotografada, onde os turistas se amontoam para fotos e selfies. Fazendo uma analogia, a sensação é a mesma de se estar no Louvre visitando a Monalisa: recinto lotado e o objeto de admiração pequeno. Nenhum dos dois decepciona! Muito pelo contrário, ficamos maravilhados com as pequenas grandiosidades!

A cabeça do Buda nas raízes da árvore, a Mona Lisa de Ayutthaya

Os Budas do templo foram decapitados e desmembrados na invasão birmanesa e essa cabeça provavelmente ficou perdida até que a vegetação a revelou.

Wat Lokkayasutharam

Voltamos para o carro já necessitados da milagrosa toalhinha umidecida e seguimos para outro famoso templo, o Wat Lokkayasutharam, o templo do Buda deitado, cenário do jogo Street Fighter. O Buda deitado é um dos mais fotografados da cidade e tem 37 metros de comprimento e 8 de altura.

Wat Lokkayasutharam
Hadouken: Street Fighter feelings
Wat Worachettharam

Ao lado do templo do Buda deitato está o templo Wat Worachettharam, sem telhado, mas com suas paredes intactas.

Wat Na Phra Meru

Wat Na Phra Meru é o Templo Real. Uma lenda diz que a principal imagem de Buda deste templo “chorou” quando Ayutthaya foi destruída pelo exército birmanes. O estrutura do templo foi inspirada nas linhas de um barco. Interessante também é a imagem de pedra de Buda no santuário menor  representado sentado com os pés no chão, em vez de na “posição de lótus”.

O Buda que chorou quando Ayutthaya foi destruída pelos birmaneses
O Buda sentado com os pés no chão

Aqui terminamos nosso passeio bate-volta de Bangkok em Ayutthaya. É um lugar imperdível para quem visita a Thailandia.

 

Faltou alguma coisa no nosso roteiro de Ayutthaya? Deixe um comentário, ou envie um e-mail para nós, contando como foi sua experiência de Ser Turista em Ayutthaya.

 

Vai para Ayutthaya?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

24 Comentários

  1. Mairim Serafini Responder

    Amei esse teu post. Eu tenho muita vontade de ir pra Thailandia, explorar o interior, fazer um retiro e conhecer mais a fundo a cultura. Certamente quando eu for vou seguir tuas dicas

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu me encantei demais pela Thailandia, Mairim. Ayuthaya é um verdadeiro must see! Imperdível!
      Super beijo.

  2. Uau Lúcio! Não conheço em detalhes a história da Thailandia, e fico feliz de saber mais aqui e com detalhes. Quantos monumentos incríveis e belas esculturas. Adorei seu post Ayutthaya e os Budas sem cabeça. Sem dúvida é um passeio maravilhoso e que deve ser aproveitado em um bate-volta a partir de Bangkok. Ótima dica de passeio! Obrigada!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu aproveitei demais esse passeio Deyse. Foi uma verdadeira viagem no tempo!
      Super beijo.

  3. Cintia Grininger Responder

    Adorei saber esses detalhes sobre Ayutthaya, não conhecia essa história dos budas decapitados! E a cabeça que a vegetação “levantou”? Acho muito rica a cultura e a história desses países asiáticos, pena que aprendemos tão pouco sobre eles na escola… nos resta viajar para aprender mais, não é mesmo?

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Realmente é um mundo completamente desconhecido por nós, Cintia. Eu amei conhecer um pouco mais e fiquei maravilhado com a Thailandia.
      Super beijo.

  4. Lucio, parabéns pelo post, a Tailandia está na minha lista de desejos. Que lugares lindos né?

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Lindo mesmo, Hebe. Fiquei apaixonado pelo destino e tenho certeza de que irá amar conhecer também.
      Super beijo,

  5. Meu sonho visitar Ayutthaya e ver de perto os Budas sem cabeça. Mas sempre que leio matérias sobre os templos na Tailândia, me pergunto quanto tempo devo ficar em cada local para poder visitar todos os templos. Qual sua opinião sobre isso?

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também tinha o sonho de conhecer Ayutthaya, Leo Vidal. Certeza de que irá amar conhecer. Para visitar Ayutthaya, 1 bate-volta de Bangkok é suficiente para aproveitar bem o lugar. Existem templos maravilhosos espalhados por todo o país. Reserve ao menos 3 dias para Bangkok, 2 para Chiang Mai e 1 para Chiang Rai.
      Grande abraço.

  6. Olha , fui a Bank mas nao fui a essa cidade, uma pena, mas na proxima vez nao deixarei de ir. fiquei encantada. 🙂

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Recomendo demais conhecer Ayutthaya, Ma. É uma verdadeira viagem no tempo. Fiquei encantado com a cidade.
      Super beijo.

  7. CINTIA ALBUQUERQUE Responder

    Eu fui em 2017 pra Ayuthaya. Seu post deu saudadade.. foi um passeio incrível! Eu tenho foto com essa cabeça de buda. hehehe

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também já estou com uma saudade enorme da Thailandia, Cintia. Que destino maravilhoso, né?
      Super beijo.

  8. Eu visitei a Tailândia e também fiz esse bate e volta à Ayutthaya. Realmente faz um calor insuportável, mas eu fui e voltaria sem nenhuma dúvida. Uma das viagens que mais amei na vida. Com uma fotografia maravilhosa, recheada de histórias incríveis, povo acollhedor.
    Parabéns pelo post !!!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Disse tudo, Olivia, uma das viagens que mais amei na vida também. Que destino maravilhoso!
      Super beijo.

  9. GISELE PROSDOCIMI Responder

    Lúcio, que máximo essa sua viagem á Thailandia, conhecendo as atrações Ayutthaya e os Budas sem cabeça. São lugares que não imaginava conhecer, com suas dicas, foram para a lista das possibilidades. Vamos torcer!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Torcendo para você conseguir conhecer esse lugar mágico, Gisele. Certeza de que irá se apaixonar.
      Super beijo.

  10. Fabíola Moura Responder

    Não sabia que Ayutthaya é o nome da cidade dos budas decapitados e é uma pena que patrimônio tão importante tenha sido destruído pela ignorância dos homens. Ainda bem que algo foi preservado e está lá para contemplação. Encantada com o patrimônio histórico da cidade.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Uma pena mesmo, Fabíola, que essa riqueza histórica e cultural tenha sido danificada. Vale muito a pena o passeio.
      Super beijo.

  11. Preciso muito conhecer Ayutthaya! Que lugar incrível. Nossa como budista esse lugar é um sonho que eu ainda ei de viver! Amei seu post e as dicas super interessantes!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Certeza de que irá se encantar com Ayutthaya, Noelia. Foi a realização de um sonho conhecer esse lugar maravilhoso!
      Super beijo.

  12. Ângela Martins Responder

    Ahh, a Thailandia está lá no topo da minha lista de desejos! Que incrível Ayutthaya e os Budas sem cabeça. Eu não conhecia! Fiquei cm muita vontade de fazer esse bate e volta! Lindo post!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Certeza de que irá morrer de amores pela Thailandia, Ângela. É um destino encantador. Recomendo mesmo que conheça Ayutthaya. É um passeio mágico!
      Super beijo.

Deixe um Comentário