No centro da praça Washington Square, no coração de Greenwich Village, estão as suas duas principais atrações: uma grande fonte e o Washington Arch.

História

Washington SquareAntes da Washington Square ser construída em 1826, a área foi uma zona funerária. O lado norte era um cemitério alemão, enquanto o lado sul era um cemitério de indigentes. Mais tarde, a área foi usada como um local de execução por estrangulamento com uma forca pública.

Entre 1829 e 1833, uma fileira de casarões foi construída no lado norte da praça. Construídas em tijolos vermelhos em geminação flamenga no estilo do Renascimento Grego, ficaram conhecidas como ‘The Row’. As entradas são flanqueadas por colunas iônicas e dóricas e balaustradas de mármore. No final do século XIX, o lado norte continuou a atrair cidadãos ricos e líderes, enquanto o lado sul era povoado de imigrantes que viviam em casas populares.

Washington Arch

Para o centenário da nomeação de George Washington como presidente dos Estados Unidos, um arco de madeira foi construído na Washington Square.

O arco, projetado pelo célebre arquiteto americano Stanford White, foi um sucesso nas celebrações e uma versão permanente em mármore foi encomendada. Em maio de 1895, foi inaugurada a versão atual do Washington Arch com 23,4 metros de altura. As esculturas de Washington como general e presidente foram adicionadas em 1916 e 1918, respectivamente.

Washington Square

Os carros eram autorizados a atravessar o arco até 1971, quando a Washington Square foi redesenhada por Robert Nichols. Nos anos oitenta se tornou um centro de tráfico de drogas, sendo perigosa até a década de noventa.

Renovação

Em 2007, o departamento de Parques da Cidade de New York iniciou a renovação do Washington Square Park, o parque retangular que ocupa a maior parte da praça. A extensa renovação, concluída em maio de 2014, repavimentou as calçadas, instalou novos bancos e iluminação, e a reconstrução da fonte no centro da praça, permitindo a criação de mais espaço verde.

Washington Square

Localização

O Washington Square Park é delimitado por Waverly Place, 4th St, University Place e MacDougal Street. O Washington Arch está localizado na 5th Ave. e Waverly Place.

Deixe um Comentário