A cidade de 3 milênios, com 7 Patrimônios Mundiais da Unesco, é famosa por seus palácios, templos, parques, jardins, túmulos, muralhas, portões, universidades e entretenimentos, que a tornaram um centro cultural na China.

Logo que desembarcamos em Beijing, ou Pequim aqui no Brasil, já no fim do dia, fomos conhecer uma Hutong, as vilas que tiveram origem na Dinastia Yuan (1271-1368), cujo nome em Mongol significa Poço de Água.

A Skewed Tobacco Pouch Street é a rua principal da Hutong mais antiga, bem cuidada e organizada de Beijing, a Mao’her Hutong. Dentro dela, está o Houhai Lake, um point repleto de lojinhas e restaurantes, cheio de turistas e locais por todo lado. Veja os snap-vídeos que fizemos da Hutong e de uma delicada lojinha de Leques.

Ponte no Houhai Lake

Voltamos para o Hotel para começarmos nossos passeios por Beijing.

Dia 1

A Cidade Proibida

Logo cedo, fomos conhecer a principal atração de Beijing, a Cidade Proibida, que foi o Palácio Imperial de 24 Imperadores – Os Filhos do Céu – das Dinastias Ming e Qing, entre os anos de 1368 e 1911. A construção dos 980 edifícios, em 720 mil m²  de área, levou 14 anos para ficar pronta.

A Cidade Proibida é cercada por um muro de 7,9 metros de altura, rodeados por um fosso com 6 metros de profundidade e 52 metros de largura, uma verdadeira fortaleza. Existe um portão de entrada em cada extremidade do muro: ao Sul, fica o portão principal, o “Portão Meridiano”. Ao Norte, o Portão da Grandeza Divina. Os portões Leste e Oeste são chamados de “Portão Glorioso Leste” e “Portão Glorioso Oeste”. Além da muralha, a Cidade Proibida também é rodeada por um fosso com seis metros de profundidade e 52 metros de largura.

O fosso e a Muralha que cercam a Cidade Proibida

Durante séculos, apenas a família do imperador, além dos oficiais e empregados mais graduados tinham permissão de entrar no local, daí o título de Cidade Proibida. Era uma verdadeira cidade dentro Beijing. É o maior palácio do planeta. Qualquer outra pessoa que ousasse atravessar seus portões sem a devida autorização, era sujeita a uma execução sumária e dolorosa.

Comprado o ingresso para visitar o complexo, atravessamos o Portão Meridiano, e andamos por vários pátios e pontes. A Galeria da Suprema Harmonia é um dos pavilhões mais famosos. Dentro dele, fica o Trono do Dragão. É o local onde os imperadores chineses reinaram. Veja aqui os snap-vídeos que fizemos da Galeria da Suprema Harmonia, das Pontes e a Galeria da Suprema Harmonia,  da Galeria da Suprema Harmonia e detalhes do trabalho no teto e do Trono do Dragão.

Entramos na primeira hora e já estava lotado de gente, a maioria Chineses. Devido à dimensão dos pátios, parece estar vazio, mas é pura ilusão. No primeiro momento, a gente estranha demais ser empurrado pela multidão ao tentar ver um cômodo. Eles empurram mesmo. Também não esperam você fotografar algo, eles entram na frente sem a menor cerimônia. Logo a gente se acostumou e aprendemos a nos adaptar a essa forma de edução cultural chinesa.

Em alguns momentos era difícil caminhar, imagino já na hora do almoço o caos que se deve formar

Finalizada a visita, saímos pelo portão norte, Portão da Grandeza Divida, e fomos conhecer o Palácio de Inverno que fica no Beihai Park.

O muro norte da Cidade Proibida
Beihai Park – o Palácio de Inverno

O Parque Beihai é o maior jardim chinês, construído no Século X, em uma área de 69 Hectares (o lago ocupa 39 hectares), para imitar as pinturas e arquiteturas de várias regiões da China, como uma verdadeira obra de arte.

Entrada do Beihai Park

A principal atração do complexo é a Bai Ta, a Pagoda Branca, construída no ponto mais alto da Ilha Qiónghuá, a 40 metros de altura. Em 1651, foi local onde Kublai Khan, fundador da Dinastia Yuan, se encontrou com Marco Polo.

A Pagoda Branca no Beihai Park
Templo de Confúcio

Finalizado o passeio no Palácio de Inverno, fomos conhecer o Templo de Confúcio. Construído a partir de 1302, é o 2º maior templo dedicado a  Confúcio. Nas suas salas, existem centenas de pedras onde estão gravados os ensinamentos de Confúcio.

Lama Temple

Seguimos, então, para conhecer o Lama Temple, o maior templo tibetano fora do Tibete. Foi um dos locais mais vazios que visitamos.

Finalizamos o dia na Donghuamen Street, uma rua repleta de turistas e locais, onde se vende de tudo, desde as comidas típicas a lembrancinhas e eletrônicos. Veja o snap-vídeo que fizemos da Donghuamen Street.

Donghuamen Street

Dia 2

A Grande Muralha da China – Mutianyu

Dentre todas as possibilidades de se conhecer a Grande Muralha da China estando em Beijing, escolhemos Mutianyu. Optamos por essa seção da muralha por ser um pouco mais afastada da cidade e não ter como se chegar de metrô – sim, a seção da muralha de Badaling tem uma estação própria de metrô -, por ficar no alto de uma montanha e, também, por ter a opção de descer dela de tobogã!

Muralha da China – Mutianuyu

Contratamos um guia, o John, que nos buscou no hotel e nos levou em uma viagem de aproximadamente 1:30h até a entrada de acesso às muralhas. Como elas ficam no alto de uma montanha, compramos o ingresso para subir com um teleférico, bem semelhante aos das estações de esquis, até a muralha propriamente dita. Veja aqui o snap-vídeo que fizemos do teleférico para a Muralha em Mutianyu.

Mutianuyu

Fechamos a visita da Muralha com chave de ouro descendo a montanha de tobogã! A gente controla a velocidade do carrinho, e é bem segura a descida. Pessoas de todas as idades desciam também. Veja os snap-vídeos que fizemos da entrada do tobogã e do Tobogã em Motianyu.

Palácio de Verão

Nosso guia nos levou depois para conhecer o Palácio de Verão, conhecido na China como “Os Jardins da Harmonia Cultivada”. O maior e mais famoso Jardim Imperial da China é um impressionante complexo de palácios, lagos e jardins. Foi construído na metade do Século XVIII para ser um resort de verão para os imperadores.

Logo que adentramos o complexo, damos de cara com o enorme Lago Kunming que foi cavado e, com a terra retirada, fizeram a colina da longevidade! Veja o snap-ídeo que fizemos ,a entrada do Summer Palace.

Para visitar a Torre do Incenso Budista, lá no topo da Colina da Longevidade, passamos pelo Corredor Long, todo feito em madeira, pintado à mão em cores vivas em centas tipicamente chinesas. Lindo demais. Veja o snap-vídeo que fizemos do Corredor Long.

Estudantes chinesas no Corredor Long

O Pagode do Incenso Budista, fica no topo da Colina da Longevidade. Foi erguido sobre uma base de pedra com 20 metros de largura, tem 41 metros de altura e 3 andares. É sustentado por 8 pilares em madeira. Todo trabalhado em madeira e pintado a mão com cores vivas. Destaca-se às margens do Lago Kunming no alto da colina!

Pagode do Incenso Budista

Veja os snap-vídeos que fizemos no Pagode do Incenso Budista, do altar principal do Pagode do Incenso Budista, da visão geral do Pagode do Incenso Budista e da vista do summer palace do terraço do Pagode do Incenso Budista.

Dia 3

Templo do Céu

O Templo do Céu é o maior complexo Taoísta da China. Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, começou a ser construído no ano de 1420, no parque Tiantan Gongyuan, a sul de Pequim, ocupando uma área 2.500.000m², para que os imperadores da Dinastia Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911) realizassem a cerimônia de intercessão celestial para as colheitas (na Primavera) e dar graças ao Céu pelos frutos obtidos (no Outono). É a mais representativa obra-prima existente entre os edifícios de sacrifício da China.

Muralha que cerca o Templo do Céu

O conjunto está rodeado de uma muralha interior e outra exterior formadas por uma base retangular que simboliza a Terra, rematadas com formas arredondadas para simbolizar o Céu. As muralhas dividem o recinto em duas zonas: a interior e a exterior.

Começamos a visita pela Sala da Oração pelas Boas Colheitas. É o edifício mais conhecido do complexo e um dos mais representativos da cidade de Pequim. Trata-se de uma construção circular, com 30 metros de diâmetro e  38 metros de altura, construído sobre três terraços circulares de mármore branco, sobre 28 pilares de madeira e muros de ladrilho, sem nenhuma viga de sustentação. Veja o snap-vídeo que fizemos do Templo do Céu.

Templo do Céu

O Altar Circular ou Altar do Céu, de 1530, é uma construção aberta que se liga à Sala da Oração pelas Boas Colheitas mediante um caminho de pedra e ladrilhos de mais de 350 metros de comprimento. O altar consta de três terraços concêntricos rodeados de varandins de mármore branco.

Cada lanço das escadas que conduzem ao cimo do altar é formado por 9 degraus, já que os chineses consideram o número 9 como número de boa sorte. A acústica especial do lugar permite que, se alguém fala no centro do altar, o som aumente e se escute em todos os locais da sala. Veja o snap-vídeo que fizemos do Altar Circular.

Altar Circular

A Abóboda Imperial Celestial, uma construção muito parecida à Sala da Oração pelas Boas Colheitas, era onde os imperadores prestavam homenagem aos seus antepassados. A abóbada está rodeada pelo muro do eco, uma construção com 60 metros de diâmetro. Uma pessoa pode colocar-se em qualquer ponto do muro e a sua voz será ouvida no ponto oposto, já que o som se transmite ao longo da superfície da parede.

Abóboda Imperial Celestial

A área do Templo do Céu possui mais de 600.000 árvores. O grande destaque é o Cypress Nine-Dragon, de 500 anos de idade! Segundo os chineses, seu tronco, diferente dos demais ciprestes, é todo desenhado parecendo ter nove dragões chineses entrelaçados. Veja o snap-vídeo que fizemos do Nine-Dragon Juniper.

Finalizamos aqui nosso passeio em Beijing e seguimos viagem para Xi’an.

A Lorena, do blog Mineiras Viajantes, também esteve em Beijing e tem posts incríveis da Cidade Proibida (aqui) e do Temple of Heaven (aqui).

Faltou alguma coisa no nosso roteiro por Beijing? Deixe um comentário, ou nos envie um e-mail, contando como foi sua experiência de Ser Turista em Beijing.

Vai para Beijing?
Reserve sua hospedagem clicando nesse link do Booking.com
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o Ser Turista no ar!

18 Comentários

1. Quanta coisa interessante em Beijing, Capital do Norte! Todas as vezes que vejo fotos da muralha da China fico impressionada. Outra coisa que me chamou atenção, além das belezas locais expressas pelas fotos, foi o modo como os chineses se comportam rsrsrs. Obrigada por compartilhar as fotos e as coisas interessantes de Beijing.

• Lúcio Costa Júnior Responder

Beijing tem muita coisa interessante mesmo, Maria. A Muralha da China sempre me impressionou muito também. Os monumentos são lindos. Adorei o cuidado com tudo.
      Super beijo.

2. Amei acompanhar um pouquinho da viagem de vocês por Beijing. Que encantamento deve ser conhecer de perto lugares como a Cidade Proibida e a grande muralha.

• Lúcio Costa Júnior Responder

Foi a realização de um sonho conhecer a Cidade Proibida e a Grande Muralha da China. Foi uma viagem inesquecível, Andrea.
      Super beijo.

3. Belo trabalho! Texto maravilhoso que só aguçou o meu desejo em conhecer Beijing! Estou impressionada pela monumentalidade da Cidade Proibida. Quanta foto linda que expressa a beleza local. Quero muito conhecer Beijing, a Capital do Norte.

• Lúcio Costa Júnior Responder

Certeza de que vai se impressionar muito com a grandiosidade de Beijing, Deyse. Realmente, a Cidade Proibida é monumental!

4. Fabíola Moura Responder

Que viagem dos sonhos! Lugares de uma beleza impressionante em Beijing, só a cidade proibida e a muralha já me deixaram encantada. Quanto tempo você recomenda para a visita desse grande palácio? Pelo tamanho e pela concorrência, deve ser necessário reservar um bom tempo pra ele. Não sabia que os chineses eram tão mal educados assim, eu heim! Rs.

• Lúcio Costa Júnior Responder

Foi a realização de um sonho conhecer a Cidade Proibida e a Grande Muralha, Fabíola. A Cidade Proibida é um grande espaço aberto, com templos, jardins e construções que a gente observa apenas de fora. Embora seja uma imensidão, uma visita calma, se é que é possível falar assim, não dura mais que meio período de um dia. Gastamos aproximadamente 3h para ver tudo. Mas acredito que numa alta temporada possa levar mais, porque você vai no ritmo do público, “sempre para a frente”.

5. Norma Carvalho Responder

incrível o seu post sobre Beijing, conhecendo a Capital do Norte. Muito completo. Eu ainda não conheço a China e cada vez mais estou encantada, depois que conheci o seu site. Obrigada por isso.

• Lúcio Costa Júnior Responder

Fico feliz em saber que gostou do post, Norma. Eu sempre quis conhecer a China e foi uma viagem impressionante.

6. GISELE PROSDOCIMI Responder

Beijing a capital do norte é um destino encantador pelo visto, Lúcio, não é? Não imaginava que de lá poderia ir com tranquilidade para a Grande Muralha da China, um grande desejo meu, ainda mais de metrô, quanta facilidade. Obrigada pelas dicas de um destino tão interessante!

• Lúcio Costa Júnior Responder

Realmente é um destino incrível, Gisele. Beijing é cortada por uma seção da Grande Muralha, que tem inclusive uma estação de metrô “Muralha”, mas já dá para imaginar o quão cheia, reconstruída e turística é, né? Nem chegamos a ir. Optamos por contratar o transporte privado com o John, que recomendo muito, onde vimos uma parte mais distante das muralhas, mais vazias e mais originais, e ainda conhecemos o Palácio de Verão, maravilhoso.

7. Angela Martins Responder

Foi uma emoção para mim conhecer Beijing. Conheci outra seção da Grande Muralha, ainda mais afastada. Um momento único. Ler o seu post e ver suas lindas fotos me fez reviver todos os sentimentos! Eu tenho muita vontade de voltar na capital do Norte da China.

• Lúcio Costa Júnior Responder

Conhecer a Grande Muralha também me foi emocionante, Angela. Era um sonho! Deve ter sido incrível ter visitado uma seção dela ainda mais distante e original!
      Super beijo.

8. Lucio, quanta coisa interessante em Beijing, Capital do Norte! Eu ainda não conheço a China, mas quero muito. A muralha está no topo da minha lista!

• Lúcio Costa Júnior Responder

Certeza de que irá amar com a China, Hebe. A muralha era um sonho de muitos anos e foi uma emoção subir nela.
      Super beijo.

Certeza de que vai amar conhecer Beijing, Noelia. A capital chinesa é repleta de atrativos. Foia realização de um sonho poder conhecer a Cidade Proibida e a Grande Muralha.