Nosso primeiro contato com a China não poderia ter sido melhor. Shanghai nos apresentou uma China milenar que vive harmonicamente com uma China do futuro, separadas por um rio.

Dia 1

Começamos nosso passeio no Yu Garden, uma das principais atrações da cidade. É um complexo formado por lagos, riachos, pontes, galerias e palacios, construidos no estilo Suzhou Chines, em uma área de 2 hectares no coração da cidade. Em volta do Yu Garden há um movimentado comércio, o Yu Yuan Tourist Mart, onde encontramos de tudo, desde comidas típicas até pedras preciosas, roupas, souvenires e jóias.

Yuyuan Tourist Mart

O jardim em si, é o Yu Yuan Garden, o Jardim da Felicidade em português, que utiliza dos preceitos da filosofia chinesa Feng Shui, incluindo os elementos terra, montanha, água e ar em perfeita harmonia. Foi construído durante o reinado do Imperador Jiajing da dinastia Ming (1559), como um jardim privado, por um funcionário público, que  o construiu para ser um lugar bonito e calmo onde seus pais pudessem ter uma velhice tranquila. Infelizmente seus pais faleceram antes da obra estar completa e o jardim ficou como uma homenagem a essa lembrança.

Ao lado do jardim, visitamos o Temple of the City Gods, o Templo dos Deuses da Cidade, construído em 1403 em comemoração à elevação de Shanghai ao status de município, muito frequentado pelos locais, onde demos uma parada e observamos os rituais de fé.

Terminamos o dia no The Bund, o cartão postal da cidade, sob uma garoa fina. O rio Huangpu separa 2 mundos tão contrastantes na cidade: de um lado da margem, Pudong, a Shanghai futurista, repleta de arranha-céus com o skyline mais fantástico que já vimos, e, do outro, uma Shanghai do Século XIX, com prédios góticos, neoclássicos, barrocos e art deco que, se desconhecêssemos a localização, certamente afirmaríamos estar na Europa.

A Shanghai Futurista

Dia 2

Começamos o dia na People’s Square, a praça central de Shanghai, onde está o Museu de Shanghai, os prédios governamentais, o Centro de Exposições de Urbanismos e o Grande Teatro de Shanghai. No subsolo da praça, está a maior e mais movimentada estação de metrô, por onde passam 700.000 pessoas por dia.

People’s Square

Seguimos para o Hotel Marriott, que fica no 38º andar de um edifício comercial, onde pudemos observar Shanghai do alto, numa visão de 360º de seu lobby.

Os famosos cruzamentos suspensos de Shanghai vistos do lobby do hotel JW Marriot, no 38º andar

Nossa próxima parada foi no Jing’an Sculpture Park, um parque com muitas esculturas de animais, muito frequentado pelos locais nos fins de semana.

Ao lado, está o fantástico Museu de História Natural de Shanghai. Além do excelente acervo, a arquitetura do museu nos deixou boquiabertos.

Fomos, depois, conhecer o Jing’an Temple, o templo mais famoso de Shanghai, cuja construção atual tem 780 anos. É o “Templo da Paz e da Tranquilidade”.

Jing’an Temple

Seguimos, depois, para o Templo do Buda de Jade. Abriga duas estátuas do Buda feitas em jade.

Templo do Buda de Jade

Atravessamos o rio e passamos no IFC Mall para visitar a Apple Store de Shanghai. 

IFC Mall

Seguimos, então, para conhecer a Pearl Tower, a torre de TV às margens do Rio Huangpu. À noite, as luzes da torre reforçam ainda mais seu ar futurista.

A região é bastante movimentada e repleta de bares, restaurantes e lanchonetes. Uma região excelente para terminar as noites em Shanghai.

Finalizamos aqui o nosso roteiro por Shanghai muito satisfeitos e empolgados com o restante da viagem. Nossa próxima parada foi Beijing, que contaremos como foi daqui alguns dias.

 

Faltou alguma coisa no nosso roteiro? Deixe um comentário, ou envie um e-mail para nós, contando como foi sua experiência de Ser Turista em Shanghai.

 

Vai para Shanghai?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

20 Comentários

  1. Nossa esses 2 dias em Shangai deve ter sido top mesmo, só de ler esse relato, fiquei imaginando que lindo é conhecer. Vocês passaram algum perrengue por lá ?

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Shanghai me encantou de um tanto, Susana! É uma cidade marcante. Pouquíssimas pessoas falam inglês. Até nos hotéis o diálogo é precário. O melhor perrengue foi perguntar na recepção do hotel onde a gente encontraria uma farmácia e ele escrever em mandarim no verso de um cartão e me mandar procurar em uma direção que ele indicou.
      Super beijo.

  2. Que roteiro maravilhoso em Shanghai, acredito que os 2 dias foram super proveitosos. Você conseguiu planejar bem a viagem e ainda conhecer os atrativos mais incríveis. Fiquei encantada com o Yu Garden, Jing’an Temple e o Templo do Buda de Jade. Quero muito conhecer!!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Certeza de que vai amar Shanghai, Deyse. Foram dois dias inteiros muito bem aproveitados.
      Super beijo.

  3. Cintia Grininger Responder

    A China parece mesmo fascinante, esse contraste entre antigo e moderno sempre me impressionam. E pelo jeito Shangai mostra bem isso, que lindo roteiro na cidade mostrando os principais pontos turísticos.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Esse contraste me encantou, Cintia. Bastava olhar para frente e para trás, diante do rio, que a sensação é de que a gente fazia uma viagem no tempo.
      Super beijo.

  4. Lilian Azevedo Responder

    Não imaginava que esse contraste entre o antigo e moderno ficasse tão perto um do outro. Estou encantada com os programas que vocês fizeram nesses 2 dias em Shanghai. Vocês foram por conta própria, agência ou pegaram um guia ? Tudo deve ser lindo ! Não conheço nada da Ásia. Um abraço,Lilian

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Impressionante né, Lilian? Eu também me encantei. Viajamos por conta própria. Em Shanghai fizemos tudo sozinhos. Eu pesquisei bastante sobre a cidade, usamos e abusamos do metrô. Em Xi’an e Beijing contratamos serviço de guia para nos lebar ao Exército de Terracota e a uma seção da Muralha. Certeza de que vai se apaixonar pela Ásia. É instigante!
      Super beijo.

  5. Lucio, adorei esse seu roteiro de 2 dias em Shangai. aproveitou bastante seu tempo né? Já salvei aqui para um dia quem sabe não passe por lá tb

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Aproveitei bastante Shanghai, Hebe. É uma cidade que me encantou. Certeza de que irá adorar conhecer!
      Super beijo.

  6. Esse Yu Garden é lindo demais mesmo! Esse Jing’an Temple parece uma viagem no tempo..
    Realmente essa Pearl Tower fica MUITO mais bonita a noite mesmo hein? Maravilhosa! Parece uma jóia de tão brilhante.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu concordo com você, Cintia. O Yu Garden é lindo demais. Os templos nos fazem viajar no tempo. E a Pearl Tower é maravilhosa! Amei Shanghai.
      Super beijo.

  7. Adorei esse roteiro de 2 dias em Shanghai! Deve ser um lugar apaixonante! Amei conhecer o Yu Yuan Garden é saber que significa jardim da felicidade!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu morri de amores por Shanghai, Noelia. Foi uma felicidade conhecer a cidade repleta de atrações, história e beleza.
      Super beijo.

  8. Norma Carvalho Responder

    Ainda não conheço a China e fiquei totalmente encantada com o seu relato do Roteiro de 2 dias em Xangai. Se já tinha vontade de conhecer, agora tenho total certeza.

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também me encantei com Shanghai, Norma. Certeza de que irá se apaixonar também pela cidade. É um destino incrível demais.
      Super beijo.

  9. GISELE PROSDOCIMI Responder

    Estou de boca aberta com os seus 2 dias em shanghai, Lúcio, quantas coisas legais vocês conseguiram incluir neste roteiro curtinho, bastante enxuto, mas muito proveitoso. Parabéns!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Aproveitamos muito a cidade, Gisele. Eu selecionei as principais atrações da cidade e as visitamos de modo que o tempo fosse otimizado, organizando por proximidade. Shanghai é incrível demais.
      Super beijo.

  10. Angela Martins Responder

    Viajei no tempo lendo esse post! Eu amei conhecer Shanghai com a minha filha. Suas fotos e informações estão primorosas! O roteiro para 2 dias ficou ótimo! Eu só fiquei mais dias porque inclui a Disney. Fiquei até com vontade de voltar!

    • Lúcio Costa Júnior Responder

      Eu também amei conhecer Shanghai, Angela. Nesses dois dias inteiros (3 noites) aproveitei muito a cidade. Ela é incrível demais! Eu ainda não fui à Disney. Quero deixar para aproveitar intensamente como o passeio merece e realizar esse meu sonho de criança!
      Super beijo.

Deixe um Comentário