Fizemos um passeio de um dia inteiro por praias paradisíacas do arquipélago das Islas del Rosario, o Caribe de Cartagena.

Backpackers Cartagena

A empresa Backpackers Cartagena, que você pode conferir aqui, oferece passeios e atividades turísticas em Cartagena de Indias, e que tem ótimas avaliações dos serviços prestados no Tripadvisor, nos levou para conhecer as Islas del Rosario em um passeio de um dia inteiro.

As praias de Cartagena

As praias continentais de Cartagena de Indias não tem faixa de areia nem qualquer infraestrutura, nem a beleza comparada às do nosso litoral brasileiro.

Para conhecermos em Cartagena aqueles lugares paradisíacos com areia branca e água turquesa do Caribe, a Backpackers Cartagena nos levou para conhecer as Islas del Rosario que está a aproximadamente 1 hora de distância da cidade murada.

 As Islas del Rosario

As Islas del Rosario formam um arquipélago com 28 ilhas bem próximas umas das outras que fazem parte do Parque Nacional Corales del Rosario, sendo três delas públicas. As demais ilhas são privadas, algumas particulares e outras onde estão instalados resorts e restaurantes com praias paradisíacas.

O passeio

O tour que nos foi oferecido pela Backpackers Cartagena consistiu num passeio que nos levou de Cartagena até Playa Blanca, na Isla Baru. Lá, pegamos um speed boat até Isla Grande, onde fizemos snorkel. Seguimos até Cholon, a ilha festeira. Depois, seguimos para a Playa Azul, uma praia para relaxar, onde serviram água, frutas e um coquetel de mariscos. Retornamos à Playa Blanca onde almoçamos e ficamos até as 15:30h para retornarmos para Cartagena. É o passeio mais buscado de Cartagena de Indias.

Isla Grande

Isla Grande é a maior e mais importante das ilhas do Rosário. Lá estão concentrados o maior número de hotéis e restaurantes e também é onde vivem a maior parte da população nativa das ilhas. Uma de suas praias é pública, a Playa Libre, onde fica a mansão abandonada que pertenceu a Pablo Escobar e foi desapropriada pelo Estado colombiano.

Os resorts e beach clubs tem praias de acesso restrito e muitos oferecem serviços do tipo day use, que você pode reservar aqui.

Em nosso passeio, apenas contornamos a costa e atracamos em frente à ilha e fizemos snorkel por 30 minutos com os equipamentos fornecidos pela Backpackers Cartagena.

Vimos muitos peixes, mas os corais estavam em sua grande maioria mortos pelo calor das águas, segundo o guia, sem aquele colorido extraordinário que lhes são característicos!

Islas del Rosario - Backpackers Cartagena

Cholon

Nossa próxima parada foi a Isla Cholon, uma pequena ilha com palmeiras e mangue, conhecida como a “ilha da festa”. Muitos quiosques vendendo bebidas e petiscos, lanchas atracadas com música alta em meio aos banhistas.

A ilha é mais bonita de fora que de dentro. Há uma grande quantidade de sujeira acumulada, moscas, sem falar no barulho das caixas de som. Preferimos observar de longe durante a 1 hora que ficamos ali!

Playa Azul

Seguimos para a enseada da Playa Azul, numa pequena ilha particular de areia branca, rodeada por águas azuis cristalinas sem a presença de vendedores ambulantes e excesso de turistas.

Algumas tendas nos aguardavam para nos abrigar do sol com frutas para petiscar e um coquetel de frutos do mar, uma especia de polvo e camarões ao molho rosè. Também ficamos cerca de 1 hora até a próxima parada, Playa Blanca.

Playa Blanca

Playa Blanca é o principal destino das Islas Rosario e fica na Isla Barú, por ser a única do arquipélago na qual é possível se chegar de carro ou transporte público, em aproximadamente uma hora de viagem, motivo que a faz mais turística, com muitos restaurantes e pousadas.

Atracamos mais perto do final da praia, onde ficamos por aproximadamente 2 horas e nos foi servido um almoço. Era uma região menos congestionada que a do passeio que fizemos anteriormente de dia inteiro em Playa Blanca que você pode ver, aqui.

Às 15:30h, voltamos para o barco que nos levou até o ponto da praia próximo ao lugar onde chegamos. Devido à falta de organização dos estacionamentos, levamos, novamente, quase 1 hora para sair de Playa Blanca. Devido ao avançar da hora, o transito ficou mais intenso e ainda nos atrasou mais  45 minutos.

 

Opinião sobre o passeio

Para mim, que já havia feito o tour de um dia inteiro apenas em Playa Blanca, o ponto alto do passeio foi a parada em Isla Grande para o snorkel. Foram muitos deslocamentos, o barco ricocheteia muito quando se afasta do litoral (a dica é sentar mais ao fundo) e a logística de ficar subindo e descendo do barco não é das mais agradáveis e rápidas. Por outro lado, vale muito a pena poder apreciar os cenários paradisíacos da região. Então, faça os passeios e tire suas próprias conclusões!

 

*A agência de turismo Backpackers Cartagena foi nossa parceira em Cartagena de Índias e todas as informações do post refletem nossas sinceras e reais experiências e impressões.

 

 

Vai para Cartagena de Índias? 
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

12 Comentários

  1. Cartagena é animada né? Adorei o seu post, realmente acho que o mergulho foi o ponto alto, faria o passeio por ele! Quanto às praias, prefiro a que não tem ambulantes, uma amiga foi pra lá e disse que às vezes eles são invasivos demais.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Cartagena é mesmo uma festa, Juliana. Eu amei a cidade. Sua amiga tem toda a razão. Foram muitos “nãos” categóricos!
      Super Beijo!

  2. Adorei saber desse lugar! mais um entrando pra lista de Cartagena, preciso voltar logo pra Colômbia! rsrsrs
    Parabéns pelo artigo super completo!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu adorei a Colômbia, Débora. Cartagena é uma cidade incrível, repleta de coisas para se ver, fazer e experimentar! Também já quero muito voltar!
      Super beijo!

  3. Adoro seus posts da Colômbia, mais uma vez parabéns! Gostei mais desta opção de passeio do que o de um dia todo em Playa Blanca, este eu animaria fazer! E fazer snorkel sempre deixa o passeio ainda mais especial né!
    Grande abraço

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu amei fazer snorkel, Paula. O mundo subaquático é maravilhoso!
      Super beijo!

  4. Estou amando os seus posts de Cartagena! Seu relato está completo! Bom saber suas impressões para tomar os devidos cuidados quando fizermos pois tanto eu quanto o marido temos Hérnia de Disco…

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Cartagena foi uma cidade que ganhou meu coração, Rafaela. Playa Blanca pode ser acessada de carro, cerca de uma hora de viagem. É bem tranquilo. Caso queiram fazer o passeio pelas Islas del Rosario, no barco a sugestão é ficar ao fundo, onde o impacto com a água é menor.
      Super Beijo!

  5. Achei um passeio interessante e, mesmo não curtindo muito praias, acho que faria esse em específico… Gosto de ver os peixinhos nadando livres… Pena que os corais não estavam tão lindos como deveriam estar =[

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Valeu a pena conhecer, Alisson. Ver os peixinhos nadando e todo o mundo que existe embaixo d’água foi uma das experiências mais fantásticas que já tive. Pena mesmo os corais não estarem com toda a beleza que lhes é característica.
      Super beijo!

  6. Muito bom acompanhar sua viagem por Cartagena! Você fez cada passeio mais legal que o outro. Parabéns por todas as dicas. Eu ia adorar conhecer Isla Grande e visitar a casa de Pablo Escobar!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu adorei Cartagena, Jéssica. Foi uma viagem maravilhosa! Fico feliz que tenha gostado das postagens. Certeza de que irá adorar conhecer Cartagena, Isla Grande e a casa de Pablo Escobar!
      Super beijo!

Deixe um Comentário