Fomos conhecer num bate-volta, com o trem-bala AVANT, a cidade medieval de Toledo, que já foi uma das capitais do Império Espanhol, distante 30 minutos de Madrid.

Pegamos o trem Renfe AVANT que saiu 8:50, que você pode comprar o bilhete aqui, na estação Puerta de Atocha, em Madrid, e, às 9:23, já estávamos desembarcando na linda Estação de Toledo, em arte mudéjar, que incorpora influências, elementos ou materiais de estilo ibero-muçulmano, ao combinar e reinterpretar estilos artísticos cristãos (românico, gótico e renascentista) com a arte islâmica.

Compramos o ingresso do ônibus Hop-on Hop-off, ainda no Brasil aqui, por aproximadamente R$ 40,00, que tem parada na estação de trem, e faz uma parada estratégica no Mirador Vale, por uns 5 minutos, de onde se faz a foto clássica de Toledo.

Mirador Valle

Compramos, ainda, a “Pulseira Turística de Toledo”, por 9 euros, a venda em qualquer uma das 7 atrações incluídas: Real Colegio de Doncellas Nobles, Iglesia de los Jesuitas, San Juan de los Reyes, Mezquita del Cristo de La Luz, Santo Tomé, Iglesia del Salvador e Santa María La Blanca. Maiores informações aqui.

Descemos do ônibus no Alcázar de Toledo, que fica no ponto mais alto da cidade, onde funciona a Biblioteca de Castilla-La Mancha e o museu do Exército de onde se tem uma vista privilegiada de toda a cidade.

Seguimos para a Catedral Primada de Toledo, construída entre 1287 a 1423, com sua impressionante fachada. O interior é primoroso. Observar o altar principal e coro, a capela principal e transparente (obra prima barroca esculpida em madeira por Narciso Tomé, atrás do altar), a Sala Capitular, o claustro, a sala do tesouro, com destaque para a Custodia Procesional feita em ouro com 3 metros de altura, do Século XVI, e a Sacristía Mayor.

Catedral de Toledo

Andamos pela cidade murada vendo as lojinhas de artigos em ouro e aço preto, característico da cidade, e passamos na Plaza de Zocodover, o coração da cidade.

Plaza de Zocodover

A próxima parada foi nas Termas Romanas, na Plaza Amador de los Rios, um museu arqueológico com vestígios de um banho romano.

Seguimos para a Igreja dos Jesuítas, a San Ildefonso, cuja torre dizem ter a melhor vista de dentro da cidade, mas não subimos porque estava fechada.

Igreja San Idelfonso

Continuamos na Iglesia del Salvador, construídas sobre os restos de uma mesquita que foi construída sobre as ruínas visigodas.

A próxima igreja visitada foi a de São Tomé onde pudemos apreciar a obra prima de El Greco, “O enterro do Conde de Orgaz”. Não são permitidos registros no interior da igreja.

Seguimos para o famoso Museu del Greco, que morou em Toledo de 1577 até sua morte, onde está exposto parte do seu trabalho e a reprodução em diversos cômodos do modo de vida do pintor. Na área externa, vimos as ruínas de um banho judaico medieval encontrado durante a construção do museu.

Ao lado, está o Mirador Paseo del Transito de onde apreciamos uma linda vista do rio Tejo e de toda a região.

Toledo

Fomos ver a Sinagoga del Transito, a mais antiga da Espanha.

Continuamos na Sinagoga Santa María de La Blaca, um exemplo de transformação de cidade multi religiosa para cidade Católica, com banheiros públicos gratuitos a disposição e uma bela vista do rio Tejo.

Sinagoga Maria la Blaca

A próxima parada foi o Monastério de San Juan de los Reyes, construído para ser Túmulo dos Reis Católicos, que foram sepultados na Catedral de Granada, que continha tesouros mais preciosos.

Chegou a hora de nos aventurarmos numa tirolesa sobre o rio com vista para a muralha da cidade, na Fly Toledo. Sensacional. Logo adiante está a Puente de San Marin, uma ponte medieval do Século XII, um dos cartões postais da cidade.

Fly Toledo

Atravessamos a ponte e pegamos novamente o ônibus hop-on hop-off no ponto 7 e seguimos para o ponto 8 para ver a Puerta de Bisagra, a principal entrada da cidade, onde há um centro de informações ao turista. Optamos por não começar o nosso roteiro aqui, e sim no Alcázar no alto da cidade para percorrer as atrações no sentido “ladeira abaixo”.

Puerta de Bisagra

Visitamos a Igreja de Santiago del Arrabal, do início do Século XIII, no estilo arquitetônico Mudejár, onde se destacam as enormes portas de madeira características das construções árabes. Essa mistura de estilos é bastante interessante e reflete as diversas culturas que sempre existiram em Toledo.

Iglesia de Santiago del Arrabal

Depois, seguimos para a Ermita del Cristo de La Luz, única sobrevivente das 10 mesquitas da cidade.

Terminamos o passeio no tradicional mercado da cidade, o Mercado de San Augustín.

 Pegamos o ônibus turístico até a estação, e voltamos para Madrid no trem das 18:25, chegando às 18:58.

 

Faltou alguma coisa no nosso roteiro? Deixe um comentário ou envie um email contando como foi sua experiência de Ser Turista em Toledo.

 

Vai para Toledo?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

2 Comentários

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu adorei conhecer Toledo, Cassiana. Adentrar a cidade é como fazer uma viagem no tempo. Foi uma viagem que valeu muito a pena!
      Grande beijo!

Deixe um Comentário